Inteligência Artificial é a nova bolha dos investimentos?

20 de julho de 2023, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 2 min, 33 seg


As empresas americanas começaram uma verdadeira corrida para saber quem vai dominar as novas tecnologias de Inteligência Artificial (AI, em inglês). E isso tem causado uma grande valorização das chamadas big techs, com ganhos expressivos nas ações da Alphabet (dona do Google), Oracle, Adobe, Meta, Microsoft, Amazon e Nvidia.

Programas como o ChatGPT estão rapidamente se expandindo e oferecendo soluções de AI em segmentos diversos, como o audiovisual, a fotografia, as artes, o entretenimento e por aí vai. Mas será que isso pode ser perigoso para o investidor? Estamos diante de uma nova bolha e ainda não nos damos conta disso?

É sobre esse movimento surpreendente que está acontecendo no mercado financeiro que vamos falar no artigo de hoje.

Nova bolha das empresas de tecnologia?

Quem tem mais de 30 anos é capaz de lembrar da famosa Bolha das Ponto Com ou, simplesmente, Bolha da Internet que quebrou mais de 500 empresas no início dos anos 2000.

Na época, o mundo vivia um frenesi com a recém criada internet e suas milhares de empresas incipientes que começaram a oferecer produtos e serviços online. O mercado financeiro simplesmente enlouqueceu com a novidade e passou a supervalorizar essas empresas – mesmo sem qualquer fundamento – criando um movimento gigante de especulação.

Entre 1995 e 2000, a Nasdaq registrou 2 mil IPOs. Uma verdadeira loucura. Mas bastaram alguns resultados ruins e um choque de realidade para a bolha estourar, entre 2000 e 2001, fazendo bilhões de dólares evaporarem em questão de meses.

A Inteligência Artificial é perigosa?

O que não podemos negar é que a Inteligência Artificial já é realidade. Mas os limites dessa nova tecnologia ainda são desconhecidos e, ao mesmo tempo, assustadores. E não estamos falando apenas de soluções simples como o ChatGPT, mas de uma infinidade de aplicações reais que a AI vai nos proporcionar.

É possível que estejamos, de fato, vivenciando um novo momento de profunda ruptura tecnológica e social. Assim como o mundo via nascer a internet 30 anos atrás. O problema, à exemplo da Bolha das Ponto Com, é o descontrole dos investidores (ou melhor, especuladores) diante de uma possível “oportunidade do século”.

Não por acaso, o valor de mercado das big techs, nas bolsas americanas, vem crescendo exponencialmente nos últimos meses. Em um único dia, a fabricante de peças de computador Nvidia (Nasdaq:NVDA) teve uma valorização de R$ 1 trilhão depois de projetar um aumento na demanda por processadores com inteligência artificial.

E então, gostou do conteúdo? Não deixe de assistir ao vídeo acima (do canal Investidor Sardinha) em que detalho se estamos vivendo uma nova bolha com a Inteligência Artificial.

Aproveite e faça parte da nossa comunidade no Instagram (@oraulsena) pra ficar sempre por dentro dos investimentos e da Bolsa de Valores.

E não deixe de conferir, também: Bolha financeira: o que é, exemplos e como se proteger.