18 de fevereiro de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Será que o bitcoin vai te proteger do governo e do caos mundial? Como vocês sabem, sou um grande entusiasta da moeda virtual. Inclusive, ganho mais dinheiro com o bitcoin do que com os investimentos FIAT (moeda fiduciária). Além disso, sempre apoiei as pessoas a fazer a autocustódia, na verdade fui um dos primeiros a ensinar isso na internet. Mas afinal, será que o bitcoin pode de proteger do governo e de todo esse cenário caótico do mundo?
1. Resistente à censura financeira
O bitcoin é resistente à censura financeira, ou seja, o governo pode simplesmente bloquear suas contas ou remover seus investimentos com muita facilidade. No entanto, isso não é possível se você faz a autocustódia do bitcoin. Mas, infelizmente, a maior parte dos brasileiros estão comprando bitcoins por meio de exchanges reconhecidas o que pode fazer com que você seja censurado pela lei da mesma maneira.
Então, para ser bem claro, se você tem bitcoins em alguma plataforma e não na sua carteira proprietária, você não tem bitcoins de verdade. E então, não está imune a isso. Agora, se você tem autocustódia, ninguém pode tirar esse valor de você.
2. Inflação e impressão de dinheiro
O bitcoin te livra 100% desse problema, porque não dá pra inserir o bitcoin na economia. Então, nesse aspecto o bitcoin é deflacionário, o que não significa que ele irá aumentar de preço ao longo dos anos. Isso só acontecerá se a demanda continuar ou crescer, porque se as pessoas perderem a fé na moeda ou se o governo começar a perseguir que tem, pode ser que ele perca valor sim. Apesar de não acabar, ele sofreria bastante com isso.
3. Portabilidade e autocustódia
O bitcoin é muito fácil de transferir e esse é definitivamente, um grande ponto forte.
4. Acesso global
Ele tem acesso global, ou seja, pode ser transferido para qualquer parte do mundo, sem nenhuma dificuldade. Quem já teve que transferir dinheiro para fora do país, sabe o quanto isso é maravilhoso.
5. Sistema imparável
A rede do bitcoin é descentralizada e não existe um governo ou entidade específica que possa desligar o bitcoin. E bom, esses são os argumentos a favor de quem acredita que o bitcoin pode ser usado para te proteger do caos e de toda e qualquer crise.
No entanto, também existem alguns argumentos negativos que vão na contramão dessa ideia.
O que ninguém conta sobre bitcoin
O bitcoin não pode ser controlado, mas o governo tem dados de todas as pessoas que já compraram bitcoin. E se engana quem pensa que essa lista é grande. Por isso, seria muito fácil para o governo perseguir essas pessoas, bloquear o acesso à internet e até mesmo difundir investigações a nosso respeito.
A proibição das exchanges pode causar uma quebra de liquidez muito grande. Se um país banir a moeda, seria muito difícil encontrar o mesmo valor. Em algum cenário, caso a demanda aumentasse o valor poderia aumentar. Mas, se as pessoas passassem a não conseguir transferir, seria ali um recurso meio criminoso. Seria difícil lidar com isso, pois onde seria possível divulgar que você está vendendo bitcoins, sem que o governo soubesse? E isso também nos traria o risco muito grande de ser preso ou perseguido.
Outro ponto é que aqui no Brasil, temos uma única rede que regula tudo, que é a Anatel. Todas as operadoras estão registradas lá dentro e se a gente for perdendo nosso acesso à liberdade, até seria possível escapar dessa situação. Agora, se do dia para noite ela restringir todas as conexões, teríamos um problema mais grave. Não seria um problema que afetaria a rede mundial, mas afetaria muito os brasileiros.
Outra coisa que o governo poderia fazer é tentar impedir essa conversão da moeda em reais ou em alguma moeda que você poderia gastar.
Por fim, mas não menos importante, se o governo nos impede de sair do país, não teria o que fazer. Ter bitcoin ou não, não mudaria as coisas nesse caso. E em um cenário de caos absoluto, quando não há internet, não é possível ter acesso à moeda por questões de inacessibilidade.
Estamos romantizando o bitcoin?
Muitas pessoas estão romantizano o bitcoin. Em um cenário semi apocalíptico em que as instituições quebraram e nada está funcionando, ter dinheiro não vai fazer diferença, não vai ser uma moeda de troca viável. Nesse cenário, as moedas de troca viáveis são: água, comida e terreno para plantar. E caso você tenha uma dessas coisas, também haveria violência e nesse caso, o bitcoin também não adiantaria de nada.
Então, infelizmente, a grande realidade do mundo é que durante períodos violentos, a maior parte das pessoas se tornam violentas. E por isso, o bitcoin não vai proteger sua casa ou sua família de uma catástrofe. Ele te protege em um cenário de hiperinflação, enquanto as instituições forem mantidas. Caso contrário, ele não consegue te proteger.
Mas, nada disso é argumento para você não ter bitcoin em autocustódia. Ele vai te dar proteção contra vários cenários dos possíveis que temos no mundo.
Quer entender melhor sobre o bitcoin e tudo mais? Então, assista ao vídeo completo!
E se você quer aprender a investir, mas não sabe por onde começar, te convido a conhecer aAUVP, nossa escola de investimentos. Lá, você pode fazer sua análise de perfil e, se aprovado, terá acesso a um sistema inteligente de gestão de ativos, além de conteúdos para investir tanto no Brasil quanto no exterior.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.
Leia também: Qual a lógica do Bitcoin? O mínimo que você precisa saber sobre criptomoedas