Por que os ricos do mundo inteiro estão FUGINDO da bolsa de valores?

É verdade que os ricos do mundo inteiro estão fugindo da bolsa de valores? Descubra o que está acontecendo com as maiores fortunas do mundo!

29 de maio de 2024 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)


Uma notícia chamou a atenção dos investidores do mundo inteiro: segundo o relatório anual do UBS, os ricos estão fugindo da bolsa de valores.

Isso mesmo, enquanto muitos ainda consideram a bolsa como uma das principais formas de investimento, os mais ricos estão mudando sua forma de agir. Mas então o que está causando essa agitação?

Este artigo pretende entender exatamente o que está acontecendo e porque os ricos estão trocando seus investimentos de lugar.

O que é Family Office?

Quando você tem muito dinheiro, sua fortuna pode ser administrada por meio de um Family Office. Trata-se de um grupo de pessoas que cuidam dos investimentos de famílias extremamente ricas.

Esses profissionais são especialistas em diversas áreas: renda fixa, renda variável, holdings internacionais para otimização tributária, entre outras. Portanto, a ideia é garantir que a fortuna seja bem cuidada, segura e, claro, continue crescendo.

A inflação elevou os juros no mundo

O que vem acontecendo é que as fortunas gerenciadas por esses Family Offices estão saindo da renda variável e entrando na renda fixa.

E se tem algo que chama a atenção de todos os investidores, é o que as pessoas mais ricas do mundo fazem com seu dinheiro, afinal, são eles que controlam as finanças globais.

O que ocorreu foi que, após a pandemia da Covid-19, os governos do mundo todo injetaram somas absurdas de dinheiro na economia, o que fez a inflação subir de forma agressiva.

Para combater essa situação, as taxas básicas de juros, como a nossa SELIC, também foram obrigadas a subir, e isso aconteceu por aqui, nos EUA, e em países da Europa. Logo, os investimentos em renda fixa, que são considerados bem mais seguros, se tornaram muito mais atrativos.

Onde os milionários investem?

Um dos maiores medos de quem já tem bastante dinheiro não é deixar de ganhar mais, e sim de perder o que já conseguiu ganhar.

Dessa forma, as opções mais atraentes de investimentos para os milionários são as que mantêm o poder de compra e a segurança de seus recursos.

Segundo o Global Family Office Report de 2024, pelo menos 320 FOs com patrimônio líquido médio em torno de US$ 2,6 bilhões, num total de pelo menos US$ 600 bilhões, têm aplicado em renda fixa.

Ainda de acordo com o relatório, em média 16% do capital dessas famílias está em títulos de renda fixa de países desenvolvidos. Valor muito superior aos 12% que havia em 2022, revelando portanto uma clara preferência por investimentos seguros.

Quais os investimentos dos latino-americanos?

As famílias mais ricas da América Latina são as que mais estão apostando na renda fixa. Cerca de 34% delas têm investido em títulos de dívida de mercados desenvolvidos.

Em comparação, na Ásia do Norte, esse número é de 27%, na Ásia Pacífico, 25%, e nos Estados Unidos, apenas 7%. Isso mostra a busca por segurança em mercados considerados mais estáveis.

E de onde esse dinheiro está saindo? Para a renda fixa ganhar, algum mercado teve que perder, e nesse caso foi o mercado imobiliário global. O Real State aponta uma queda dos investimentos nessa área

Foram investidos 10% no último ano, enquanto em 2022 esse investimento era de 13%. Apesar de parecer pouco, uma queda de 3% desse montante significa muita coisa.

Qual o maior medo dos milionários?

Atualmente, 60% das famílias ricas estão com grande receio de conflitos geopolíticos que podem acontecer nos próximos 12 meses.

Situações como a guerra na Ucrânia, tensões em Israel, e agora a China acusando Taiwan de tentativa de tomada do poder aumentam a insegurança global, levando os investidores a buscar refúgios seguros para seu capital.

E para aumentar as inseguranças, a constante rivalidade entre EUA e China também mexem com o psicológico dos mais ricos.

Além da escalação dos conflitos mexer com a economia, os maiores prejuízos são humanitários, já que esse medo crescente afeta a vida de todo o mundo, não só dos ricos.

Os ricos estão vendendo ações?

Apesar da diminuição do apetite dos investidores para riscos, os jornais internacionais têm noticiado como se as pessoas mais ricas do mundo estivessem abandonando completamente o mercado de ações, o que não é verdade.

Ocorre que as ações ainda representam 28% da carteira dos mais ricos, e permanece sendo a maior categoria de investimentos.

Grande parte dos Family Offices, em torno de 80%, estão inclusive mirando em setores em ascensão para até 2027, como as IAs Generativas, saúde, automação e robótica, serviços médicos, tecnologia verde, segurança e proteção, mobilidade inteligente, terapia genética, inovação alimentar, entre outros.

Em quais países os milionários investem?

Os principais destinos dos investimentos dos milionários continuam sendo a América do Norte, que atrai 50% dos investimentos, seguida pela Europa Ocidental com 27%, e a Ásia Pacífico ou na China com 17%.

A China, especificamente, tem ganhado aceitação como destino de investimentos, refletindo sua crescente importância econômica global.

Relatório UBS Family Office

O relatório do UBS Family Office é uma das publicações mais aguardadas do ano pelos investidores. Ele mostra em detalhes a movimentação dos mais ricos, como eles estão investindo nos mercados, o percentual da carteira que está em caixa, ou como está qualquer outro ativo que eles possuam.

Neste vídeo eu analiso com detalhes alguns trechos desse relatório junto com vocês, inclusive mostro como está a carteira de investimento dos super ricos, dá uma olhada:

Tenha uma consultoria de investimento

Se você deseja seguir os passos dos super ricos, considerar uma consultoria de investimento pode ser um excelente começo.

Dessa forma profissionais especializados podem ajudar a diversificar seu portfólio, maximizar retornos e minimizar riscos.

Deseja construir fortuna ou já tem patrimônio significativo? Então faça sua análise de perfil da AUVP e aprenda a investir no Brasil e no mundo.

Você também pode se manter por dentro das principais novidades do mundo financeiro no canal @investidorsardinha no Youtube e pelo perfil @oraulsena no Instagram.

Confira ainda A Bolsa de Valores vai subir em 2024?

O que acontece se não declarar o Imposto de Renda? Testei na PRÁTICA!

Fazer faculdade no Brasil vale a pena? A realidade é difícil de engolir

Ibovespa caindo! – Onde estou investindo para proteger o meu dinheiro?

A enorme BOMBA que pode enterrar de vez o Brasil