Crise econômica, o que é? Sintomas, consequências e ciclos econômicos

16 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 59 seg


Crise econômica é um período de retração econômica. Isso significa que a economia de determinado local está passando por constantes baixas. 

Os períodos de crises econômicas são medidas através do Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, o PIB é o resultado da soma de todos os bens e produtos finais produzidos por um país, estado ou cidade. 

Apesar das consequências alarmantes de uma crise financeira, o cenário de diminuição do crescimento é totalmente normal no ciclo econômico que rege a sociedade capitalista.

O que é crise econômica

A economia é dividida em ciclos econômicos. Dessa maneira, quando a economia de um país está passando pelo ciclo de diminuição do crescimento econômico, diz-se que ele está em crise econômica. 

Guia do estudante

Ou seja, as quedas pontuais que podem acontecer em setores específicos, não são considerados como crise econômica. Isso porque, uma crise geralmente afeta boa parte dos setores econômicos. 

Ciclo econômico

As sociedades capitalistas são regidas por ciclos econômicos. Isso significa que períodos de crise são naturais. Portanto, podemos dividir o ciclo econômico nas seguintes fases:

Expansão: Nesse período ocorrem estímulos para o crescimento econômico. Logo, as taxas de juros ficam baixas. 

Boom: O estímulo gerado para a expansão surte efeito e o ciclo econômico atinge seu pico máximo. Contudo, esse período não é necessariamente vantajoso, pois nele ocorrem desequilíbrios econômicos, como, por exemplo, o aumento da inflação

Crise econômica, o que é? Sintomas, consequências e ciclos econômicos

Vecteezy

Contração: Com o intuito de conter a inflação resultante do boom econômico, a taxa de juros sobe, o que causa contração das atividades econômicas. Nessa fase os sintomas de uma crise econômica começam a se insinuar. Sendo assim, a taxa de desemprego aumenta e o consumo diminui. 

Recessão: Por fim, nesse estágio, a crise econômica está de fato na ativa. Isso significa que a taxa de desemprego está elevada, o consumo está baixo, os juros estão altos e as empresas param de crescer. 

Recessão versus depressão

Quando um país passa por uma retração generalizada de suas atividades econômicas, ele está passando por uma recessão. O PIB é usado como indicador da recessão. Desse modo, se por dois trimestres consecutivos o PIB apresentar baixa, temos um cenário de recessão. 

Alast

Por outro lado, a depressão econômica acontece quando a recessão dura por mais de dois anos. Ou seja, a principal diferença entre uma recessão e uma depressão é a intensidade.

Em síntese, a recessão ocorre no início da crise e quanto mais tempo ela se prolonga, mais grave ela fica, até enfim se tornar a depressão econômica. 

Sintomas de uma crise econômica

A diminuição do crescimento econômico apresenta diversos sintomas. Dentre eles podemos destacar:

Consumo: Sempre que uma crise se estabelece, o consumo cai. Os motivos para isso são diversos, como, por exemplo, os preços elevados dos produtos. 

Produção: Com menos pessoas consumindo, a lógica é que o faturamento das empresas diminua, o que leva à diminuição da produção. 

Desemprego: Com uma menor produção e corte de gastos, as empresas começam a demitir os funcionários. Dessa maneira, com o aumento do desemprego, o consumo da população diminui mais ainda. Ou seja, é um ciclo vicioso. 

Crise econômica, o que é? Sintomas, consequências e ciclos econômicos

Uol

Pobreza: Com diversas pessoas desempregadas e sem fontes de renda, a quantidade de pessoas vivendo na linha da pobreza aumenta exponencialmente. 

Empresas: Por fim, em uma crise econômica, muitas empresas declaram falência e as que conseguem sobreviver dificilmente crescem. 

Crises econômicas históricas

Uma crise econômica pode ser causada por diversos motivos diferentes. Ao longo da história da humanidade, muitas crises surgiram. Como exemplo, temos: 

1- Crise de 1929

A crise de 1929 foi tão intensa que recebeu o nome de Grande Depressão. Ela começou nos Estados Unidos, mas se espalhou para diversos países. Nesse caso a crise não teve uma única causa. 

Crise econômica, o que é? Sintomas, consequências e ciclos econômicos

Terraço

Uma das causas foi a quebra da bolsa, resultante da bolha econômica. Além disso, o país estava produzindo muitos produtos agrícolas, o que causou um excesso de mercadorias, que aliado à queda de consumo da população, foi fatal. 

2- Crise de 2008

Uma crise mais recente, foi a de 2008. Ela também teve sua origem nos Estados Unidos e se espalhou. Entretanto, nessa crise, a causa foi mais clara.

Crise econômica, o que é? Sintomas, consequências e ciclos econômicos

Controlle

Acontece que vários bancos e financeiras estavam concedendo empréstimos de maneira generalizada, sem uma apuração para saber se as pessoas iriam conseguir pagar os empréstimos. O resultado foi uma bolha imobiliária, que desencadeou a crise de 2008, e demorou quase dois anos até ser superada. 

Consequências

Os sintomas de uma crise econômica são parecidos com as suas consequências. Uma das consequências mais conhecidas é o desemprego e consequente aumento da pobreza da população. 

No entanto, existem outras consequências, como, por exemplo: a redução da arrecadação do governo, a desvalorização da moeda do país, o aumento da dívida do governo, o aumento da taxa de juros e o crescimento da inflação. 

Com a pandemia do Covid-19, as pessoas já estão procurando se proteger da crise. Para saber mais sobre isso, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe o que é crise econômica, aproveite também para aprender sobre a importância de criar uma Reserva de Emergência – O que é, como começar e onde investir

Fontes: Sankhya, Mais retorno e Acqio

Imagens: DCI, Guia do estudante, Vecteezy, Alast, Uol, Terraço e Controlle