Taxa Selic pagando 10,75% a.a, quais são os impactos nos investimentos?

18 de fevereiro de 2022, por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Tempo de leitura médio: 5 min, 22 seg


Se você está acompanhando a alta da taxa de juros, já deve ter percebido que a Taxa Selic está pagando 10,75% a.a. Mas você sabe como isso afeta os seus investimentos?

Taxa Selic pagando 10,75% a.a.

Quando a Selic subiu para 10,75% a.a, muitos investidores ficaram desesperados. Afinal de contas, isso impacta não apenas os ativos de renda variável, mas também o mercado de ações.

No entanto, se você estava acompanhando a subida da Selic e as projeções do mercado, o fato da Selic ter chegado a 10,75% a.a. não foi surpresa nenhuma.

Mas se você não estava acompanhando e ficou desesperado, calma. Eu vou te explicar como a Selic impacta os seus investimentos e se este é o fim da bolsa.

Em primeiro lugar, eu preciso que você saiba o que é exatamente a Taxa Selic. Em resumo, a Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Sendo assim, ela influencia todas as demais taxas do mercado. Sendo que ela é definida a cada 45 dias pelo Copom. A Selic é usada, por exemplo, como taxa de retorno nos títulos de Tesouro Selic.

Portanto, sempre que a Taxa Selic sobe, o retorno dos títulos do Tesouro Selic também sobem. Como esses títulos são emitidos pelo governo, eles são considerados os títulos mais seguros do mercado.

Com a taxa a 10,75% ao ano, os bancos não se sentem motivados a emprestar seu dinheiro para os clientes com uma taxa mais baixa, já que o governo está oferecendo um retorno maior. Logo, ele cobra uma taxa mais alta.

Da mesma forma, os títulos de renda fixa passam a oferecer um retorno mais alto, já que os investidores não vão querer emprestar seu dinheiro por uma taxa menor do que a que o governo está pagando.

A Selic e a bolsa

A Taxa Selic impacta diretamente nos títulos de renda fixa, pois ela afeta as taxas de juros das aplicações. Porém, a sua influência não para por aí. Ela causa alguns problemas:

1- Fuga da bolsa

O primeiro problema da alta da Selic é que os investidores imediatistas correm para a renda fixa. Mas isso não significa que este é o fim da bolsa de valores!

Acontece que quando você investe em ações na bolsa, você não tem nenhuma garantia, certo? Os papéis podem subir ou cair. Ou seja, você está arriscando o seu dinheiro.

Por outro lado, na renda fixa você possui algumas garantias. Junte a isso o fato de que com a subida da Selic, o retorno da renda fixa está subindo ao passo em que a bolsa está meio lateralizada nos últimos meses.

Nesse cenário, as pessoas começam a duvidar da bolsa. Afinal de contas, a renda fixa está oferecendo um retorno maior com um risco menor!

O resultado disso é que os investidores começam a sair da bolsa quando a Selic sobe. Com tantos investidores saindo da bolsa, a tendência é que os preços dos ativos caiam.

À primeira vista, sair da bolsa e ir para a renda fixa faz sentido, certo? Contudo, ao investir é preciso levar em conta o longo prazo. Desse modo, no curto prazo a Selic está alta e a renda fixa parece atrativa.

No entanto, no longo prazo as boas empresas tendem a crescer. Sendo que futuramente a Selic pode baixar de novo e as pessoas correrem para a bolsa, fazendo as ações se valorizarem.

2- Pouco incentivo ao empreendedorismo

O segundo problema da Selic alta é o pouco incentivo ao empreendedorismo. Vamos supor que você tenha 1 milhão de reais para abrir um negócio.

Se você pegar esse dinheiro e abrir, por exemplo, uma padaria, vai demorar um tempo até o investimento se pagar. Existem negócios que podem demorar anos para dar lucros.

Por outro lado, se você investir 1 milhão no Tesouro Selic, você já teria um rendimento de R$ 8.200 a.m. Nesse caso, o que você faria com seu 1 milhão, abriria um negócio ou investiria no Tesouro Selic?

A abertura de um negócio envolve vários riscos. Já o investimento no Tesouro Selic o retorno é imediato e sem riscos. Nesse cenário, o empreendedorismo é desestimulado.

Vale lembrar que a taxa de juros varia e futuramente ela pode baixar. Além disso, ela não tem o poder de escala que os negócios costumam ter.

O fato do empreendedorismo não ser estimulado é um problema que afeta todo o Brasil. Por exemplo, se uma pessoa deixa de empreender, ela não gera emprego.

3- Juros mais altos no geral

O terceiro grande problema da Selic alta é que os juros do mercado ficam todos mais altos. Para a pessoa física, os juros nos empréstimos são sempre nocivos.

Por outro lado, para as empresas os empréstimos podem ser uma forma de investir em crescimento. De fato, a maior parte das empresas da bolsa contam com empréstimos.

Com a Taxa Selic pagando 10,75% a.a, fica muito difícil para as empresas se capitalizarem. Logo, elas podem ter dificuldades em investir em seu crescimento, aumentar a quantidade de funcionários e afins.

Dessa maneira, a Selic alta dificulta o crescimento das empresas que precisam se capitalizar.

Aumentar a Selic é um erro?

Com todos os problemas que a subida da Selic pode causar, você deve estar achando que a subida da Selic é uma coisa totalmente ruim.

Entretanto, o fato é que subir a Selic é a única forma de parar a inflação do jeito que ela está no Brasil no momento. A questão é que antes de chegar a este ponto, outras medidas tinham que ter sido tomadas pelo governo.

Isso porque, durante a pandemia, a taxa básica de juros ficou muito baixa, ao mesmo tempo em que era injetado muito dinheiro na economia. Consequentemente, a inflação subiu.

Portanto, apesar dos problemas que a Selic alta causa, subir a Selic é a única solução para controlar a inflação no momento.

Enfim, para saber o que você pode fazer nesse cenário, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

Agora que você entende como está o cenário no mundo dos investimentos com a Selic pagando 10,75%, confira Quais os melhores investimentos com a Selic em alta?