Gaps na bolsa de valores: veja o que são, tipos e significados

11 de outubro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 24 seg


Gap é um tipo de interrupção que aparece no gráfico de ações, em relação ao preço de um ativo. Sendo que os gaps na bolsa de valores são representados com um espaço em branco no gráfico.

É por isso que esse tipo de interrupção é chamada de gap, pois em inglês significa lacuna ou vão.

Em resumo, esse espaço surge quando o começo da próxima posição de preços tem início em um ponto diferente da posição de fechamento anterior.

Desse modo, se a diferença entre o começo e o fechamento anterior for muito grande, essa lacuna fica bem evidente.

Para quem é adepto da análise técnica, os gaps indicam uma reversão de tendência. No entanto, muitas vezes um gap não dura muito tempo.

Isso porque muitos gaps apontam apenas uma volatilidade pontual, enquanto outros podem apontar uma consolidação de tendência de preços.

Existem quatro tipos de gaps na bolsa de valores: gap de fuga, área, exaustão e continuação. Sendo que eles podem se formar em diferentes cenários.

Tipos de gaps na bolsa de valores

Os tipos de gaps são:

1- Gap de fuga

Esse tipo de gap geralmente ocorre diante do rompimento de suporte ou de resistência. Desse modo, seguindo o gap de fuga pode vim um aumento nos volumes de negociação.

Inclusive, esse tipo de gap normalmente fica aberto por mais tempo, já que se trata de quebras de suporte ou resistência.

2- Gap de área

Esse tipo é também conhecido como gap comum, justamente por ser um dos tipos mais comuns.

Em resumo, ele costuma aparecer em regiões de congestão, isto é, quando uma ativo está oscilando menos do que o normal. Ou seja, ele geralmente aparece em gráficos de ativos com baixa liquidez.

Sendo que a causa desse gap pode ser a falta de interesse nesse ativo por parte dos investidores. Enfim, ele pode indicar que ocorrerá uma oscilação brusca na abertura do próximo candle. 

3- Gap de exaustão

Em síntese, o gap de exaustão indica o fim de uma tendência. Ou seja, seria a exaustão por parte do mercado naquela tendência, que pode ser de alta ou de baixa.

Sendo assim, a força compradora ou vendedora tende a perder força, logo, pode ocorrer uma reversão em breve.

4- Gap de continuação

Por fim, esse tipo de gap é um dos mais raros na bolsa de valores. Também chamado de gap de medida, ele pode se confirmar por seguir uma tendência nos preços de um ativo.

Ele costuma ocorrer quando há um alto volume de negociações e pode demorar a ser fechado.

Por que os gaps na bolsa de valores acontecem e se preenchem?

Os gaps na bolsa de valores costumam ocorrer por causa de acontecimentos inesperados. Isso porque, esses acontecimentos podem impactar as expectativas dos investidores.

Sendo que os ativos de renda variável são precificados de acordo com as expectativas dos investidores. Portanto, diante de notícias ou acontecimentos, o mercado pode reagir bem ou mal.

No entanto, os gaps costumam aparecer entre o fechamento e abertura dos pregões. Contudo, eles podem aparecer também ao longo do pregão.

Não existe um prazo para que o gap feche. Alguns podem fechar rapidamente e outros podem demorar bastante.

Funções dos gaps

As duas principais funções dos gaps são:

1- Indicar o preço da ação

Os gaps na bolsa de valores podem indicar os preços de uma ação. É claro que não tem como prever com exatidão. Mas ele pode apontar a direção.

2- Indicar a direção

Um gap isolado não costuma ser muito significativo. No entanto, a leitura dos gaps junto com os candles podem estimar a direção dos preços.

Importância de conhecer os gaps

Para quem faz operações de day trade, conhecer os gaps é muito importante. Isso porque, eles podem ser uma forma de identificar oportunidades de curto e curtíssimo prazo.

Além disso, os gaps podem servir para apontar a consolidação ou a reversão de tendência, o que pode contribuir com a sua estratégia.

Quais movimentações podem gerar gaps na bolsa?

Um gap pode ser causado por vários fatores. Mas normalmente eles ocorrem por mudanças pequenas e pontuais nas negociações entre o fechamento de um pregão e a abertura do próximo.

Eles também podem ser resultado de acontecimentos inesperados. Por exemplo, uma notícia negativa sobre uma empresa pode fazer com que suas ações caiam de forma brusca.

No entanto, nem sempre é possível identificar a causa de um gap, já que os mais diversos fatores podem afetar a expectativa dos investidores, impactando assim as negociações e os preços dos ativos.

Análise técnica

Os gaps fazem parte da análise técnica de ações. Isso porque, eles são perceptíveis nos gráficos de candlesticks.

Em síntese, a formação de um candlestick consiste nos 4 preços de um ativo no período: abertura, fechamento, máxima e mínima.

Dessa maneira, se não ocorrerem negociações no intervalo de tempo, os gaps não aparecem. Além disso, da mesma forma que os candles, os gaps costumam ter significados para os traders.

Sendo que os gaps não costumam ser usados sozinhos ao fazer operações na bolsa.

Na verdade, os especuladores costumam usar várias ferramentas da análise técnica como, por exemplo, as médias móveis e a teoria de Dow.

LEIA MAIS

Pullback: o que é, como funciona e características

Candlestick: saiba o que é e conheça os principais padrões

Swing trade, o que é? Como funciona, vantagens e desvantagens

Setup trader: o que é e como criar uma estratégia efetiva?

Gráfico underwater: saiba o que é e como funciona

Técnica da ancoragem: o que é e como usá-la?

Análise de ações – Diferenças entre fundamentalista, técnica e como fazer

Volume financeiro: o que é e como fazer a análise correta

Fontes: Dv invest, Modal mais e Renova invest.