13 small caps para ficar de olho em 2023

2 de fevereiro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 58 seg


As small caps são as empresas pequenas listadas na Bolsa de Valores Brasileira. Isso significa que, diferente das blue chips, elas podem apresentar uma grande valorização no curto ou médio prazo.

Isso acontece porque as blue chips já têm um grande Market share, enquanto as small caps têm muito espaço para crescimento.

Apesar de falarmos sobre a atuação de três empresas small caps, esse texto não deve ser considerado como uma indicação de investimento.

13 small caps para ficar de olho em 2023

Confira abaixo um pouco sobre a atuação das 13 small capas para ficar de olho em 2023:

1. Tegma (TGMA3)

Primeiramente, temos a Tegma, uma das principais companhias brasileiras a atuar no segmento automotivo e logístico. Sendo assim, ela atua com: gestão de pátios e armazenamento de veículos, transporte de veículo, logística industrial e afins.

Além de ter uma boa variedade de serviços, a Tegma atua nos mais diversos segmentos como, por exemplo, alimentos e bebidas, automotivos, cosméticos, eletroeletrônicos, farmacêuticos, químicos e petroquímicos e projetos especiais.

2. 3R Petroleum (RRRP3)

A 3R Petroleum é uma petrolífera brasileira, que trabalha com a produção de óleo e gás em ativos em terra (onshore) e em águas rasas (shallow water). Além disso, ela tem como foco a revitalização de campos maduros terrestres e em águas rasas.

A 3R Petroleum atua com três pilares norteadores, que inclusive deram o nome à empresa, são eles “Redesenvolver, Revitalizar e Repensar”.

3. Aliansce Sonae (ALSO3)

A Aliansce Sonae é resultado da fusão entre a Aliansce e a Sonae Sierra. Ela é líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país. Para você ter uma ideia, a Aliansce tem um portfólio composto por 39 Shoppings em operação, distribuídos entre as cinco regiões do Brasil.

A small cap tem uma atuação bem ampla no mercado, já que ela está presente desde  o planejamento e desenvolvimento de projetos até o gerenciamento da estrutura e gestão financeira, comercial, jurídica e operacional de shoppings centers.

4. Brasil Agro (AGRO3)

A Brasil Agro é uma das maiores empresas brasileiras em relação a terras agricultáveis. Em resumo, a empresa tem foco na aquisição, desenvolvimento, exploração e comercialização de propriedades rurais, voltadas para a agropecuária.

A Brasil Agro também atua com atividades agrícolas e desenvolvimento de sua produtividade e infraestrutura. Seu público alvo são as empresas e produtores interessados em implementar tecnologia e/ou agregar valor aos seus produtos.

5. Pão de Açúcar (PCAR3)

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) é uma companhia brasileira de comércio varejista, controlada pelo grupo francês Casino. A sua atuação ocorre por meio das redes de supermercado e hipermercados tais como: Pão de Açúcar, Extra, Compre Bem e Assaí Atacadista.

Além da sua atuação no comércio varejista, a small cap também tem atuação no setor farmacêutico por meio da rede Drogaria Extra e dos postos de combustíveis com a marca Pão de Açúcar.

6. Kepler Weber (KEPL3)

A Kepler Weber é a maior empresa do setor de soluções para armazenamento de grãos no pós-colheita da América do Sul.

Desse modo, ela atua no desenvolvimento de atividades operacionais e industriais de produção de sistemas de armazenagem e conservação de grãos (silos, secadores, máquinas de limpeza e seus componentes), peças de reposição, instalações industriais, terminais portuários, peças de reposição e serviços de assistência técnica.

7. Alupar (ALUP11)

A Alupar é uma holding, ou seja, ela tem participação em outras empresas. Basicamente, ela atua nos segmentos de transmissão e geração de energia elétrica, no Brasil e no exterior (Colômbia e Peru).

Inclusive, tendo como base a Receita Anual Permitida (RAP), a Alupar é uma das maiores empresas do segmento de transmissão de energia elétrica no Brasil.

8. Pague Menos (PGMN3)

A Pague Menos atua no setor de varejo farmacêutico, dessa forma, os seus principais produtos são: medicamentos, artigos de higiene e beleza, produtos polivitamínicos e afins.

A atuação da companhia ocorre por meio das redes de lojas espalhadas por todo o Brasil. Inclusive, ela é a terceira maior rede de farmácias, levando em conta a quantidade de lojas no Brasil.

9. Metal Leve (LEVE3)

A Mahle Metal Leve é uma empresa brasileira que compõe o MAHLE, um grupo de autopeças alemão. A small cap realiza a fabricação de vários tipos de componentes automotivos, tais como: filtros, ar condicionado, condensadores, compressores, radiadores, buchas e etc.

Além disso, a companhia também desenvolve sistemas de propulsão e eletrônica para trens de força elétricos, reguladores de tensão, componentes para motores grandes, componentes mecatrônicos para motores pequenos,

ACG’s (geradores de corrente alternada) e sistemas de injeção de combustível.

10. Vivara (VIVA3)

A Vivara atua no ramo de joias e acessórios, sendo dona da maior rede de joalherias do Brasil. O seu portfólio é bem amplo e conta não apenas com joias e acessórios, mas também oferece serviços para manutenção de seus produtos e um plano especial de garantias.

A Vivara é dona das seguintes marcas: Vivara, Life by Vivara, Vivara Fragrances, Vivara Accessories e, por fim, Vivara Watches.

11. Banco ABC (ABCB4)

O Banco ABC é controlado Arab Banking Corporation (ABC), a instituição tem a aprovação do Banco Central e conta com 1 agência bancária nas Ilhas Cayman. Enfim, o Banco ABC conta com um amplo portfólio de produtos tais como concessão de crédito, câmbio e crédito imobiliário.

Um diferencial do Banco ABC para os concorrentes é a sua postura conservadora, isso com o intuito de reduzir os riscos do negócios.

12. Arezzo (ARZZ3)

A Arezzo&Co é uma small cap com foco no varejo de moda, sendo assim, ela faz a venda de bolsas e acessórios, com foco principal no público feminino. A atuação da empresa ocorre por meio das suas sete marcas: Arezzo, Schutz, Alexandre Birman, Ana Capri, Fiever e Alme.

13. Minerva (BEEF3)

Por fim, temos a Minerva, uma small cap que atua com a produção e comercialização de produtos alimentícios, sendo uma das maiores companhias desse setor. A companhia atua por meio das marcas: Minerva Foods, Minerva Energia, Minerva Casings, Minerva Leather e Minerva Biodiesel

Dentre os produtos e serviços que a Minerva oferece temos: produção e comercialização de carne congelada e processada, exportação de gado vivo, produção de biodiesel a partir do sebo bovino e couro.

Enfim, agora que você conhece 23 small caps para ficar de olho em 2023, aproveite para conhecer algumas Empresas de tecnologia da Bolsa de valores – Quais são e como investir.

Fontes: Genial investimentos, Infomoney, Suno, The cap, Santos Brasil.