Blue chips, o que são? Características, importância e lista das principais


As blue chips são empresas com alto volume de negociação no mercado. Em outras palavras, as blue chips são as empresas gigantes e com as ações mais procuradas na bolsa

Além da boa liquidez, as blue chips são caracterizadas pelo bom pagamento de dividendos. Desse modo, por meio da distribuição de lucros das empresas, os investidores conseguem retorno financeiro sem vender o ativo.

Enfim, como geralmente as blue chips são empresas consolidadas no mercado, elas são vistas como um investimento seguro. Porém, vale ressaltar que qualquer empresa pode quebrar. Ou seja, o investidor não deve investir em uma empresa apenas por ela ser blue chip.

O que são blue chips

O termo blue chips deriva dos jogos de pôquer, em que as fichas azuis possuem valores maiores do que as demais. Dessa maneira, o nome blue chip é dado às empresas que possuem altos volumes de negociação. 

99

Geralmente, são grandes empresas consolidadas e estabelecidas no mercado. Logo, as aplicações nesses ativos são considerados como investimentos de primeira linha, pelos especialistas em investimentos. 

Características

A principal característica das empresas gigantes do mercado é a sua alta negociabilidade na bolsa, o que significa que elas possuem boa liquidez. A liquidez se refere à facilidade em que um investidor consegue vender determinado ativo e fazer o resgate do dinheiro

Na prática, as ações de blue chips são muito procuradas, o que faz com que elas sejam constantemente negociadas. Por vezes, esses ações chegam até mesmo a bater recordes de negociações diárias na B3. 

Blue chips, o que são? Características, importância e lista das principais

Empreender dinheiro

Outra característica é que as gigantes do mercado, normalmente, possuem uma forte geração de caixa, já que são empresas consolidadas no setor em que atuam. Elas também costumam manter boa relação com os acionistas e possuem uma boa governança corporativa. 

Essas empresas têm um alto valor de mercado e, apesar de já serem gigantes, ainda apresentam uma boa margem de crescimento. Por fim, outra característica é a distribuição de dividendos

Os dividendos são parte dos lucros das empresas distribuídos entre os acionistas. Sendo assim, as empresas que fazem a distribuição de proventos, normalmente, são as queridinhas dos investidores.

Afinal, os dividendos são uma maneira de conseguir retorno financeiro sem ter que vender as ações. 

Quais são as principais blue chips na B3

Não existe uma lista da B3 com os nomes de todas as blue chips do mercado. Essa denominação é uma espécie de consenso do mercado, baseado nas características típicas das blue chips.

Suno

Dessa forma, algumas das blue chips mais famosas na bolsa de valores brasileira são:

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Já no exterior, as empresas mais negociadas são:

  • Coca-Cola;
  • PepsiCo;
  • Walmart;
  • Unilever;
Blue chips, o que são? Características, importância e lista das principais

Exame

Através das listas, é possível perceber que essas empresas além de gigantes, também são líderes de seu setor de atuação.

Consequentemente, estas ações são vistas como investimentos mais seguros. Afinal, a probabilidade de uma empresa consolidada quebrar é menor em relação à uma empresa pequena.

No entanto, os investimentos não devem ser feitos apenas porque uma empresa é uma gigante do mercado. É essencial que o investidor analise os vários dados disponíveis sobre a empresa, antes de tomar uma decisão. 

Importância das blue chips no mercado

As ações blue chips são importantes, pois exercem forte influência no mercado de maneira geral. Isso porque, na carteira teórica de ações do Ibovespa, estão presentes as ações mais negociadas. Ou seja, boa parte das blue chips fazem parte do Ibovespa. 

Criptofácil

Logo, se várias ações de blue chips caírem, a tendência é que o Ibovespa também caia. E o índice Ibovespa influencia o mercado como um todo. Em resumo, como as blue chips são muito negociadas, elas servem como um tipo de termômetro do mercado brasileiro.

Outras classificações

Além das gigantes blue chips, existem ainda outras duas classificações, as mid caps e as small caps. Elas funcionam da seguinte maneira:

Mid caps: As mid caps possuem uma média capitalização, sendo assim, elas normalmente são empresas de médio porte. Portanto, como são médias, essas empresas geralmente possuem uma boa margem de crescimento. Porém, a liquidez dessas ações não são tão atrativas. 

Foregon

Small caps: Por fim, as small caps são empresas de pequeno porte. Justamente por isso, elas podem apresentar um crescimento expressivo e as ações custam barato. Por outro lado, as small caps não possuem uma boa liquidez, já que podem quebrar mais facilmente do que as blue chips. 

Enfim, agora que você sabe tudo sobre as empresas gigantes do mercado, aproveite também para conhecer os Jargões da bolsa de valores – Lista completa de jargões, siglas e termos

Fontes: Toro investimentos, Xpi e Toro radar

Imagens: 99, Eduardo Moreira, Empreender dinheiro, Criptofácil, Exame, Foregon e Suno

Conte-nos a sua opinião...