QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE ESPECULAÇÃO E INVESTIMENTO?

COMO DECLARAR 

ESPECULAÇÃO

É um tipo de estratégia financeira em que a pessoa negocia ativos visando lucros em curto prazo, sendo as ações os ativos mais populares no mercado.

COMO DECLARAR 

Basicamente o que acontece ao se especular é supor o que vai acontecer com os valores dos ativos e buscar lucrar com a diferença entre a compra e a venda.

COMO DECLARAR 

INVESTIMENTO

É algum tipo de aplicação que resulte em retorno futuro. Pode envolver dinheiro, capital intelectual, natural ou social.

COMO DECLARAR 

Investir significa colocar seu dinheiro para trabalhar para você, em vez de simplesmente guardá-lo em uma conta bancária. É importante lembrar que todos os investimentos envolvem algum grau de risco e é possível perder dinheiro.

COMO DECLARAR 

Diferença entre investidor e especulador

Os investidores têm como objetivo construir um patrimônio sólido ao longo do tempo, já o especulador deseja apenas ganhos em cima da valorização dos ativos em curtos períodos.

quanto aos objetivos:

COMO DECLARAR 

Quando se trata de risco, o especulador, sem sobra de dúvida, é mais destemido que o investidor, já que as operações especulativas são mais arriscadas.

quanto aos riscos:

COMO DECLARAR 

O investidor sempre analisa a ação antes de decidir investir nela. Assim, ele se baseia em critérios, análises e no perfil de investidor. Por outro lado, o especulador tenta prever o futuro. Ele usa gráficos que prometem simular a direção que o mercado irá tomar.

quanto à análise

COMO DECLARAR 

O investidor foca no retorno de juros e dividendos, porque ele usa esse retorno para reinvestir e usufruir do efeito dos juros compostos. Em sentido oposto, o especulador está em busca de altos lucros com a rápida valorização de ativos.

quanto ao retorno

COMO DECLARAR 

No momento de investir, o investidor usa o seu próprio dinheiro para comprar os ativos. Já o especulador, muitas vezes, opera alavancado, ou seja, ele pega dinheiro emprestado com as corretoras para fazer a aplicação.

quanto aos recursos