Qual é a diferença entre investidor e especulador?


Muitas vezes, as palavras investidor e especulador são usadas como sinônimos. No entanto, existe diferença entre investidor e especulador.

Você sabe quais são as diferenças entre eles? Em qual das duas categorias você se encaixa?

Qual é a diferença entre investidor e especulador?

As diferenças entre investidor e especulador são:

1- Objetivo

A grande diferença entre investidor e especulador é o objetivo. As outras diferenças são resultados dessa diferença principal.

Isso porque, é o objetivo que irá determinar a forma de cada um deles agir e que os diferencia. Os investidores têm como objetivo construir um patrimônio. O especulador deseja apenas altos lucros.

Sendo assim, esses objetivos opostos resultam em ações opostas. Por exemplo, o investidor aplica para o longo prazo. Já o especulador foca no curto prazo.

2- Análise

O investidor analisa o ativo antes de decidir investir nele. Desse modo, eles se baseiam em critérios, análises e perfil de investidor. Já o especulador tenta prever o futuro.

Isso porque, ele tem como base gráficos e afins que buscam apontar a direção que o mercado irá tomar.

Ou seja, eles tentam usar gráficos de variações passadas para tentar prever o futuro. Porém, ninguém é capaz de prever o futuro.

3- Diferença de risco entre o investidor e o especulador

Não existe investimento sem risco. No entanto, a forma de ver o risco varia do investidor para o especulador. Sendo que o especular costuma fazer operações com alto nível de risco.

De fato, essas operações se parecem com apostas. Logo, existem chances de altos lucros mas também existem altos riscos. Por outro lado, o investidor investe com base em análises, critérios e perfil.

Com isso, o risco torna-se menor. Por exemplo, antes de aplicar na ação X, o investidor analisa se a ação é de uma empresa com bons fundamentos.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Apenas se a empresa se encaixar nos seus critérios, é que ele irá investir. Já o especulador, costuma ser movido pelas variações do mercado. Isso porque, ele busca lucrar com essas oscilações.

Portanto, os investidores buscam obter um bom retorno com as suas aplicações, levando em conta a qualidade dos ativos. Já o especulador busca retornos altíssimos e para isso, está disposto a correr grandes riscos.

4- Prazo

O investidor aplica com foco no médio e longo prazo. Já os especuladores querem ganhar com as variações do mercado. Logo, eles realizam aplicações de curto prazo.

Vale destacar que o mais interessante é focar no longo prazo. Dessa forma, você investe ao longo dos anos e os juros compostos passam a agir a seu favor.

Enquanto isso, quem realiza aplicações de curto prazo, como day trade, costumam ter muitos prejuízos.

5- Retorno

O investidor foca no retorno de juros e dividendos. Sendo que ele usa esse retorno para reinvestir e usufruir do efeito dos juros compostos. Já o especulador está em busca de altos lucros com a rápida valorização de ativos.

Ou seja, enquanto o investidor pensa na construção do patrimônio, o especulador pensa nos lucros rápidos. No fim das contas, quem você acha que ganha mais dinheiro? O investidor, é claro.

6- Recursos

Os investidores usam o seu próprio dinheiro para comprar os ativos. Já os especuladores muitas vezes operam alavancados.

Isso significa que eles pegam dinheiro emprestado com as corretoras e aplicam. O intuito é potencializar os retornos. Porém, se o palpite estiver errado, os prejuízos são enormes.

Dá para ser investidor e especulador ao mesmo tempo?

Sim. Você pode investir a maior parte do seu patrimônio, mas separar uma pequena parte para especular.

Mas tome cuidado, a especulação pode se tornar um vício. Sendo assim, se você for especular, não use mais do que a parte separada para isso.

E aí, gostou de conhecer a diferença do investidor para o especulador? Então leita também: tipos de ativos; pix saque e pix troco; TJLP; CVV; LIG; NFT; e 7 regras para não ser burro na bolsa de valores

Conte-nos a sua opinião...