29 de setembro de 2021 - por Pedro Guimarães
At the Money, também chamado de ATM, é traduzido por “no dinheiro” é uma expressão referente ao mercado de opções. Ou seja, quando em uma situação de compra ou venda de ativos o preço de exercício fica muito próximo do valor cotado do ativo.
Podemos dizer também que nessa situação não há valor intrínseco (lucro) ou o valor fica muito baixo. Sendo assim, o valor de negociação de um ativo relativo à compra e venda fica bastante próximo do preço desse ativo no mercado à vista. Portanto, não há lucro.
Vale lembrar que o ativo-objeto é a base do mercado de opções. Ele pode ser uma ação, uma commodity, uma moeda, um índice ou instrumento financeiro. O mercado de opções mais famoso no Brasil é o BOVESPA e as opções mais negociadas são as da Petrobras e Vale.
Como funcionam as opções At the Money?
O mercado de opções é muito procurado por quem quer se proteger contra a flutuação de preços. No entanto, neste mercado existem muitas alternativas e uma delas é a opção At the Money.
Portanto, esta opção garante o direito de comprar e vender o ativo no futuro. Porém, com o preço próximo do que já está sendo praticado no mercado.
Um exemplo prático ocorre quando uma pessoa quer comprar uma opção de venda de determinado ativo e este ativo está sendo negociado a R$ 20,00 no mercado. Portanto, quando a pessoa compra esta opção com valor de exercício de R$20,00, ou valor próximo a este, está comprando ações At the Money
Valor intrínseco da opção At the Money
Nesta opção, o valor intrínseco, ou lucro, fica muito baixo ou se considera inexistente. Neste sentido, este valor é baixo porque esta opção só permite que você compre ou venda o ativo pelo mesmo preço de negociação do mercado.
No entanto, na opção At the Money o investidor pode lucrar quando existe a possibilidade desse valor aumentar. Exemplificando, se uma pessoa que comprou uma opção ATM de venda a 20,00 e o preço do ativo despencou no mercado. Ou seja, se este preço caiu para 15,00 na data do exercício, o lucro será de 5,00.
Neste sentido, quando chega o dia do comprador da opção exercer esta opção, ele vai vender uma ação que vale 15,00 por 20,00, lucrando 5,00. Contudo, vale lembrar que, neste momento, a opção que era At the Money passa para In the Money (ITM) porque o preço de exercício é superior ao preço negociado no mercado.
Lançador e comprador
A negociação no mercado de opções ocorre da seguinte maneira: o comprador ou titular paga um prêmio ao lançador. Este lançador fornece ao comprador o direito de exercer ou não o seu direito na data do exercício.
Por outro lado, o lançador assume a responsabilidade de vender ou comprar este ativo-objeto. Vale lembrar que a data de exercício é o dia em que o titular (comprador) pode exercer o direito de comprar ou vender o ativo-objeto. Portanto, a partir desta data este direito expira, perdendo a validade.
A propósito, outra característica deste mercado é que o titular pode optar se vai exercer seu direito de negociar, ou não.
Diferentes opções no Mercado além da At the Money
No Mercado de opções, além da opção at the money existem outras duas maneiras: OTM e ITM:
OTM (out of Money): Se caracteriza em uma situação de perda econômica. Portanto, o comprador desta opção perde se ele compra uma opção de compra acima do valor do ativo-objeto, o preço de exercício está acima do valor de mercado. Assim, este comprador paga mais caro por um produto que é mais barato.
Por outro lado, a situação OTM acontece também quando o comprador compra uma opção de venda abaixo do valor do ativo. Dessa forma, quando chegar a hora de exercer seu direito de venda, este comprador terá um valor de venda abaixo do que está sendo negociado.
ITM (dentro do dinheiro): Se a ação for de compra é quando o ativo está sendo negociado acima do preço pago pelo direito de exercício.
Por outro lado, na opção de venda, a situação “In the Money” acontece quando, no dia do exercício, o valor do ativo está sendo negociado abaixo do valor pago pelo exercício.
Para finalizar, se você deseja ter mais informações sobre investimentos no mercado de opções, leia também, In the money: o que são e como funcionam as opções ITM.
Imagens: Acionista, Onze, Prevconsulting, Luiz Fernando Roxo, W1