Valor intrínseco, o que é? Definição, importância e cálculos


Normalmente, o cálculo do valor intrínseco de uma ação é feito juntamente com a análise fundamentalista de uma empresa. Isso porque, os aspectos averiguados pela análise fundamentalista, servem como base para a definição do valor intrínseco de uma ação. 

O valor intrínseco de um ativo, geralmente, é diferente do valor que ele está sendo negociado na bolsa de valores. Isso porque, os preços dos ativos na bolsa oscilam juntamente com o mercado. Ao passo que, o valor real de uma ação está relacionado ao valor da empresa. 

Enfim, a definição do preço justo de uma ação é usada, principalmente, por investidores de longo prazo. Isso se explica, pois o valor real é mais estável ao longo do tempo, já as cotações mudam constantemente.

O que é valor intrínseco

De maneira geral, o valor intrínseco está relacionado ao valor interno de alguma coisa. Levando esse conceito para o mundo financeiro, o valor intrínseco pode ser o valor real de uma empresa ou de uma ação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Valor intrínseco, o que é? Definição, importância e cálculos

Instituto life coaching

Benjamin Graham foi o pioneiro na apresentação da ideia de que o valor intrínseco de uma ação poderia ser calculado. Sendo assim, o valor intrínseco é encontrado por meio da análise da empresa. Logo, as constantes variações do mercado não são levados em consideração, apenas os aspectos relacionados ao valor da empresa.

Como calcular o valor intrínseco de uma ação

Primeiramente, é importante que o investidor tenha em mente que o cálculo do valor intrínseco apresenta uma dose de subjetividade. Ou seja, não é um valor padrão, ele pode variar dentro de uma faixa de valores. Além disso, o valor real também pode variar ao longo do tempo. 

Normalmente, a definição do valor intrínseco é feito através da análise fundamentalista. Isso porque, essa análise avalia não apenas os aspectos quantitativos da empresa como as demonstrações financeiras, mas também os aspectos qualitativos, como a gestão da companhia. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Valor intrínseco, o que é? Definição, importância e cálculos

Fazenda contabilidade

Portanto, por apresentar um panorama completo da empresa, a análise fundamentalista serve como base para o cálculo do preço justo de uma ação.

Existem algumas fórmulas capazes de encontrar este valor, tais como o histórico de múltiplos, a avaliação baseada em ativos e passivos da empresa ou ainda por meio do Modelo Gordon. Porém, uma das mais usadas é:

VI= √ (22,5 x LPA x VPA

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sendo que Vl significa valor intrínseco, LPA é o lucro por ação e VPA é o valor patrimonial da ação. Entretanto, esse cálculo só é válido para empresas que possuem lucros constantes e que tenham um valor patrimonial alto. 

Como calcular o valor intrínseco de uma empresa

O valor intrínseco de uma empresa é também chamado de Valuation, e demonstra o quanto a companhia vale na realidade, e não por quanto suas ações estão sendo negociadas no mercado.

Desse modo, o seu cálculo leva em consideração diversos dados da empresa, como: caixa, despesas e patrimônio. 

Acionista

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O modelo mais usado para encontrar o valor intrínseco de uma empresa é por meio do Fluxo de Caixa Descontado (FDC). Ele funciona por meio da criação de projeções de resultados futuros de uma empresa com um bom potencial de crescimento.

Essas projeções devem ser baseadas em estimativas de crescimento do faturamento da empresa, dos custos e ainda das despesas operacionais

Depois de realizar a projeção, o próximo passo é aplicar uma taxa de desconto, que visa refletir os riscos do negócio. A intenção é que os cálculos sejam feitos de maneira mais objetiva possível. No entanto, ainda assim é possível que o resultado final contenha um pouco de subjetividade.

Para ajuda nos cálculos, utiliza-se a seguinte fórmula:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Valor intrínseco, o que é? Definição, importância e cálculos

Investor cp

Sendo que, o EV significa o valor da empresa com todos os seus passivos e ativos. CF é o fluxo de caixa livre da empresa para cada período projetado e r é a taxa de desconto WACC.

Já o WACC, é o custo médio ponderado de capital. Enfim, o resultado é o valor justo da empresa e com ele, é possível ainda encontrar o preço justo da ação.   

Importância

Encontrar o preço justo de um ativo, é importante para que o investidor reconheça quando o ativo está com o preço abaixo do seu valor real.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em outras palavras, após realizar a análise fundamentalista e descobrir o quanto o ativo realmente vale, o investidor pode aproveitar para investir nos ativos quando eles estiverem com a cotação de mercado abaixo do seu valor real.

Endinheirando

Dessa maneira, além de conseguir comprar ações baratas, o investidor acrescenta valor na sua carteira de investimentos, por meio de aportes em empresas de valor. Isso significa que ele não terá investido em ações que estão aparentemente baratas, torcendo para que elas se valorizem.

Ou seja, com o valor intrínseco, o investidor terá aplicado em ativos com potencial futuro, e isso é fundamental em uma carteira de longo prazo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em síntese, podemos ver a análise do valor intrínseco de um ativo ou de uma empresa, como uma importante ferramenta para ajudar na construção de uma carteira de valor a longo prazo. 

Com a definição de valor intrínseco, você já deve ter percebido que existe uma diferença entre a definição de valor e preço. Se ainda estiver com dúvidas sobre a diferença dos dois conceitos, veja o vídeo de Raul Sena:

Agora que você aprendeu a descobrir o valor intrínseco, conheça a biografia de Benjamin Graham – Fundamentos e critérios do investidor inteligente um dos pioneiros nos cálculos do valor intrínseco.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes: Mais retorno, Suno e Investidor cp

Imagens: Investidor cp, Xpi, Endinheirando, Fazenda contabilidade, Instituto life coaching e Acionista


Conte-nos a sua opinião...