Ativo circulante: aprenda o que é e quais são seus tipos

13 de maio de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 25 seg


O ativo circulante é o conjunto de bens e direitos de uma empresa, que podem ser facilmente convertidos em capital no curto prazo. Ou seja, são os bens e direitos com alta liquidez. 

Alguns exemplos de ativos que podem ser rapidamente convertidos em dinheiro são: estoques, depósitos bancários, investimentos de curto prazo e, por fim, contas a receber. 

Por outro lado, quando os ativos não possuem liquidez no curto prazo e só podem ser convertidos em capital no longo prazo, eles são chamados de ativos não circulantes.

Um exemplo desse tipo de ativo, são os investimentos com vencimento superior a um ano. 

O que é ativo circulante?

Em resumo, o ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo.

Sendo assim, dentre os ativos de uma empresa, os ativos circulantes são os que possuem maior liquidez e, por isso, são conhecidos como ativos realizáveis a curto prazo.

Alguns exemplos são: caixa da empresa, aplicações financeiras, estoques e saldo no banco. 

Um detalhe importante é que a liquidez serve como um indicativo da capacidade da empresa em honrar suas dívidas.

Dessa forma, o grau de liquidez de uma empresa é um dos indicadores usados para avaliar a situação empresarial de uma companhia.

Enfim, para calcular a liquidez de um negócio, basta pegar o valor total do ativo circulante e subtrair o valor total do passivo circulante.

O resultado aponta o quanto de dinheiro a empresa tem para gastar. Além disso, para verificar os ativos circulantes de uma empresa, o investidor pode recorrer ao balanço patrimonial.

Em síntese, o balanço patrimonial é um documento onde a empresa informa exatamente onde estão alocados os seus recursos financeiros.

Dessa maneira, o balanço patrimonial serve como fonte tanto para o gestor, quanto para o investidor que deseja analisar determinada empresa. 

Exemplos de ativos circulantes

Alguns exemplos são:

  • Dinheiro em caixa;

  • Aplicações financeiras de curto prazo;

  • Contas a receber no curto prazo;

  • Estoque;

  • Matérias-primas;

  • Mercadorias.

Tipos de ativos circulantes

Os tipos são:

1- Líquido

Esse tipo é também chamado de ativo financeiro. Em resumo, ele envolve todos os recursos disponíveis para cobrir as despesas e dívidas de uma empresa.

Dessa forma, quando a empresa tem um ativo circulante líquido positivo, quer dizer que ela tem dinheiro para pagar as despesas mais imediatas.

2- Cíclico

Também conhecido como ativo regular, esse tipo engloba os recursos que a empresa gera por meio das suas atividades cotidianas.

Por exemplo: mercadorias, duplicatas e adiantamentos de fornecedores.

3- Operacional

Por fim, esse tipo envolve os processos para o funcionamento da empresa que podem ser convertidos em dinheiro no curto prazo.

Exemplos disso são os estoques, as duplicatas e as contas a receber.

Como saber se um ativo é circulante?

O ativo circulante é tudo o que a empresa tem e que é passível de conversão no curto prazo. Por exemplo, o dinheiro em caixa, produtos em estoque e contas a receber são ativos circulantes.

Caso você esteja na dúvida de qual é o ativo circulante da sua empresa, você pode se perguntar: o que você faria em uma situação onde precisasse levantar dinheiro para a empresa o mais rápido possível?

Você pegaria o dinheiro em caixa? Tentaria antecipar as contas a receber? Venderia os produtos do estoque? Então tudo isso é ativo circulante.

Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?

Primeiramente, o ativo circulante são os bens e direitos de uma empresa, cuja conversão em dinheiro pode ocorrer no curto prazo.

Por outro lado, o não circulante é o conjunto de bens e direitos com baixa liquidez e que não podem ser liquidados a curto prazo.

Sendo assim, os não circulantes devem permanecer com a empresa por um bom tempo, já que é uma parte importante do negócio.

Portanto, a principal diferença entre os dois tipos é a liquidez.  No circulante os bens e direitos podem ser rapidamente convertidos em dinheiro, já que possuem alta liquidez. 

Em contrapartida, no não circulante os bens e direitos têm pouca liquidez e a conversão em capital não é fácil.

Se somarmos os ativos circulantes e os não circulantes, teremos os ativos totais da empresa. Enfim, alguns exemplos de ativos não circulantes são:

  • Bens intangíveis da empresa

  • Investimentos da empresa

  • Bens e direitos realizáveis a longo prazo

  • Por fim, os bens imobilizados

LEIA MAIS

O que é a gestão de ativos?

5 ativos para conquistar a liberdade financeira

Tipos de ativos financeiros: descubra quais são!

Ativos reais x Ativos financeiros: qual a diferença?

Ativos tangíveis e intangíveis: o que são e quais as diferenças entre eles

Classes de ativos, o que são? Conceito e quais são as seis classes

Correlação de ativos, o que é? Tipos e relação com os investimentos

Alocação de ativos, o que é? Vantagens, estratégias e como fazer

Fontes: Dicionário financeiro, Nuinvest, Egestor e, por fim, Conta azul.