Valor presente líquido: o que é, como calcular e vantagens

18 de outubro de 2021, por Pedro Guimarães

Tempo de leitura médio: 3 min, 13 seg


O valor presente líquido (VPL) é um dos indicadores para a análise de viabilidade econômica e financeira de um investimento. Neste sentido, juntamente com a taxa de retorno e o payback, o VPL é muito importante para estimar o projeto que o investidor aplicará seus recursos.

Assim, é nesta etapa de análise de indicadores que o investidor saberá se é viável o seu investimento. No entanto, esta viabilidade terá que cobrir suas expectativas de lucratividade e recuperação de seu investimento.

Conceito de valor presente líquido

Valor presente liquido, o que é: conceito, funcionamento e fórmula

HC Investimentos

A princípio, o VPL é uma estimativa do fluxo de caixa (receitas e despesas) para o investidor ter uma ideia de viabilidade do projeto que está aplicando seus recursos.

Assim, o valor presente líquido é uma ferramenta para todo investidor decidir onde investir. Neste sentido, o investidor terá uma estimativa de lucro sobre seu investimento evitando qualquer prejuízo.

Contudo, esta ferramenta não é o único canal de análise dentro do mercado de ações, existem outras com igual importância. O cálculo do valor presente líquido se faz pela diferença entre o fluxo de caixa (entradas e saídas) estimado de uma empresa, e o investimento inicial.

Funcionamento

Valor presente liquido, o que é: conceito, funcionamento e fórmula

Blog Engage

O valor presente líquido também é chamado de valor líquido atual. Ou seja, você transfere para a data presente ou zero, todos os fluxos de caixa de um projeto de investimento.

Assim, após fazer isso, soma-se a taxa mínima de atratividade ao valor de investimento inicial. Vale lembrar, que a taxa de desconto é a taxa mínima de atratividade (TMA) da empresa ou projeto. Neste sentido é por meio desta taxa que iremos descobrir o lucro real do projeto.

Neste sentido, a importância do VPL para o investidor consiste no fato de ir além do que uma comparação de investimentos e de estimativas de retorno. Ou seja, ele passa para o investidor a lucratividade da empresa.

Fórmula

Valor presente liquido, o que é: conceito, funcionamento e fórmula

Salettolec

Para calcular o valor presente líquido, precisamos seguir uma fórmula um pouco complicada, porque analisa os fluxos de caixa de uma empresa por um determinado período.

Nesta análise, devemos considerar a taxa de desconto e o investimento inicial.

Veja a seguinte fórmula:

VPL = FC0 + FC1/ (1 + TMA)¹+ FC2/(1+ TMA)²+…..+Fcn/(1+TMA).

À primeira vista, é um pouco complicado, mas você pode usar calculadoras financeiras, Excel e existem também aplicativos para você calcular o VPL.

No entanto, para melhorar o entendimento, vamos tomar conhecimento dos elementos da fórmula:

  • VPL – Soma dos fluxos de caixa estimados da empresa. O seu resultado determinará a viabilidade do investimento
  • TMA – Taxa mínima de atratividade. É uma taxa percentual de variabilidade dos valores
  • FC 0 – Fluxo de caixa no início da operarão (período zero)
  • Fcn: valor do fluxo de caixa do último período, podendo ser meses ou anos.

Vantagens e desvantagens do VPL

Simulare

Uma das principais vantagens está na análise de rentabilidade de uma empresa. Neste sentido, a rentabilidade é expressa em um valor líquido atual. Ou seja, podemos saber por meio de valores estimados qual será a liquidez futura da empresa.

Como o cálculo do VPL leva em consideração a variação do poder de compra, ele é mais eficaz que outros indicadores, como o ROI (taxa de retorno) e o Payback. Contudo, existe também desvantagens no cálculo do VPL, relacionadas à comparação de dois projetos de tamanhos diferentes.

Projetos com custos maiores terão um VPL maior que os com custo menor. Ou seja, a saída de VPL é determinada pelo tamanho da entrada.

Por fim, se você precisar saber mais sobre este assunto, leia também: O que é VPL, e qual a sua importância nos investimentos