O que é VPL e qual a sua importância nos investimentos?

A sigla VPL significa Valor Presente Líquido. Ele é a diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa no decorrer de um período.

2 de outubro de 2021 - por Jaíne Jehniffer


O VPL é um indicador muito importante e utilizado quando se pretende realizar um investimento ou projeto. Isso porque a sua função consiste justamente em determinar se o investimento ou projeto é viável.

Uma grande vantagem do VPL é que ele considera o valor do dinheiro no tempo. Isso é vantajoso, pois o dinheiro tem mais valor hoje do que no futuro, já que ele vai perdendo o seu valor ao longo do tempo. 

Uma das desvantagens do VPL é que ele não possibilita a comparação entre projetos com custos e tamanhos diferentes. Por isso, a TIR – Taxa Interna de Retorno, costuma ser utilizada como uma alternativa ao VPL.

O que é VPL?

A sigla VPL significa Valor Presente Líquido. O VPL é a diferença entre o valor presente das entradas de caixa e o valor presente das saídas de caixa no decorrer de um período. Ele é um dos indicadores financeiros mais importantes. O dinheiro a ser recebido em uma data futura não terá o mesmo valor que o dinheiro no presente.

Sendo assim, ao realizar um investimento, é preciso considerar um princípio da matemática financeira que diz que não se deve somar ou subtrair valores futuros no fluxo de caixa de um projeto. Basicamente, o que o VPL faz é trazer para o presente o fluxo de caixa de um projeto de investimento e faz a sua soma ao valor inicial.

Desse modo, ele é utilizado no orçamento de capital para verificar a rentabilidade de um investimento ou projeto. Ou seja, por meio do VPL é possível determinar se um investimento é viável ou não. Além do VPL, existe ainda o VPLa – Valor Presente Líquido Anualizado.

O que é VPL e sua importância nos investimentos

Adhoc contábil

Assim como o VPL, ele é um indicador da expectativa de ganhos e da viabilidade de um investimento. Entretanto, o VPLa funciona melhor em investimentos de longo prazo. O que o VPLa faz é transformar o fluxo de caixa de um projeto em uma série uniforme, o que faz com a análise da viabilidade seja mais fácil, já que considera os ganhos por período.

Importância do VPL

O VPL é importante, pois ele ajuda a analisar a viabilidade de um projeto ou investimento. Sendo que, ao considerar o valor do dinheiro no tempo, ele possibilita que o investidor verifique se ele terá rentabilidade real com a aplicação.

Ele é uma métrica abrangente, que considera todas as despesas, receitas e custos de capital relacionados a um investimento em seu fluxo de caixa.

Além disso, considera o tempo de cada fluxo de caixa, o que pode ter um grande impacto no valor presente de uma aplicação. Devido à sua importância na análise da viabilidade de um projeto ou investimento, o VPL é um indicador bastante utilizado.

O que é VPL e sua importância nos investimentos

Ato contábil

Cálculo do VPL

O VPL pode ser calculado através da seguinte fórmula:

O que é VPL

Keruak

Sendo que o Ct é a entrada líquida de caixa durante o período t. Co são os custos totais do investimento inicial, r é a taxa de desconto e t é o número de períodos. Existem três resultados possíveis para o cálculo: VPL positivo, negativo ou neutro.

O VPL positivo significa que os ganhos projetados gerados por um investimento ou projeto é maior que os custos previstos. Dessa maneira, o projeto ou investimento com VPL positivo será lucrativo.

Em contrapartida, o VPL negativo indica que o investimento não é viável, pois existem grandes chances de prejuízos. Já o VPL neutro significa que os ganhos previstos e os custos são equivalentes. 

O que é VPL e sua importância nos investimentos

Doura soft

Por que os fluxos de caixa são descontados?

No VPL os fluxos de caixa são descontados por dois motivos: para contabilizar o valor do dinheiro no tempo e para ajustar o risco de uma oportunidade de investimento. Em resumo, contabilizar o valor do dinheiro no tempo é preciso por causa da inflação, das taxas de juros e dos custos de oportunidade.

Basicamente, o dinheiro vale mais quanto mais cedo ele é recebido. Por exemplo, é mais vantajoso receber R$ 1 milhão hoje do que daqui a cinco anos. Ao receber hoje, você pode investir este valor e fazer ele render. Por outro lado, o ajuste do risco é preciso, pois não são todas as empresas, oportunidades ou projetos que possuem o mesmo nível de risco.

Por exemplo, é mais provável que o investidor receba um fluxo de caixa ao investir no Tesouro Direto do que ao aplicar em uma startup jovem de tecnologia. Desse modo, a taxa de desconto é maior para os investimentos mais arriscados e menor para as aplicações mais seguras. 

Ação pela paz

Diferenças entre VPL e TIR

O TIR é a Taxa Interna de Retorno, uma métrica normalmente utilizada como uma opção ao VPL. Como a TIR se refere aos retornos projetados anualmente, ela possibilita uma comparação simplificada entre vários tipos e prazos de investimentos.

Por exemplo, é possível usar a TIR para comparar a lucratividade esperada entre um investimento de 2 anos e um de 12 anos, já que o valor é anualizado. Essa possibilidade de comparar investimentos de diferentes tipos e prazos é uma vantagem da TIR em relação ao Valor Presente Líquido.

Isso porque o VPL é um valor único aplicado à totalidade de um período de investimento projetado. Logo, ele não possibilita as comparações entre investimentos.

O que é VPL e sua importância nos investimentos

Compliance pericias

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do VPL é a possibilidade de analisar se um investimento é viável. Sendo assim, usar o Valor Presente Líquido é vantajoso, pois é possível verificar se determinado projeto tem potencial para contribuir com o aumento do valor da empresa.

Além disso, ele é vantajoso porque considera o fato de que o dinheiro no presente é mais valoroso do que no futuro. Existe ainda a vantagem de que o VPL indica quando é que o projeto vai começar a trazer retornos.

Essa previsibilidade é muito importante, já que alguns projetos trazem retornos rapidamente, enquanto outros demoram muito tempo, mesmo sendo viáveis. Em contrapartida, uma desvantagem do VPL é que não é possível comparar projetos com custos e tamanhos diferentes.

O que é VPL e sua importância nos investimentos

Uni educar

Outra desvantagem é a necessidade de usar o custo de capital da companhia. Existe ainda a desvantagem de que se as informações usadas não forem precisas, o resultado do VPL pode ser impreciso. Portanto, ao usar o VPL é preciso saber com precisão todos os dados, o que pode ser difícil de determinar.

Para finalizar, existe ainda a desvantagem de que o VPL sozinho não é suficiente para estabelecer os ganhos e perdas de um projeto. Dessa forma, é preciso utilizar outros indicadores como complemento. 

Agora que você sabe o que é VPL, aproveite para aprender o que é ROAE, o que é? Como funciona, pra que serve e diferenças entre ROE

Imagens: Keruak, Adhoc contábil, Ato contábil, Dourasoft, Exame, Ação pela paz, Compliance pericias e Uni educar

10 dicas de como melhorar a sua relação com o dinheiro

Mitos e verdades sobre empreendedorismo que devemos conhecer

8 dicas do que fazer com a restituição do IR

Como comprar euro mais barato