3 de julho de 2025 - por Raul Sena (Investidor Sardinha)

Já parou pra pensar como certas engrenagens do mercado financeiro giram? Tem gente por aí que sabe muito bem como se aproveitar de você e se você não estiver esperto, acaba sendo só mais um número no gráfico de rendimento de algum gestor. A boa notícia é que dá pra virar esse jogo e eu vou te mostrar como fazer isso!
Veja também: 10 golpes de investimentos e do mercado financeiro
Como ganhar dinheiro com gestores de fundos?
Sabe aquele fundo de investimento que apareceu como campeão nos últimos 12 meses? Então, pode ser que o mérito todo não seja do resultado de uma boa estratégia de longo prazo. Existe uma prática informal no mercado chamada “puxar a cota” e o nome já entrega metade da malandragem.
Imagine o seguinte cenário: o gestor do fundo está com rentabilidade negativa no mês, o que significa que ele não vai receber taxa de performance e ainda corre risco de perder clientes.
Qual seria a solução? Um telefonema aqui, outro ali, entre gestores “parças” de outros fundos e pronto! Feito isso, começa um movimento artificial de compra de ativos com baixa liquidez que joga o preço pra cima no último dia útil. Ou seja, com isso a lâmina (documento de rentabilidade) fecha bonitinha, o fundo aparece nos rankings, a grana entra e o gestor sorri, feliz e contente.
É ilegal? Se for feito de forma deliberada e coordenada, sim, pode ser considerado manipulação de mercado. No entanto, quem disse que alguém faz isso?
Como se proteger disso?
Quer evitar ser pego nessa puxada de tapete disfarçada de rentabilidade? Simples! Faça seus aportes fora das datas de fechamento de mês, trimestre ou ano. Prefira aplicar no meio do mês, longe do calor da performance artificial. Assim, você não entra em investimentos inflacionados por maquiagem de curto prazo.
Como saber se a Selic vai subir?
Outra informação interessante do mercado é sobre o “consenso” referente a Selic. O Comitê de Política Monetária (Copom) teoricamente analisa dados, cenários, projeções… No entanto, na verdade é que boa parte dessa decisão já está sinalizada muito antes por quem realmente manda na praça: os bancões.
Eles publicam estudos, relatórios, entrevistas, previsões e isso de torna um tipo de profecia autorrealizável. Se todos os grandes bancos dizem que a Selic vai subir, o mercado se ajusta como se ela já tivesse subido. O Copom, então, confirma o “consenso”.
E como tirar proveito disso, afinal? Fique sempre de olho no que esses bancos dizem sobre os juros. Se eles estão sugerindo que a taxa já chegou ao “ponto ideal”, pode ser hora de olhar com carinho para títulos prefixados ou atrelados ao IPCA, antes de uma nova decisão.
A mídia financeira também tem dono
Você acha que está se informando de forma imparcial no seu canal de finanças favorito? Muitas vezes, não.
Os youtubers, influenciadores e perfis do Instagram são em grande parte, patrocinados pelo próprio mercado financeiro. Normalmente corretoras e outras instituições financeiras estão por trás desse vídeo ou dica. Por isso, vários dos eventos e recomendações podem estar mais para um teatro de marketing do que para uma aula de economia.
Leia mais: Custodiante: qual é o papel desse agente do mercado financeiro?
Como investir? Ganhe mais dinheiro com o Diagrama do Cerrado
Existe um jeito bem mais inteligente e simples de investir: usando lógica. O Diagrama do Cerrado é um exemplo de sistema que você pode criar para se guiar e investir melhor. Com ele você vai ter uma estratégia de alocação que pode colocar ordem no seu patrimônio e evitar decisões impulsivas.
Funciona assim: você dá uma nota qualitativa para cada empresa com base em fundamentos e aloca um percentual proporcional dessa nota na sua carteira.
- Nota 10? Merece 10% da sua carteira.
- Nota 7? Vai com 7%.
- Nota 4? Só 4% — e olhe lá.
Se uma empresa nota 7 cai de preço, mas continua sendo boa, você compra mais pra manter os 7% da carteira. No entanto, se ela dispara, mas continua com a mesma qualidade, você simplesmente deixa de comprar e redireciona novos aportes para outra oportunidade.
Por que essa estratégia funciona?
Porque diferente do que a maioria acredita, o mercado não é movido só por fundamentos, ele é movido também por comportamento. E se você não tem uma lógica pra seguir, acaba sendo guiado pelo impulso.
Quando você tem um sistema, deixa de reagir ao mercado financeiro e passa a agir sobre ele. Quer entender como isso funciona na prática? Então confira o vídeo que mostrei melhor sobre!
E se você quer aprender a investir e fugir de todas as armadilhas do mercado, te convido a conhecer aAUVP, que é nossa escola de investimentos. Faça a sua análise de perfil e se você receber aprovação, além de utilizar um sistema inteligente para a gestão de seus ativos, você vai aprender a investir no Brasil e no mundo inteiro.
E para ficar por dentro das principais informações do mercado financeiro, acompanhe os conteúdos do canal @investidorsardinha e do perfil @oraulsena no Instagram.