Bear trap: saiba o que é, como identificar e evitar essa armadilha

9 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 5 min, 36 seg


O termo bear trap significa armadilha de urso. Em resumo, a bear trap é uma queda no preço do ativo que depois volta a subir.

Ou seja, parece que o preço do ativo vai continuar a cair, mas essa queda é breve e os preços voltam a subir.

Com isso, os especuladores podem acabar vendendo seus ativos, com o intuito de recomprá-los, quando o preço cair mais.

A intenção é lucrar com a diferença entre o preço de venda e de compra. No entanto, os preços voltam a subir. Dessa forma, os especuladores não conseguem lucrar como o planejado. 

O que é bear trap?

O termo bear trap se refere a um padrão técnico que acontece quando uma ação ou índice sofre uma reversão temporária durante uma tendência de alta.

A tradução de bear trap é: armadilha para ursos. Talvez você esteja se perguntando o por que do nome “armadilha de urso”.

Em resumo, uma queda no mercado pode provocar o efeito manada, com isso, os especuladores sentem necessidade de vender os ativos.

No entanto, essa queda funciona como um tipo de armadilha para quem vai vender, já que ela é uma queda apenas temporária.

Vale notar que quando o especular opera em baixa, ele está no Bear market (mercado de urso). Portanto, o termo armadilha de urso faz sentido nesse contexto.

Além disso, os especuladores que operam em baixa, visam vender o ativo e depois comprá-lo novamente quando o preço baixar.

Portanto, o especulador que cai na armadilha de urso e vende a ação na baixa, fica no prejuízo quando os preços voltam a subir.

Quais são os tipos de bear trap?

Elas podem aparecer de diversas formas. Porém, as mais comuns são:

1- Suporte

Acontece quando o preço atinge um nível de suporte ou rompe esse nível de maneira breve e depois volta a subir em seguida.

2- Volume

Esse tipo de bear trap funciona de forma similar a bear trap de suporte. Mas neste caso, ela se baseia no volume e não no suporte.

Como funciona a bear trap?

O bear trap funciona como um padrão que ocorre quando um índice ou ação sofre uma reversão temporária durante uma alta no mercado.

Os especuladores usam gráficos na tentativa de prever quais ativos irão continuar em queda. Dessa forma, a intenção é vender pelo preço atual e recomprar os ativos quando os preços caírem ainda mais.

No entanto, eles podem cair no equívoco de acharem que certo ativo vai continuar caindo, quando na verdade, trata-se apenas de uma queda temporária.

Logo, o especulador acaba vendendo os seus ativos por um preço baixo, achando que o preço vai continuar a cair. Mas então os preços passam a subir pouco depois.

Vale destacar que essa armadilha pode ser conduzida por outros grupos do mercado financeiro.

Sendo que a intenção deles é justamente fazer os especuladores acharem que é uma oportunidade de venda, para então reverter o movimento e lucrar com isso.

Como identificar?

Existem três maneiras principais de identificar a chegada de uma bear trap. Sempre que as ações iniciam uma reversão e chegam a novos máximos ou mínimos, o volume tende então a acelerar.

Por esse motivo, quando o mercado muda de direção e o volume ainda continua baixo, pode ser um sinal de bear trap.

Dessa forma, as três formas de identificar uma bear trap são:

  • Níveis de suporte;

  • Uso de Médias Móveis;

  • Análise do Volume durante movimentos de preço.

Principais características

O bear trap costuma ocorrer quando uma parte do mercado está disposta a forçar os preços dos ativos para baixo, com a intenção de lucrar com isso.

Uma das principais características disso, é a longa tendência de baixa ou um movimento decrescente de preços no mercado que estão fora dos padrões históricos daquele ativo.

Quais os riscos de operar durante uma bear trap?

Os riscos de operar em uma bear trap são bem grandes. Afinal de contas, trata-se de uma armadilha que pode te fazer perder muito dinheiro.

Além disso, as operações especulativas em si, são bem arriscadas. Isso porque, os especuladores se baseiam em gráficos na tentativa de prever o futuro. Mas ninguém é capaz de prever o futuro!

Como operar durante a bear trap?

O mais recomendado é não operar durante um bear trap. Isso porque, trata-se de uma armadilha, que tem muitas chances de te fazer perder dinheiro.

Além disso, esse é um tipo de estratégia para especuladores, com foco em ganhos no curto prazo.

No entanto, o ideal é investir com foco no longo prazo. Desse modo, você consegue construir o seu patrimônio aos poucos e corre bem menos riscos.

Mas se você insistir em especular e operar durante bear traps, tome cuidado e seja cauteloso.

E como evitar?

A forma mais fácil de evitar a bear trap, é não fazer operações especulativas de curto prazo. Isso porque, esse tipo de operação tem como base a tentativa de prever o futuro por meio de gráficos.

No entanto, os gráficos mostram o passado e não são capazes de prever o futuro.

Mas se você quiser fazer operações especulativas, que são bem arriscadas, fique de olho no comportamento de preços e projeção de tendências.

Diferenças entre bear e bull trap

Ambas são operações especulativas de alto risco, que visam ter lucros no curto prazo, com base na análise de gráficos.

Como você já sabe, a bear trap é um padrão técnico que ocorre quando um ativo sofre uma reversão temporária durante uma tendência de alta.

Por outro lado, a bull trap (armadilha de touro) é um sinal falso de tendência de queda de um ativo, que reverte depois de um breve período de alta.

Ou seja, a grande diferença entre elas é que a bear trap é desencadeada por uma queda no preço do ativo que depois volta a subir.

Já no bull trap ocorre quando o mercado passa por uma baixa expressiva e depois sobe muito. Mas neste caso, a alta não se mantém e os preços voltam a cair.

Fontes: Earn2Trade; Carteirat, Mais retorno, Xp, Yubb e Clube do Pai Rico.