O bear market é um termo usado para se referir à queda dos preços dos ativos na bolsa de valores. Dessa maneira, movidos pelo temor de queda dos preços, os investidores alimentam o espiral de baixa dos ativos ao colocar os seus à venda.
Ou seja, o bear market é uma espécie de efeito dominó, já que as suas consequências alimentam ainda mais as suas ações. Em outras palavras, quanto mais os investidores ficam descrentes da bolsa de valores, mais difícil se torna a retomada da economia.
Enfim, o oposto do bear market é o bull market, onde os preços sobem e a expectativa dos investidores também. Portanto, os dois termos são opostos e um só é possível na ausência do outro.

Stock news
O que é bear market
Bear market é um termo em inglês que, traduzindo, significa mercado do urso. Esse termo é usado para designar a queda do mercado. Dessa maneira, a baixa de um setor ou mercado, normalmente, ocasiona a continuação da queda e, consequentemente, o pessimismo do mercado.
Isso porque, a expectativa de baixa faz com que a tendência seja de continuação da queda. Em outras palavras, quando os preços dos ativos começam a baixar a expectativa dos investidores também baixa.
Dessa maneira, os investidores começam a vender ações e, como os outros investidores também estão descrentes, a quantidade de pessoas querendo comprar diminui.
Portanto é uma espiral de descida constante. Os investidores que acreditam que os preços dos ativos vão cair, são chamadas de bearish ou ursos.

Mobius capital partners
O bear market não tem um tempo fixo de duração. Portanto, pode ser que ele dure uma semana ou, até mesmo, meses.
Contudo, vale ressaltar que o bear market é uma queda em efeito dominó, não sendo o mesmo que uma queda normal, como ocorre na bolsa e possibilita a compra de ações de boas empresas com preço abaixo do normal.
Bear market X bull market
O urso e o touro (bull) são opostos. Desse modo, enquanto o bear market se refere à uma tendência de baixa, o bull market é quando os preços estão em alta. Quando um sai de cena o outro entra e assim sucessivamente, é o ciclo da economia, alta e baixa.

Biscoint
Em resumo, o bear market é quando os preços estão caindo e o bull market é quando o mercado está sendo movido por expectativas de alta e consequente aumento de preços.
Como funciona o bear market
Quando o preço de um ativo cai mais de 20%, em comparação com a alta anterior de mesma magnitude, temos um bear market. Porém, para que seja considerado de maneira generalizada, é necessário que 80% dos ativos da bolsa tenham sofrido essa queda.
O funcionamento do bear market pode ser explicado como um fenômeno de auto alimentação. Acontece que o mercado é movido pela expectativa. Ou seja, quando os preços começam a baixar, os investidores, temerosos, começam a vender.
Por isso, quanto mais colocam ações para vender, mais os preços baixam e, consequentemente, mais tempo o bear market dura.
Em outras palavras, é como se os investidores fizessem com que o bear market durasse ainda mais, pois estão com medo de perder dinheiro, então, perdem ainda mais porque, de maneira geral, todos estão temerosos.
Se o fenômeno continua por muito tempo e atinge outras áreas, pode ser que o PIB abaixe, que o número de vagas de emprego diminua e os juros aumentem.
Enfim, é a velha lei de oferta e demanda. Se todos estão querendo vender e poucos querem comprar, logo, os preços tendem a abaixar. O oposto, que é a retomada dos preços dos ativos, ocorre quando muitos querem comprar e poucos querem vender, consequentemente, os preços aumentam.
Identificando a queda
Para evitar grandes prejuízos financeiros e tentar não entrar na espiral do bear market, o investidor pode ficar atento a alguns sinais que, normalmente, indicam que o bear market está chegando. São eles:
1- Incerteza: Os investidores tendem a evitar investimentos de renda variável quando o mercado passa por períodos de incerteza.

Brinker capital
2- Mudança: Quando os investidores começam a trocar, por exemplo, as ações por ativos de renda fixa, como o Tesouro Direto ou o CDB. A mudança pode ser ocasionada por diversos motivos, entre eles a taxa de juros elevada, o que faz com que a renda fixa seja atrativa.
3- Instabilidade: Quando a economia está passando por períodos de crise, os investidores evitam a renda variável, já que os riscos são maiores.
4- Queda: Por fim, quando ocorre queda nos preços é o bear market na prática.
Lucros durante a queda
Apesar de não ser muito encorajada por representar enormes riscos, existe uma manobra que alguns investidores realizam durante a ocorrência de bear market, chamada de Short.

The motley fool
Nesse tipo de estratégia, o investidor vende ações alugadas para, posteriormente, comprá-las de volta com preços mais baixos. Dessa forma, o lucro vem da diferença entre o preço da ação vendida e a sua recompra.
Agora que você sabe o que é bear market e como ele funciona, veja o vídeo de Raul Sena e entenda um pouco mais sobre os termos bear market e também bull market:
Agora que você entende como o bear market funciona e qual a sua diferença com o bull market, entenda também o que significa Recessão, o que é? Definição, causas e conceito de recessão técnica
Fontes: Mais retorno, Cointimes, Capital research e Suno
Imagens: The motley fool, Biscoint, Stock news, Eu quero investir, Mobius capital partners, Moneta group e Brinker capital