Calculadora do Banco Central: o que é, como utilizar e funções

31 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 40 seg


A calculadora do Banco Central é uma ferramenta que faz cálculos financeiros dos juros compostos. Ela foi desenvolvida pelo Banco Central do Brasil (Bacen) e pode ser acessada de forma gratuita no site oficial do Bacen. Além de usar no site, o cidadão pode também baixar o aplicativo, aceito nos sistemas Android e iOS. 

A calculadora usa a metodologia dos juros compostos para definir, por exemplo, o retorno de um investimento na poupança e outros tipos de aplicações. Desse modo, a calculadora é muito útil para quem deseja prever retornos dos investimentos.

Além disso, ela é útil para analisar os valores da contratação de um financiamento. Com isso, a pessoa pode analisar se o financiamento é mesmo uma boa opção.

O que é a Calculadora do Cidadão?

A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta que realiza cálculos financeiros dos juros compostos. Também conhecida como calculadora do Banco Central, essa é uma ferramenta gratuita que pode ser acessada pelo site oficial do Bacen.

Os cidadãos podem utilizar a calculadora tanto no site, quanto baixar o aplicativo, que é aceito nos sistemas Android e iOS. 

Desse modo, com a calculadora, você pode fazer vários cálculos que envolvam os juros compostos, como por exemplo: aplicações com depósitos regulares, financiamento com prestações fixas, valor futuro de capital e ainda correção de valores. 

Para fazer os cálculos, a Calculadora do Cidadão usa dados simples, sendo assim, ela não leva em conta custos como taxas, tarifas e impostos.

Na prática, ela ajuda as pessoas a terem uma base sobre os valores de financiamento e investimentos. Contudo, para ter um resultado mais realista, é preciso considerar outros gastos que os investimentos e financiamentos podem ter.

Como ela funciona?

A Calculadora do Cidadão funciona como uma ferramenta grátis que é útil para alguns tipos de cálculos. Por exemplo, com ela é possível calcular o retorno de um investimento.

Além disso, ela é útil para analisar a cobrança de juros de uma dívida paga com o cartão de crédito. As principais funcionalidades da calculadora são:

  • rendimento da poupança
  • cálculo de financiamento com parcelas fixas
  • correção monetária
  • por fim, aplicações com ou sem depósitos mensais

Portanto, essa é uma calculadora bem útil para quem deseja entender o retorno de aplicações ou os juros de uma dívida, para poder organizar melhor a sua vida financeira.

No entanto, ela não serve para discutir contratos bancários, pois os cálculos apresentados são valores referenciais e não correspondem de fato aos encargos e demais aspectos considerados na celebração do contrato.

Para que serve a Calculadora do Cidadão?

A calculadora do Banco Central serve para fazer quatro tipos de cálculos:

1- Correção de valores com a Calculadora do Cidadão

Por meio da função de correção de valores da calculadora, é possível fazer a simulação da atualização dos valores da:

Enfim, para fazer os cálculos, basta informar a data inicial, data final e valor que precisa de correção. Com base nesses dados, a calculadora simula os valores atualizados.

2- Financiamento com prestações fixas

Essa opção é útil para analisar os valores da contratação de um financiamento. Desse modo, a intenção é informar o valor total do pagamento, a taxa de juros, a quantidade de parcelas e o valor das prestações.

No cálculo, leva-se em conta a Tabela Price, e também um sistema de amortização. Para calcular, basta informar o número de meses, a taxa mensal de juros e o valor da prestação (ou o valor financiado).

3- Aplicações com depósitos regulares

Essa função da calculadora do Banco Central serve para simular o retorno dos juros de um investimento, onde os aportes ocorrem de forma regular. Para saber o quanto de juros sua aplicação vai render, informe o número de meses, a taxa mensal de juros e o valor do depósito (ou o valor obtido no final).

4- Valor futuro de um capital

Por fim, a calculadora serve ainda para definir qual será o valor final de uma aplicação única, cujo aporte foi feito na data atual. Dessa forma, o cidadão deve informar o número de meses, a taxa de juros e o capital atual (ou o valor obtido no final).

Quem pode usar?

Pode usar a calculadora do cidadão, qualquer pessoa física que queria realizar algum dos tipos de cálculos abaixo:

  • Correção de valores
  • Financiamento com prestações fixas
  • Aplicações com depósitos regulares
  • Valor futuro de um capital

Fontes: Capital research, Empreender dinheiro, Bx blue e, por fim,  Bcb.