O que é aniversário da poupança? Como calcular a rentabilidade?

7 de fevereiro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 6 min, 7 seg


A poupança é uma das aplicações mais conhecidas entre os brasileiros. Porém, a maioria não sabe como funciona a rentabilidade da poupança. Sendo que o aniversário da poupança é um dos aspectos principais na forma de retorno.

Você já deve ter lido outros textos aqui no site Investidor Sardinha, onde eu falo que a poupança não é uma boa aplicação. Um dos motivos para isso, é justamente a forma de retorno, o que envolve o aniversário da poupança.

Enfim, no texto de hoje vou te explicar não apenas o que é o aniversário da poupança, mas também o porque a poupança não é uma boa. Além disso, vou te mostrar algumas opções de aplicações mais rentáveis.

O que é aniversário da poupança?

Você faz aniversário uma vez no ano, na data em que você nasceu, certo? O aniversário da poupança segue uma lógica parecida. Contudo, o aniversário não é uma vez no ano, é uma vez ao mês.

Ou seja, é uma espécie de mesversário. Em resumo, o aniversário da poupança é uma data mensal onde a aplicação rende.

Desse modo, cada depósito que você faz na poupança, tem como data de aniversário o dia em que você colocou o dinheiro lá.

Por exemplo, se você fizer um depósito no dia 10 de março essa aplicação irá render sempre no dia 10. Se você fizer uma aplicação no dia 11 e outra no dia 12, cada um dos depósitos irá render nos respectivos dias 11 e 12.

Como o rendimento da poupança ocorre apenas no dia do aniversário, se você fizer o resgate antes do aniversário você não vai ter o rendimento daquele mês.

Por exemplo, se você fizer um depósito no dia 4 de agosto, o aniversário da aplicação será todo dia 4. Logo, se você fizer o resgate, por exemplo, no dia 2 setembro você perde o rendimento do mês todo.

Por isso, é importante esperar a data de aniversário da aplicação antes de fazer o resgate. Afinal de contas, o rendimento da poupança já é baixo, se você não esperar pelo aniversário você não tem rendimento nenhum!

Mas é claro que você pode fazer o resgate quando quiser, já que a poupança conta com liquidez imediata. Só que você precisa ter consciência de que ao resgatar antes do aniversário, você não terá rendimentos.

Para ficar mais fácil o acompanhamento dos dias em que irá cair o rendimento, você pode realizar os depósitos sempre no mesmo dia. Dessa maneira, o aniversário da poupança será sempre na mesma data.

Como saber a data de aniversário da poupança?

Você não se lembra que dia fez cada depósito na poupança? Não se preocupe, descobrir qual a data de aniversário da poupança é fácil. Basta você tirar um extrato detalhado junto ao banco.

Para isso, você pode usar o aplicativo do banco, o site ou um terminal na agência. Ao pedir o extrato, definia no mínimo um período de 30 dias.

Dessa forma, o extrato será organizado por data base. A data base é o dia do depósito e a sua conta pode ter várias datas bases, de acordo com as datas que você depositou.

Logo, a cada 30 dias dessas datas bases, será adicionado os juros compostos na aplicação. 

Rendimento da poupança nos sábados, domingos e feriados

Se a data de aniversário da poupança cair no fim de semana ou feriado, o rendimento da aplicação será no próximo dia útil.

Além disso, se você fizer um depósito no dos dias 29, 30 ou 31, o aniversário será no dia 1º do mês seguinte. Vale destacar que o rendimento da poupança segue as seguintes regras:

  • Se a Selic estiver mais alta que 8,5%, o rendimento é: 0,5% ao mês + Taxa Referencial;
  • Se a Selic estiver abaixo ou igual a 8,5%, o rendimento será de: 70% da Selic + Taxa Referencial. 

No momento em que estou escrevendo este texto, a Selic está em 10,75%. Portanto, o rendimento da poupança está seguindo a primeira regra.

Em outras palavras, a poupança está rendendo apenas 0,5% ao mês, já que a Taxa Referencial (TR) está zerada há um tempo. É por isso que a poupança não vale a pena: o retorno é muito baixo.

Aplicações mais rentáveis do que a poupança

Com um rendimento de apenas 0,5% ao mês, a poupança proporciona um retorno bem abaixo da inflação.

Isso significa que apesar de parecer que você está aumentando o seu patrimônio, o fato é que você está perdendo poder de compra para a inflação.

Por isso, é importante procurar por investimentos mais rentáveis, que proporcionem ganho real. Algumas opções são:

1- CDBs

Os Certificados de Depósito Bancário são uma boa opção de aplicação. Isso porque, além de oferecerem retornos muito maiores do que a poupança, ele ainda tem a mesma segurança da poupança.

A segurança dos dois é feita pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC) que devolve até R$ 250 mil por CPF e instituição, em caso de calote.

Portanto, ao investir em CDBs você pode ter um rendimento bem alto e ainda conta com a mesma segurança da poupança!

2- LCIs e LCAs

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por bancos. Elas funcionam de forma similar aos CDBs.

Sendo assim, as LCIs e LCAs também proporcionam retorno bem maior do que a poupança e contam com a proteção do FGC.

A diferença é que os recursos captados pelas LCIs e LCAs são destinados exclusivamente para os respectivos setores imobiliário e do agronegócio. Além disso, as LCIs e LCAs são vantajosas, pois são isentas de imposto de renda.

3- Fundos de investimento

Os fundos de investimento funcionam como uma reunião de investidores focados em investir em um setor ou ativo em específico.

Por exemplo, os fundos imobiliários investem em imóveis físicos ou em títulos relacionados ao setor imobiliário. Os fundos têm a vantagem da praticidade.

Isso porque, o responsável por analisar os ativos que serão adquiridos pelo fundo é o gestor. A desvantagem é que o investidor precisa arcar com custos como taxa de administração e de performance.

Vale destacar que diferente das opções anteriores, os fundos são mais arriscados. Isso porque, os CDBs, LCIs e LCAs são aplicações de renda fixa.

Já os fundos fazem parte da renda variável. Enfim, para conferir algumas aplicações de renda fixa com bons retornos, assista ao vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha:

E aí, ficou animado para colocar o seu dinheiro em um ativo que tem um rendimento superior à poupança? Então aprenda agora mesmo Como começar a investir? Conceito, mitos e passo a passo para investir