O que são commodities minerais?

5 de julho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 46 seg


As commodities são matérias-primas para outros produtos. As commodities minerais, por sua vez, são os bens minerais encontrados em um país. Alguns exemplos disso são o petróleo, o gás natural, o etanol e o ouro.

O que são commodities minerais?

Primeiramente, as commodities são produtos que servem como matéria-prima para outros produtos. Sendo assim, existem vários tipos de commodities como, por exemplo, as commodities agrícolas e minerais.

Já as commodities minerais são compostas por minérios, minerais, metais e recursos ligados à energia. Alguns exemplos de commodities minerais são:

  • Petróleo;
  • Gás natural;
  • Etanol;
  • Ouro.

Alguns fatos que você deve saber são:

  • Importância. As commodities têm relevância e consumo global. Isso porque, elas são necessárias para as operações de vários tipos de empresas na cadeia produtiva.
  • Demanda no mundo. Os produtores de commodities abastecem o mercado mundial e não apenas o mercado interno.
  • Ganhos com o câmbio alto. As commodities são cotadas internacionalmente. Logo, as receitas desse tipo de empresa aumentam quando elas exportam a uma taxa de câmbio mais elevada.
  • Ciclos de altas e baixas. As commodities têm demanda cíclica. Ou seja, elas passam por longos períodos de alta e baixa.

O setor

Historicamente, a indústria mineral brasileira tem um importante papel no PIB – Produto Interno Bruto. Isso mesmo com os fluxos e refluxos do cenário econômico globalizado com efeitos nos preços das commodities minerais.

Sendo assim, em cenários de preços baixos, para grande parte das commodities minerais, uma análise do comportamento do mercado, é muito importante para a tomada de decisões.

Por exemplo, a demanda por commodities no mercado serve para impulsionar as ações na cadeia produtiva do setor mineral. Isso com o intuito de atingir as metas de produtividade que foram planejadas.

Já o cenário de preços baixos das commodities obriga o setor produtivo a repensar as suas medidas de controles de custos. Logo, a intenção é aumentar a produtividade sem a necessidade de investimentos adicionais.

Commodities no Brasil

Dentre os tipos de commodities, o Brasil se destaca na produção de commodities agrícolas. Sendo que as principais commodities agrícolas do Brasil são: café, soja, milho, cacau e laranja.

No entanto, o Brasil também é destaque na produção de commodities minerais. Isso porque ele é um grande produtor de petróleo e minério de ferro.

Para você ter uma ideia, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de minério de ferro do mundo.

Enfim, a comercialização de commodities é fundamental para a economia brasileira e corresponde a uma parte considerável do nosso PIB.

Onde investir

Uma das principais formas de investir em commodities é comprando ações de empresas que atuam nesse setor.

Neste caso, você pode analisar quais empresas da bolsa produzem cada um dos tipos de commodities e escolher em qual tipo você quer investir.

Por exemplo, a Petrobras atua na indústria de óleo, gás natural e energia. Logo, ao comprar ações dessa empresa, você está investindo em commodities minerais.

Outro exemplo são as empresas que trabalham com minério de ferro. Como o minério de ferro é um dos principais produtos de exportação da economia nacional, investir nesse setor pode ser uma boa.

Sendo que você pode tanto investir em empresas que atuam diretamente na mineração ou ainda que realizam a produção de produtos derivados do ferro e aço ou outros metais explorados no Brasil.

Por fim, além das ações, você pode investir também em BDRs – Brazilian Depositary Receipt. Neste caso, você está investindo em papéis que representam as ações de empresas de commodities no exterior.

Previsão para o mercado de commodities

Com o fim da pandemia, as expectativas são positivas para o mercado de commodities.

Segundo Barbara Mattos, vice-presidente sênior da Moody’s o mercado deve conciliar as demandas dos próximos anos com a responsabilidade socioambiental.

Além disso, ela explicou que: “devemos continuar vendo uma demanda crescente de urbanização, o que é bastante positivo para o setor mineral.

A Ásia ainda tem patamares bastante inferiores comparados ao resto do mundo. Então, é um fator positivo para os próximos anos”.

Por outro lado, Thiago Ojea, vice-presidente Latam de Pesquisa de Materiais Básicos da Goldman Sachs, afirmou que a previsão é de que o dólar se enfraqueça nos próximos anos.

De acordo com Ojea, “dado isso, acreditamos que vamos ter uma inflação maior e essa combinação de inflação alta e dólar mais fraco pode ser um sinal benéfico para o setor de commodities”.

As expectativas são positivas para o setor de commodities. No entanto, existem alguns desafios. Um deles se refere às instabilidades políticas na América Latina, que causam desconfiança no investidor.

Enfim, gostou do texto? Pois saiba que aqui no site existem vários outros textos que você pode gostar de ler.

Por exemplo, você pode descobrir quais são as principais commodities do Brasil. Além disso, você pode gostar de conferir 5 dicas para investir no agronegócio.

Você pode ainda aprender com as lições de grandes investidores. Por fim, confira ainda dicas de como investir o 13º salário.

Fontes: Serasa; revista minerios; toro investimentos; Nubank; e, por fim; Ibram.

Bibliografia

  • Mercado de commodities minerais deve ser impulsionado pelas obras de urbanização em países asiáticos. Ibram. Acesso em; 04 de julho de 2022.