Como reconhecer uma pirâmide financeira?

24 de agosto de 2021, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 9 min, 36 seg


Saber como reconhecer uma pirâmide financeira é essencial para que você evite cair nesse golpe e perder muito dinheiro. Até porque esse é um tipo de esquema que está ficando cada vez mais famoso e fazendo um número cada vez mais alto de vítimas.

A pirâmide financeira é um esquema ilegal onde uma pessoa finge ter um negócio que gera altos rendimentos sem riscos, para atrair vítimas. O esquema é oferecido como um investimento, mas, para entrar, as pessoas precisam aplicar um valor inicial.

Além disso, os membros precisam recrutar novos participantes, pois é o dinheiro das pessoas que entram no esquema que remunera os membros mais antigos. Exatamente por isso esse é um esquema que não se mantém por muito tempo. Quando a pirâmide cai, as vítimas ficam no prejuízo.

Quer saber mais sobre esse esquema e como evitar de cair nele? Leia a matéria.

O que é pirâmide financeira?

Uma pirâmide financeira é um esquema baseado no recrutamento de participantes com a promessa de retornos elevados e relativamente fáceis. Para que esses rendimentos sejam pagos, as pessoas que ingressam dependem da entrada de novos membros, que vão aportando dinheiro e chamando novos integrantes para o grupo. Conforme a base aumenta, os mais antigos no grupo recebem recursos dos que entraram mais recentemente, e isso dá a falsa ilusão de que o sistema é lucrativo.

Porém, em uma pirâmide financeira, o dinheiro simplesmente passa de um nível para o outro, pois não existe nenhum produto ou serviço em contraprestação. A sustentação da pirâmide é temporária, portanto tende sempre a ruir.

Pirâmide financeira é crime. Como em algum momento a estrutura entrará em colapso, o prejuízo é certo — o tamanho do buraco dependerá do número de participantes e da quantidade de dinheiro envolvida. Oficialmente o esquema de pirâmide é considerado um crime contra a economia popular, e está previsto na Lei n°1.521/1951.

Como funciona esse esquema?

Um esquema de pirâmide financeira funciona da seguinte maneira:

  1. Início do esquema: O golpista inicial convence outras pessoas a lhe dar dinheiro para entrar em um “investimento certeiro” que ele está gerenciando.
  2. Recrutamento: Essas pessoas, por sua vez, são incentivadas a convencer outros a também investirem. Eles receberão uma porcentagem do dinheiro de cada novo sócio, e dos eventuais novos sócios que estes trouxerem.
  3. Expansão da pirâmide: A cada camada, há mais e mais “investidores” na base, por isso o esquema foi batizado de “pirâmide”.
  4. Colapso da pirâmide: Matematicamente, é necessário que cada membro consiga conquistar pelo menos dois novos participantes. E se, por algum motivo, todos eles decidirem “sacar” o dinheiro investido ao mesmo tempo, a pirâmide desaba.

É importante notar que esses esquemas são ilegais e prejudiciais. Eles dependem do recrutamento constante de novos investidores para pagar os retornos prometidos aos investidores anteriores, o que é insustentável a longo prazo.

Como identificar e não cair em uma pirâmide financeira?

Aqui estão algumas dicas para identificar e evitar cair em uma pirâmide financeira:

Falta de registro nos órgãos reguladores

Empresas legítimas geralmente são registradas em órgãos reguladores. Se a empresa em questão não tiver registro, isso pode ser um sinal de alerta.

Falta de informações sobre a empresa, donos ou o produto

Empresas legítimas são transparentes sobre suas operações. Se você não consegue encontrar informações básicas sobre a empresa ou seus produtos, isso pode ser um sinal de que algo está errado.

Depósitos em contas pessoais

Empresas legítimas geralmente têm contas bancárias comerciais. Se você está sendo solicitado a depositar dinheiro em uma conta pessoal, isso é um grande sinal de alerta.

“Prova” de suposto sucesso financeiro

Se a empresa está focando mais em mostrar o sucesso financeiro de alguns membros do que em explicar como o negócio realmente funciona, isso pode ser um sinal de que é uma pirâmide financeira.

Retornos desproporcionais e garantidos

Se a empresa está prometendo retornos altos e garantidos, isso é um grande sinal de alerta. Investimentos legítimos geralmente não podem garantir retornos, pois há sempre algum nível de risco envolvido.

Vale lembrar que não existe nenhum investimento com possibilidade de altos lucros, sem uma boa dose de risco. No mercado existe uma relação de risco e retorno nas aplicações: quanto maior for o risco, maiores a chances de altos lucros e vice-versa.

Lembre-se, se algo parece bom demais para ser verdade, provavelmente é mentira. Sempre faça sua própria pesquisa e consulte um profissional de confiança antes de fazer qualquer investimento.

Pirâmides financeiras mais famosas

Esquema Ponzi

O Esquema Ponzi foi uma operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolveu a promessa de pagamento de rendimentos anormalmente altos aos investidores à custa do dinheiro pago pelos investidores que chegaram posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O esquema foi nomeado após o criminoso financeiro ítalo-americano Charles Ponzi.

Charles Ponzi entrou no ramo de empréstimos prometendo juros de 50% em 45 dias ou de 100% em 90 dias. Ele pagava juros elevados aos investidores mais antigos com o dinheiro que ganhava dos novos e ainda usava parte do dinheiro para investir em cupons de selos postais, que eram adquiridos com baixo custo em outros países e revendidos por muito mais nos EUA, o que o ajudava também a pagar os clientes.

No entanto, se ele parasse de conseguir novos investidores, sua corrente entrava em colapso na mesma hora. E foi o que aconteceu. Em 1920, o jornal Boston Post decidiu investigar o esquema por desconfiar do alto juro pago a tantas pessoas. Quando o especialista contratado pelo jornal descobriu que deveriam existir mais de 160 milhões de cupons em circulação para cumprir as promessas de Ponzi, mas só tinham 27 mil rodando, a notícia se espalhou e todos os seus clientes pediram o dinheiro de volta na mesma hora, o que o levou à prisão por diversas vezes em vários estados do país. Ponzi faleceu em 1949, no Brasil, sem nada, na miséria, em um abrigo de indigentes.

Bernie Madoff

Bernard Lawrence “Bernie” Madoff (Queens, Nova Iorque, 29 de abril de 1938 – Carolina do Norte, 14 de abril de 2021) foi um financista americano que executou o maior esquema Ponzi da história, defraudando milhares de investidores em dezenas de bilhões de dólares ao longo de pelo menos 17 anos. Ele também foi um pioneiro no comércio eletrônico e presidente da Nasdaq no início dos anos 1990.

Madoff fundou uma corretora de ações em 1960, que eventualmente se transformou em Bernard L. Madoff Investment Securities. Ele serviu como presidente da empresa até sua prisão em 11 de dezembro de 2008. Naquele ano, a empresa era a 6ª maior formadora de mercado em ações do S&P 500. Enquanto a parte da corretora de ações do negócio tinha um perfil público, Madoff tentava manter seu negócio de gestão de ativos discreto e exclusivo.

Em 10 de dezembro de 2008, os filhos de Madoff, Mark e Andrew, informaram às autoridades que seu pai havia confessado que a unidade de gestão de ativos de sua empresa era um enorme esquema Ponzi, e o citaram dizendo que era “uma grande mentira”. No dia seguinte, agentes do Federal Bureau of Investigation prenderam Madoff e o acusaram de um crime de fraude de valores mobiliários. A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) já havia conduzido várias investigações sobre suas práticas de negócios, mas não havia descoberto a fraude massiva.

Em 12 de março de 2009, Madoff se declarou culpado de 11 crimes federais e admitiu ter transformado seu negócio de gestão de patrimônio em um enorme esquema Ponzi. O escândalo de investimento de Madoff defraudou milhares de investidores em bilhões de dólares. Ele morreu em 14 de abril de 2021, na prisão onde cumpria a pena a que foi condenado, devido a causas naturais.

Pirâmide financeira é crime?

Sim, a pirâmide financeira é considerada um crime contra a economia popular. No Brasil, está previsto na Lei n°1.521/1951. Esse tipo de esquema é insustentável a longo prazo e, quando entra em colapso, causa prejuízos financeiros para a maioria dos participantes, especialmente aqueles que entraram mais recentemente.

Portanto, é importante estar sempre alerta para evitar cair em tais esquemas.

Como ser ressarcido se eu cair em uma pirâmide financeira?

Se você cair em uma pirâmide financeira, aqui estão algumas etapas que você pode seguir para tentar ser ressarcido:

  1. Denuncie para as autoridades: Ao desconfiar que caiu em um esquema de pirâmide, o primeiro passo é contatar as autoridades, como Polícia Civil, Federal ou até mesmo o Ministério Público. A denúncia pode ser feita por boletim de ocorrência.
  2. Contrate um advogado: Um advogado pode ajudar a orientar você sobre os próximos passos e pode representar você em qualquer ação legal que possa ser necessária.
  3. Entrar com o processo na justiça: Após entrar com o processo na justiça, a ação esperada é de causa ganha. Com o processo ganho, você possui o direito como vítima de ter todo o seu patrimônio ressarcido. Além disso, é possível que seja paga uma multa por danos financeiros e psicológicos, se for o caso.

Lembre-se, é importante agir o mais rápido possível se você suspeitar que caiu em um esquema de pirâmide financeira. Quanto mais cedo você agir, maiores serão suas chances de recuperar seu dinheiro.

Portanto, se você desconfiar de pirâmide, pesquise sobre a empresa e o produto que ela oferece. Inclusive, para verificar se o esquema é legal, você pode consultar o site da CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

Qual é a diferença entre a pirâmide financeira e o marketing multinível?

Muitas pessoas confundem o marketing multinível com pirâmide financeira, mas os dois são bem diferentes. Essa confusão ocorre pois o marketing multinível oferece ganhos com a indicação de novos integrantes e, muitas vezes, exige um investimento inicial.

A grande diferença entre eles, é que a pirâmide não possui nenhum tipo de produto que sustente a operação. Já no marketing multinível, ocorre a venda de produtos que geram lucro real para o negócio.

Nesse sentido, no marketing multinível as pessoas são remuneradas pelas vendas realizadas, ao passo em que na pirâmide, a remuneração dos membros mais antigos ocorre por meio do dinheiro aplicado pelos novos membros.

Além disso, o marketing multinível é uma prática legal, que comercializa serviços e produtos de verdade. Por meio dele, os vendedores ganham com a venda de produtos e recebem uma comissão pelo que é vendido pelos seus indicados. 

Por fim, no marketing multinível não existem promessas de grandes lucros em pouco tempo, nem de lucro apenas por recrutar novos membros.

  • Leia mais; Agora que você sabe como reconhecer uma pirâmide, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e conheça o caso da Juliana Paes que caiu no golpe:

Fontes: Infomoney, Toro, Como Investir