Pirâmide financeira, o que é? Definição, funcionamento e como identificar


A pirâmide financeira, é um esquema onde se promete grandes retornos financeiros de forma rápida e fácil. Basicamente, o seu funcionamento se dá por meio da indicação de novos clientes. 

Os novos membros, por sua vez, além de fazer um investimento inicial, devem indicar mais outros clientes. No esquema, o dinheiro aplicado pelos novos membros serve de lucro para a ponta da pirâmide que, invariavelmente, quebra. 

No Brasil, esse esquema é proibido e considerado como crime de estelionato. Como consequência, o crime pode levar os administradores da pirâmide para a prisão por até cinco anos. 

O que é pirâmide financeira

Pirâmide financeira, também chamada de esquema em pirâmide, é um negócio em que se promete grandes retornos financeiros em pouco tempo.

No Brasil, as pirâmides financeiras são ilegais. Dessa maneira, através da Lei 1. 521/51, elas são consideradas como crime contra a economia popular. 

Ideias e finanças

As pirâmides financeiras são ilegais, pois são insustentáveis. Inicialmente, elas apresentam vantagens financeiras, no entanto, os novos integrantes param de entrar, as promessas de retorno financeiro não podem mais serem cumpridas, então a pirâmide cai. 

Nesse sentido, caso seja comprovado crime de esquema em pirâmide, a empresa que realizou o esquema, pode responder por crime de estelionato. A pena para esse tipo de crime é de até cinco anos de prisão. 

Como o esquema funciona

A pirâmide financeira, geralmente, não vende nenhum tipo de serviço ou produto. Os lucros são pagos conforme novos integrantes entram no esquema. Para entrar no esquema, os novos clientes devem fazer um “investimento”.

Esse investimento é chamado de taxa de adesão e pode tomar forma, por exemplo, por meio do pagamento de algum treinamento ou aquisição de algum produto. É esse dinheiro aplicado que servirá de lucro para os primeiros que entraram no esquema, ou seja, a ponta da pirâmide. 

Pirâmide financeira, o que é? Definição, funcionamento e como identificar

Exame

Porém, conforme a base da pirâmide vai se alargando, o sistema vai se tornando insustentável. Isso porque, são necessários cada vez mais pessoas entrando para que haja dinheiro o suficiente para fazer o pagamento dos demais. 

Vamos para um exemplo prático: Suponhamos que você foi abordado por um conhecido que diz que está fazendo um investimento com rendimento de 2% de juros ao mês. Além disso, ele diz que o retorno é totalmente garantido. 

Contudo, além do investimento inicial, você precisa indicar mais 5 pessoas. Posteriormente, as pessoas que você indicar, precisam levar mais 5 pessoas (cada uma), para dentro do esquema. 

Com o exemplo, podemos perceber várias características típicas de uma pirâmide financeira. Primeiro, foi garantido altos retornos, depois foi explicado que é preciso levar mais gente para dentro do esquema. 

Pirâmide financeira, o que é? Definição, funcionamento e como identificar

Yahoo

Em resumo, uma pirâmide financeira não se sustenta porque o dinheiro das pessoas que entram serve para financiar a rentabilidade das pessoas que já estavam no esquema.

Em outras palavras, existe um limite de pessoas no mundo, então, em algum momento, a pirâmide não terá como englobar mais pessoas e vai ruir. Quando a empresa que fez a pirâmide quebrar, cerca de 85% das pessoas terão prejuízo. 

Como identificar uma pirâmide financeira

Para saber quando se trata de uma pirâmide financeira e não cair nesse esquema criminoso, fique atento à algumas características típicas da pirâmide.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Primeiramente, ao tentarem te recrutar, irão te prometer ganhos financeiros altíssimos em pouco tempo. Essa promessa, normalmente, vem acompanhada da garantia de retorno.

Portanto, quando te derem uma garantia de retorno em pouco tempo, fique em alerta. Isso porque, nenhum investimento legal possui zero risco. Outra característica marcante é a necessidade de indicar novos clientes.

Pirâmide financeira, o que é? Definição, funcionamento e como identificar

Vox soluções

Por fim, a falta de informações sobre a empresa e os supostos produtos oferecidos por ela, também são típicos de esquema em pirâmide. Em resumo, sempre fique atento à:

  • Promessa de altos lucros em pouco tempo;
  • Necessidade de pagar taxa para entrar;
  • Dinheiro fácil;
  • Poucas informações sobre a empresa e sobre os produtos;
  • Necessidade de indicar novos membros.

Pirâmide financeira X marketing multinível

O marketing multinível, também chamado de marketing de rede, é uma ferramenta usada por grandes empresas.

Desse modo, algumas empresas de pirâmide financeira podem se utilizar de estrutura parecida com a do marketing multinível para disfarçar a atividade criminosa. 

Band news difusora

Entretanto, o marketing multinível é legal, ao passo em que a pirâmide financeira é ilegal. Algumas empresas que usam revendedoras, como, por exemplo, a Avon, são adeptas do marketing multinível. Neste caso, a receita da empresa provém, majoritariamente, da venda de produtos. 

Fui vítima, e agora?

Caso você tenha sido vítima de uma pirâmide financeira, você deve fazer uma denúncia no Ministério Público Estadual ou Federal.

Outra opção é fazer a denúncia na polícia federal ou civil. Mesmo que você não tenha entrado em uma pirâmide, mas identifique uma, você pode (e deve) denunciar.

Financial move

Além disso, é importante contratar um advogado para que atitudes voltadas à indenização, sejam tomadas. Já que a empresa criminosa é obrigada, por lei, a restituir as vítimas do dinheiro que foi perdido.  

Por que as pessoas caem no esquema

Muitas pessoas caem no esquema em pirâmide por desejarem ganhar muito dinheiro fácil e rápido. Contudo, legalmente falando, isso é impossível. Para enriquecer honestamente, o caminho é mais longo e exige dedicação e paciência. 

Uma boa forma de multiplicar seu dinheiro sem recorrer a esquemas ilegais, é investindo por meio de corretoras confiáveis. Para saber se uma corretora é confiável, você pode entrar no site da B3 – Bolsa de Valores Brasileira e procurar pelos dados da corretora.

Ficou interessando em começar a investir? Então assista ao vídeo de Raul Sena e aprenda a dar os primeiros passos na bolsa de valores:

Enfim, agora que você sabe como a pirâmide financeira funciona, aprenda também sobre Previdência privada, o que é? Como funciona, custos e outras alternativas

Fontes: Dicionário financeiro, Uol e Nubank

Imagens: Bitcoin trade, Band news difusora, Ideias e finanças, Exame, Vox soluções, YahooFinancial move 

Conte-nos a sua opinião...