Nasdaq, o que é? Como funciona, diferenças entre NYSE e como investir

30 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 54 seg


A Nasdaq é considerada como a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos, com cerca de 3,2 mil ações negociadas. Como desde a sua criação a Nasdaq priorizou o uso de tecnologia avançada, ela atraiu as empresas de tecnologia.

Desse modo, as maiores empresas de tecnologia do mundo estão listadas nela, como o Google, a Apple, a Amazon e o Facebook. A maior bolsa dos Estados Unidos é a NYSE, a Bolsa de Valores de New York.

A principal diferença entre a Nasdaq e a NYSE, são as empresas listadas. Sendo assim, na Nasdaq estão principalmente as empresas de tecnologia e na NYSE prevalece as empresas tradicionais do setor da indústria. 

O que é Nasdaq?

A sigla Nasdaq deriva de National Association of Securities Dealers Automated Quotations, que significa, em português, Associação Nacional de Corretores de Títulos de Cotações Automáticas. Sendo que ela é a segunda maior bolsa de valores dos Estados Unidos, ficando atrás apenas da New York Stock Exchange (NYSE), a Bolsa de Valores de New York.

Nasdaq, o que é? Como funciona, diferenças entre NYSE e como investir

Suno

Fundada em 1971 com o objetivo de ser uma bolsa transparente em suas negociações e focada no uso de métodos de tecnologia avançada, atualmente a Nasdaq é a bolsa escolhida por diversas grandes empresas de tecnologia. Portanto, companhias como Apple, Amazon e Facebook estão listadas nela. 

Antes de se tornar a bolsa de valores dos EUA, a Nasdaq se separou da NASD e se uniu ao grupo de bolsas de valores da Escandinávia (OMX). Dessa forma, entre 2006 e 2007, com a união da Nasdaq e o grupo da Escandinávia, foi criada a NASDAQ OMX. Sendo que, atualmente, existem 26 mercados operacionais no grupo.

Como funciona?

A Nasdaq funciona de maneira similar às demais bolsas de valores. No entanto, como ela é uma das maiores bolsas no mundo e possui, sobretudo, empresas de tecnologia, ela funciona como uma espécie de termômetro do mercado financeiro no ramo tecnológico. 

Algumas das empresas listadas nela são: Microsoft, Google, Intel, Amazon, Apple, Yahoo, Starbucks e Netflix. As empresas brasileiras de tecnologia também possuem presença na Nasdaq, como por exemplo a XP e a Stone.

Nasdaq, o que é? Como funciona, diferenças entre NYSE e como investir

Exame

O principal índice da Nasdaq é o NASDAQ Composite, que considera o valor de todas as empresas listadas na bolsa. Esse indicador é muito importante para o mercado, pois serve como uma espécie de reflexo do desempenho do setor de tecnologia. 

Além desse indicador, a bolsa também conta com alguns outros índices que são organizados, principalmente, de acordo com o segmento de atuação das empresas. Alguns deles são: NASDAQ 100 Index, NASDAQ Transportation Index, NASDAQ Biotechnology Index e NASDAQ Financial-100 Index.

Nasdaq versus NYSE

A principal diferença entre as duas maiores bolsas de valores dos Estados Unidos, se refere às companhias nelas listadas. Dessa maneira, as empresas de tecnologia que desejam abrir o capital, geralmente, procuram pela Nasdaq. Já as empresas mais tradicionais, preferem a NYSE.

Como a Nasdaq possui uma concentração de empresas do mesmo setor, ela é tida como um pouco mais arriscada do que a NYSE.

Isso porque, ao se concentrar no setor tecnológico, a bolsa não conta com uma diversificação de setores que possam diluir os riscos. Além disso, a NYSE possui um peso de mercado maior do que a Nasdaq. Entretanto, a Nasdaq possui mais empresas listadas do que a NYSE. 

Outra diferença entre elas é que a Nasdaq sempre foi tecnológica e nunca funcionou por meio do chamado pregão viva voz. Ao invés disso, as operações sempre foram eletrônicas. Já a NYSE realizou esse tipo de pregão até 2006. Ou seja, na Nasdaq nunca houve aquela cena de filme com os investidores gritando e dando lances pelas ações. 

Nasdaq, o que é? Como funciona, diferenças entre NYSE e como investir

News

Uma curiosidade é que a NYSE é considerada como a maior bolsa de valores dos Estados Unidos, contudo, nas operações por dia, a Nasdaq realiza cerca de três vezes mais movimentações do que a NYSE. Sendo assim, enquanto a NYSE possui cerca de 1,2 trilhões de operações por dia, a Nasdaq realiza cerca de 2,8 trilhões.

Como investir na Nasdaq?

O primeiro passo para investir na Nasdaq, é abrir uma conta em uma corretora de valores no exterior. Atualmente, já existem algumas corretoras focadas no público brasileiro, com a plataforma toda em português e atendimento especializado. Portanto, não é difícil abrir uma conta nos Estados Unidos. 

Depois de abrir a conta, faça a transferência do valor que você deseja investir. Por fim, basta selecionar as ações que você deseja comprar e enviar a ordem de compra. Apesar do processo de investir ser bastante simples, não se esqueça de avaliar detidamente as empresas antes de adquirir seus papéis. O mais recomendado é fazer uma análise fundamentalista

Um detalhe importante é que a quantidade de ações a serem compradas funcionam um pouco diferente do Brasil. No Brasil, o investidor precisa comprar no mínimo uma ação da empresa e os preços não costumam ficar muito altos. Por outro lado, nos Estados Unidos, os preços unitários das ações podem ser bem altos, porém, é possível comprar frações da ação.

Depois de investir, acompanhe os índices da bolsa e fique de olho no desempenho das empresas. Enfim, se você ficou interessado em investir no exterior, veja o vídeo de Raul Sena e descubra como fazer isso com pouco dinheiro:

Agora que você conheça a Nasdaq e sabe como investir no exterior, aproveite para aprender Como declarar ações no exterior? Declaração de lucros e dividendos

Fontes: Mais retorno, Onze e Capital

Imagens: Suno, Exame, The balance e News