Consequências da inflação – Causas e possíveis soluções


O termo inflação é usado para se referir ao aumento dos preços de produtos e serviços durante determinado período. Dessa forma, a inflação traz diversas consequências para a sociedade, como a desvalorização da moeda. 

Com a desvalorização da moeda, o poder de compra da população diminui. Sendo assim, é necessário mais dinheiro para comprar os mesmos produtos de antes. 

No entanto, apesar dos preços aumentarem, o salário da população não é reajustado na mesma medida, o que prejudica a sociedade como um todo, sobretudo as pessoas com baixo poder aquisitivo.

O que é inflação?

Antes de falarmos sobre os impactos da inflação, vamos falar sobre o termo inflação. Em síntese, a inflação é o nome dado ao aumento persistente dos preços de bens e serviços, durante um dado período.

Em outras palavras, chamamos de inflação o fenômeno de alta generalizada dos bens e serviços em uma economia.

Consequências da inflação - Causas e possíveis soluções

Apex partners

No Brasil, existem diversos índices que servem para avaliar a inflação. Porém, o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo é considerado como o índice oficial pelo Banco Central.

Dessa maneira, ele é medido mensalmente e divulgado entre a primeira e a segunda semana pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Causas da inflação

A inflação é causada pelo excesso de dinheiro em circulação na economia. Em outras palavras, quando a oferta de dinheiro aumenta, a moeda se desvaloriza resultando na elevação de preços.

Ou seja, é a velha lei de oferta e demanda. O governo, por meio do Banco Central, tem a responsabilidade de controlar a quantidade de dinheiro em circulação.

Entretanto, quando o governo gasta mais do que arrecada (déficit no orçamento), ele emite dinheiro para encobrir. Além disso, ele pode imprimir dinheiro, com o objetivo de aquecer a economia.

Desse modo, com mais dinheiro em circulação e a mesma quantidade de produtos sendo ofertados, a consequência é a inflação.

Consequências da inflação - Causas e possíveis soluções

Bremenkampcf

Porém, o dinheiro emitido pelo governo e repassado, por exemplo, no pagamento de funcionários públicos, é usado para comprar diferentes tipos de bens e serviços. Isso significa que os preços sobem de maneiras diferentes e afetam os diferentes grupos da população de maneiras distintas.

A principal causa da inflação é a injeção de dinheiro por parte do governo. Contudo, o aumento de preços pode ser causado também quando algum imprevisto resulta na queda do volume de produção de determinado bem.

Neste caso, com a diminuição da oferta, a tendência é que os preços aumentem. Por fim, a inflação pode ser causada ainda pela elevação dos custos de produção, como energia elétrica, mão de obra e combustíveis. 

Consequências da inflação

A taxa de inflação alta, acima de 6% ao ano, pode trazer diversas consequências, como a desvalorização da moeda. Essa desvalorização impacta diversas esferas da sociedade. Sendo assim, os produtos importados passam a custar mais caro, já que quando o Real se desvaloriza, o dólar se valoriza. 

Além disso, como os salários não são reajustados na mesma medida que o preço dos produtos, a população é diretamente impactada.

Afinal de contas, é preciso de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de produtos que se comprava antes da elevação de preços. Sendo que essa diminuição do poder aquisitivo impacta também na qualidade de vida da população.

Móveis de valor

Com a desvalorização da moeda, o mercado internacional passa a evitar investir no setor produtivo do país. Isso porque, internacionalmente, o país passa a ser visto de forma negativa para os negócios, o que causa um clima econômico desfavorável.

Ou seja, como a inflação muito alta é um sinal de fragilidade da economia, ocorre uma queda nos investimentos internacionais, sobretudo no médio e longo prazo.

Com a diminuição dos investimentos no setor produtivo, menos empregos são gerados, o que pode aumentar a taxa de desemprego. Por fim, outro impacto da inflação é o aumento da especulação financeira.

Essa especulação é extremamente prejudicial para a economia, já que ela pode causar a  entrada e saída rapidamente de grandes somas de capital, o que causa instabilidade e pode evitar novos investimentos externos.

Enfim, as consequências da inflação são como um efeito dominó, que afetam os mais diversos setores econômicos e impacta todas as classes sociais, principalmente as mais pobres.  

Soluções para os impactos da inflação

Uma das formas de controlar a inflação, é aumentando a taxa de juros. Quando os juros aumentam, a tendência é que o consumo diminua e os preços abaixem.

No entanto, neste cenário, as empresas geralmente precisam cortar custos para sobreviver, o que pode causar o aumento da taxa de desemprego. 

Capital research

Alguns governos, na tentativa de jogarem a culpa da inflação em cima dos produtores e vendedores, recorrem ao controle e congelamento de preços para combater a inflação. Entretanto, essa medida resulta no desarranjo da estrutura da economia e pode até mesmo causar a escassez de produtos. 

Enfim, agora que você conhece os impactos da inflação e as possíveis soluções, descubra o que é Hiperinflação – Definição, causas, histórico e consequências

Fontes: Mundo carreira, Investidor Sardinha,  Cola da web, Infoescola e  Sua pesquisa 

Imagens: Apex partners, Bremenkampcf, Móveis de valor, Suno e Capital research

Conte-nos a sua opinião...