Consequências da inflação: descubra quais são elas

12 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 33 seg


As consequências da inflação são as mais diversas como, por exemplo, a redução do poder de compra da população e a desvalorização da moeda. Além disso, ela causa a redução da qualidade de vida e empobrecimento da população

O termo inflação é usado para se referir ao aumento generalizado dos preços de produtos e serviços durante certo período. Em outras palavras, chamamos de inflação o fenômeno de alta generalizada dos bens e serviços em uma economia.

No Brasil, existem vários índices que servem para avaliar a inflação. Contudo, o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo é considerado como o índice oficial pelo Banco Central do Brasil (Bacen).

Dessa forma, ele é medido mensalmente e divulgado entre a primeira e a segunda semana pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O que é a inflação?

Antes de falarmos sobre os impactos da inflação, vamos falar sobre o conceito. Em síntese, a inflação é o nome dado ao aumento persistente dos preços de bens e serviços, durante um dado período.

Portanto, a inflação resulta no aumento do custo de vida, bem como na redução do poder de compra da população. Afinal de contas, é preciso de cada vez mais dinheiro para comprar as mesmas coisas de antes.

Esse aumento de preços pode ter várias causas. Mas uma das principais é o excesso de dinheiro em circulação no mercado, que faz com que a demanda seja superior à oferta, causando o aumento dos preços. O governo, por meio do Banco Central, tem a responsabilidade de controlar a quantidade de dinheiro em circulação.

Entretanto, quando o governo gasta mais do que arrecada (déficit no orçamento), ele emite dinheiro para encobrir. Além disso, ele pode imprimir dinheiro, com o objetivo de aquecer a economia. Desse modo, com mais dinheiro em circulação e a mesma quantidade de produtos sendo ofertados, a consequência é a inflação.

A principal causa da inflação é a injeção de dinheiro por parte do governo. Contudo, o aumento de preços pode ser causado também quando algum imprevisto resulta na queda do volume de produção de determinado bem. 

Neste caso, com a diminuição da oferta, a tendência é que os preços aumentem. Por fim, a inflação pode ser causada ainda pela elevação dos custos de produção, como energia elétrica, mão de obra e combustíveis. 

Quais são as consequências da inflação?

A taxa de inflação alta, acima de 6% ao ano, pode trazer várias consequências, como a desvalorização da moeda. Essa desvalorização impacta várias esferas da sociedade. Por exemplo, os produtos importados passam a custar mais caro, já que, quando o Real se desvaloriza, o dólar se valoriza

Além disso, como os salários não são reajustados na mesma medida que o preço dos produtos, a população é diretamente impactada.

Com a inflação, é preciso de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de produtos que se comprava antes da elevação de preços. Essa diminuição do poder aquisitivo impacta também na qualidade de vida da população.

Além disso, com a desvalorização da moeda, o mercado internacional passa a evitar investir no setor produtivo do país. Isso porque, internacionalmente, o país passa a ser visto de forma negativa para os negócios, o que causa um clima econômico desfavorável.

Ou seja, como a inflação muito alta é um sinal de fragilidade da economia, ocorre uma queda nos investimentos internacionais, sobretudo no médio e longo prazo. Com a diminuição dos investimentos no setor produtivo, menos empregos são gerados, o que pode aumentar a taxa de desemprego.

Outro impacto da inflação é o aumento da especulação financeira. Essa especulação é extremamente prejudicial para a economia, já que ela pode causar a  entrada e saída rapidamente de grandes somas de capital, o que causa instabilidade e pode evitar novos investimentos externos.

A inflação alta também afeta os investidores, pois ela corrói a rentabilidade das aplicações. Desse modo, fica mais difícil ter um ganho real com a aplicação.

Enfim, as consequências da inflação são como um efeito dominó, que afeta os mais diversos setores econômicos e impacta todas as classes sociais, principalmente as mais pobres.

Dentre essas consequências podemos destacar:

  • Redução do poder de compra
  • Empobrecimento da população
  • Redução da qualidade de vida da população
  • Concentração de renda da população
  • Queda de investimentos públicos e privados no setor produtivo
  • Diminuição da oferta de empregos
  • Aumento dos níveis de pobreza
  • Alta das taxas de juros
  • Redução nos investimentos internacionais

Como reduzir a inflação e suas consequências?

Uma das formas de controlar a inflação é aumentando a taxa de juros. Quando os juros aumentam, a tendência é que o consumo diminua e os preços abaixem. No entanto, neste cenário, as empresas geralmente precisam cortar custos para sobreviver, o que pode causar o aumento da taxa de desemprego. 

Alguns governos, na tentativa de jogar a culpa da inflação em cima dos produtores e vendedores, recorre ao controle e congelamento de preços para combater a inflação. Entretanto, essa medida resulta no desarranjo da estrutura da economia e pode até mesmo causar a escassez de produtos. 

Quais são os tipos de inflação?

Os três tipos de inflação são:

1- Inflação por demanda

Esse tipo de inflação ocorre quando existe um grande aumento na procura de certo bem e a indústria não consegue fazer a produção desse bem em larga escala. Desse modo, o produto falta nas prateleiras, gerando o aumento dos preços.

2- Estrutura

Neste tipo, o aumento dos preços ocorre por causa de deficiências nas infraestruturas locais como, por exemplo, falta de estruturas de armazenamento e transporte.

3- Custo

Por fim, esse tipo de inflação tem como causa o aumento nos custos de produção, tais como transportes, energia, matérias-primas e afins. Sendo assim, a inflação ocorre pois ocorre o repasse do aumento nos custos de produção para os consumidores.

Fontes: Mundo carreira, Infomoney, Mundo educação, Investidor Sardinha,  Cola da web, Infoescola e  Sua pesquisa