Correlação de ativos, o que é? Tipos e relação com os investimentos

25 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 3 min, 55 seg


A correlação de ativos é usada para indicar a ligação entre dois tipos de ativos diferentes, sendo que essa correlação pode ser positiva ou negativa. 

No caso das correlações positivas, quando um ativo se valoriza, o outro também apresenta valorização. Por outro lado, na ligação negativa, a valorização de um ativo significa a desvalorização de outro. 

Essa ligação entre os ativos é um indicador muito importante na montagem de uma carteira de investimentos diversificada. Isso porque, ao montar uma carteira com diferentes graus de ligação, o investidor diminui os riscos e potencializa os rendimentos.

O que é correlação de ativos?

A correlação de ativos é uma medida estatística usada para demonstrar a ligação entre duas variáveis. Em outras palavras, a correlação de ativos reflete como a movimentação de um ativo se relaciona com os demais ativos.

A correlação pode ser usada para medir a ligação entre dois ativos específicos ou para comparar índices ou classes inteiras de ativos. 

Capital research

Essa ligação varia dentro de uma escala de 1 a – 1. Sendo que o resultado 1 indica uma relação perfeitamente positiva, onde os ativos se comportam de maneira idêntica.

Em contrapartida, o resultado -1 significa que existe uma correlação perfeitamente negativa. Logo, os ativos se comportam de maneira completamente oposta. Contudo, na vida real, uma relação perfeita positiva ou negativa é rara. 

Suponhamos que um ativo X e um ativo Y tenham uma correlação de 0,9. Basta multiplicar 100 x 0,90 = 90%. Ou seja, a correlação entre esses dois ativos é de 90%. Portanto, se o ativo X valorizar 100%, o ativo Y irá valorizar 90%.

Lembrando que essa relação não acontece apenas com ações, índices e fundos imobiliários. Ela ocorre também com outros tipos de ativos, inclusive com as empresas que trabalham com commodities.

Neste caso, a variação no preço da commodity impacta na receita da companhia. Por exemplo, quando o preço do barril de petróleo aumenta, espera-se que a receita da Petrobras também cresça.

Tipos

Existem quatro tipos de correlação de ativos:

1- Perfeitamente positiva: Neste caso, os dois ativos estão totalmente ligados e um acompanha o outro. Dessa maneira, se o ativo X valorizar ou desvalorizar 100%, ou ativo Y, tem o mesmo resultado. 

2- Positiva: Nesse tipo, os ativos se comportam da mesma maneira, mas em proporções diferentes. Sendo assim, a correlação pode ser, por exemplo, de 70%. Logo, se o ativo X se valorizar 100%, o ativo Y se valoriza 70%. 

Correlação de ativos, o que é? Tipos e relação com os investimentos

Eu sem fronteiras

3- Negativa: A correlação negativa funciona da mesma maneira que a correlação positiva, porém no sentido oposto. Suponhamos que o ativo X tem correlação negativa de -30% em relação ao ativo Y. Caso o ativo X se valorize 100%, o ativo Y irá se desvalorizar -30%. 

4- Perfeitamente negativa: Para finalizar, temos a correlação perfeitamente negativa, que funciona de maneira oposta à correlação perfeitamente positiva. Desse modo, se o ativo X tiver correlação perfeitamente negativa em relação ao ativo Y, e ele se valorizar 100%, então o ativo Y irá se desvalorizar 100%. 

Correlação de ativos na carteira de investimentos

Ao montar uma carteira de investimentos, é extremamente importante considerar a correlação entre os ativos. Isso porque, se todos os ativos da sua carteira estiverem ligados, quando acontecer algum problema com aquela classe de ativos, toda a sua carteira será impactada. 

Correlação de ativos, o que é? Tipos e relação com os investimentos

Dinheirama

Um detalhe importante é que a correlação entre dois ativos pode mudar com o tempo, já que os ativos podem começar a se comportar de maneiras diversas, se correlacionado ou descorrelacionado.

Além disso, em cenários de alta volatilidade, como em crises financeiras, é comum que as ações se tornem mais correlacionadas, mesmo que pertençam a setores diferentes. 

Para evitar a desvalorização de toda a sua carteira caso um setor seja impactado, você pode montar uma carteira diversificada, que tenha ativos descorrelacionados. É por isso que não basta investir em empresas diferentes, o ideal é investir também em setores diferentes, que tenham tipos de correlação diversos.

Dessa maneira, você consegue diminuir os riscos da sua carteira e potencializar os ganhos. Para saber como diversificar corretamente sua carteira, veja o vídeo de Raul Sena:

Enfim, agora que você sabe como funciona a correlação de ativos, aproveite para entender como funcionam as ações Tenbagger, o que é? Definição, características e como identificar

Fontes: Suno, Plataforma fast trade e Parmais

Imagens: Eu sem fronteiras, Capital researchSunoDinheirama