Curva de oferta, o que é? Como funciona e quais fatores impactam

21 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 35 seg


Na economia, o termo curva de oferta é utilizado para se referir à influência dos preços sobre a demanda dos produtos e serviços. Esse conceito também é aplicado ao mundo dos investimentos, ao se considerar quais são as aplicações mais rentáveis. 

A curva de oferta é analisada tendo como ponto de partida a lei da oferta e demanda. Geralmente, vemos essa lei como uma relação entre o volume de produtos ofertados/demanda e o aumento ou redução de preços. 

No entanto, a curva de oferta é usada para analisar a lei da oferta e demanda pelo ponto de vista de quem vende. Dessa maneira, os termos oferta e a demanda estão ligados ao incentivo ou não para que a empresa produza seus bens e serviços. 

O que é curva de oferta?

O termo curva de oferta é usado na economia ao se estudar sobre a influência dos preços sobre a demanda. Ou seja, o termo está associado à lei da oferta e demanda. Do ponto de vista do consumidor, essa lei significa que o excesso de demanda resulta no aumento de preços, enquanto a oferta em excesso causa a redução dos preços. 

Por outro lado, do ponto de vista de quem vende, os preços baixos significam uma falta de estímulo para a produção, o que resulta na redução da disponibilidade de bens e serviços para os consumidores. Ao passo em que os preços altos fazem com que a oferta aumente.

Curva de oferta, o que é? Como funciona e quais fatores impactam

Jornal contábil

Portanto, existe uma relação entre a quantidade oferecida e o preço. Isso ocorre porque, do ponto de vista dos vendedores, o preço mais alto significa lucros maiores para a empresa. Em outras palavras, é mais interessante vender os produtos que estão mais caros para aumentar os lucros da companhia.

Nesse sentido, a curva de oferta é a quantidade de um produto que uma companhia está disposta a vender por um preço hipotético, com a manutenção constante dos fatores que podem mudar a quantidade oferecida. 

Como funciona?

A curva de oferta é uma representação gráfica, onde o eixo vertical se refere ao aumento dos preços e o horizontal é a quantidade de produtos ou serviços à venda. Como ela acompanha as variações do mercado, a curva de oferta é sempre dinâmica. 

Curva de oferta, o que é? Como funciona e quais fatores impactam

Vitamarketing

Desse modo, preços maiores fazem com que a curva se desloque para a direita. Isso significa que existirão mais bens e serviços disponíveis para os consumidores. Em contrapartida, o preço menor faz com que a curva se desloque para a esquerda. Logo, a tendência é a redução da quantidade de produtos e serviços à venda. 

Fatores que impactam a oferta

Se não houver interferências no estabelecimento de preços, então a oferta aumenta ou diminui em ritmo regular. Entretanto, alguns fatores podem impactar na oferta de bens e serviços. Os mais comuns são:

1- Tecnologia: A evolução da tecnologia, possibilita que bens e serviços sejam produzidos em maiores quantidades, com custos reduzidos. Dessa forma, as empresas passam a ter condições de disponibilizar uma quantidade maior de bens, o que resulta no deslocamento da curva para a direita. 

2- Impostos: De maneira geral, os impostos causam uma influência negativa na oferta de produtos e serviços. Isso porque, como os impostos normalmente só aumentam, eles reduzem a capacidade de produção da empresa, o que causa o deslocamento da curva de oferta para a esquerda.

Ipog

Um detalhe importante é que mesmo que os impostos sejam repassados no preço final do produto, quando falamos em curva de oferta, estamos analisando somente o impacto inicial que ele provoca na empresa. 

3- Subsídios: Os subsídios e incentivos governamentais estimulam a produção de bens e serviços. Logo, o oferecimento de isenções fiscais e créditos empurram a curva de oferta para a direita. 

4- Condições ambientais: Os efeitos das condições ambientais podem ser sentidos, sobretudo em setores que estão ligados à estabilidade climática. Um exemplo disso é o agronegócio, que pode ter sua capacidade produtiva reduzida se ocorrerem fenômenos como geadas e vendavais. Quando isso acontece, a quantidade de oferta é reduzida e os preços são elevados. 

A curva de oferta nos investimentos

Na economia, o conceito de curva de oferta está relacionado à lei da oferta e demanda. Já no mundo dos investimentos, o termo é utilizado para avaliar as opções de aplicações financeiras.

Sendo assim, nos investimentos, a curva de oferta se desloca para a direita ou para a esquerda, conforme as variáveis que afetam determinada aplicação, como, por exemplo, os juros

Domínio sistemas

Por exemplo, no mercado de ações, as mudanças da curva de oferta podem ser observadas conforme os preços das commodities variam. Isso porque, quando os preços de determinada commodity ou produto são reduzidos, a tendência é que a produção desacelere e as ações da empresa percam o valor. 

Enfim, agora que você sabe o que é curva de oferta, aproveite para conhecer o significado de Drag Along, o que é? Como funciona, benefícios e diferenças de Tag Along

Fontes: Capital research, Conceito e Porque

Imagens: Suno, Vitamarketing, Jornal contábil, Domínio sistemas e Ipog