Mercado de ações, o que é? Conceito, como funciona, vantagens e riscos


O mercado de ações é um dos locais da bolsa de valores mais comentados. Isso porque, é nele que as ações das empresas são negociadas. 

Entretanto, a bolsa de valores não aloca apenas o mercado de ações, ela é muito mais abrangente e disponibiliza outros tipos de negociações, como, por exemplo, o mercado de capitais.

O investimento em ações é considerado como renda variável, o que significa que possui riscos maiores do que a renda fixa. Porém, quanto maior o risco, maiores as chances de retornos significativos.

O que é mercado de ações

O mercado de ações, como o próprio nome sugere, é o local onde são negociadas as ações, classificadas como uma pequena fração de uma empresa. Essas parcelas estão disponíveis para compra e venda no mercado de ações. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Mercado de ações, o que é? Conceito, como funciona, vantagens e riscos

Lab fin provar

Podemos fazer um paralelo entre o mercado de ações e um supermercado comum. Desse modo, assim como no supermercado comum, a pessoa que tem dinheiro escolhe quais produtos vai comprar. Do mesmo modo, no mercado de ações, as pessoas podem escolher por partes de empresas. 

Como funciona o mercado de ações

O mercado de ações funciona como um intermediador entre as empresas e os investidores. O seu funcionamento se dá, basicamente, pela compra e venda de ações. No geral, todas as operações são realizadas pela internet através dos Home Brokers das instituições financeiras. 

Mercado de ações, o que é? Conceito, como funciona, vantagens e riscos

Capital research

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Basicamente, o mercado de ações precisa de dois elementos para funcionar: as ações e as empresas:

1- Ações

Como as ações são frações da empresa, a pessoa que compra ações se torna um acionista da empresa escolhida. Essas ações podem ser de dois tipos:

Ordinárias: As ações ordinárias trazem a vantagem do poder de voto ao acionista. Em outras palavras, ao comprar esse tipo de ativo, o investidor passa a ter direito ao voto nas assembleias.

Portanto, essa é uma opção interessante para as pessoas que gostam de se ver como donos das empresas, pois, de fato, elas possuem poder de decisão no futuro da companhia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Valor educação

Por outro lado, como o peso do voto é proporcional à quantidade de ações que a pessoa possui, o poder de voto só é útil de verdade se o investidor possuir muitas ações.

Dessa maneira, se ele tiver poucas ações, o seu voto não fará tanta diferença contra os outros acionistas de peso. 

Preferenciais: As ações preferenciais são as mais negociadas no mercado de ações. Elas possuem um grande atrativo: os dividendos. Os dividendos são parte dos lucros das empresas divididos entre os investidores.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Logo, essa é uma ótima forma de ter lucros com os investimentos em ações. Outra maneira é vendendo os ativos por um preço mais alto do que o valor que você comprou. 

2- Empresas

As empresas que vendem ações são chamadas de empresas de capital aberto e todas elas realizaram a IPO – Initial Public Offering ou Oferta Pública Inicial. Em outras palavras, a IPO é a primeira oferta de ações.

Valor investe

As empresas que decidem abrir o capital, normalmente visam a captação de recursos para investir em seu crescimento. Desse modo, elas dividem a empresa em pequenas porcentagens que os investidores podem comprar em duas etapas diferentes:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Mercado primário: A primeira venda das ações é chamada de mercado primário. Isso significa que o dinheiro captado vai para os cofres das empresas. 

Mercado secundário: Depois das primeiras ações, o dinheiro não irá mais para a empresa. Isso porque, as ações passam a ser negociadas entre os investidores.

Portanto, caso a empresa precise de mais recursos, ela terá que recorrer a outros meios, como, por exemplo, a emissão de debêntures

Mercado de ações, o que é? Conceito, como funciona, vantagens e riscos

Coinbene

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vantagens versus Riscos

As principais vantagens e riscos de se investir no mercado de ações são:

Dividendos: Os dividendos sem dúvida representam uma vantagem de se investir em ações preferenciais. Afinal, eles são uma espécie de pagamento ao acionista que pode transferir o dinheiro para sua conta no banco, ou reinvestir na empresa.

Em caso de reinvestimento, o acionista consegue aumentar a sua posição e na próxima divisão de proventos, o valor recebido será ainda maior. 

Capital research

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Poder de voto: As ações ordinárias trazem consigo o poder de voto. Essa é uma vantagem para os investidores que querem fazer parte das tomadas de decisões e do futuro da empresa. 

Variações: As oscilações do mercado podem ser vistas como um risco ou como uma vantagem. Isso porque, quando as ações estão em baixa, o recomendado é investir. Por outro lado, quando as ações estão em alta, é legal vender. O lucro vem com a diferença de preço entre a compra e venda de ações.

Em resumo, a variação de mercado pode ser uma oportunidade de investir em ações de empresas que você acredita na futura valorização. Porém, pode representar uma perda se você optar por vender na baixa. 

Fecomércio

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Liquidez: Liquidez é a facilidade com que o investidor consegue vender um ativo e fazer o resgate do dinheiro investido. O risco de liquidez é a dificuldade de venda que o ativo pode ter. Ou seja, você quer vender uma ação, mas ninguém quer comprar. 

Desempenho da empresa: Por fim, existe ainda o risco de que a empresa que você investiu apresente um desempenho ruim, ou pior, vá à falência.

Em ambas as situações, os preços das ações podem cair e você sair no prejuízo. Portanto, é importante analisar detidamente a empresa antes de investir. 

Custos

Apesar de não tem um valor mínimo estipulado, todos os investimentos possuem algum tipo de custos. No caso dos investimentos no mercado de ações, os custos são referentes à:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Corretagem: Os custos das taxas de corretagem vão variar dependendo das corretoras. Elas podem ser um valor fixo ou uma porcentagem do investimento. 

Mercado de ações, o que é? Conceito, como funciona, vantagens e riscos

Jornal folha litoral

Imposto de Renda (IR): O imposto de renda deve ser pago mensalmente através do DARF. O Documento de Arrecadação de Receitas Federais incide em operações acima de R$ 20 mil no mês.  Dessa maneira, em operação acima desse valor, o IR é de 15%. Por outro lado, para Day Trade, independentemente do valor negociado, o IR é de 20%.

Emolumentos: Para finalizar, temos ainda os emolumentos. Os emolumentos são as taxas cobradas pela bolsa de valores brasileira. Dessa forma, eles são uma porcentagem descontada em cima do volume total de cada negociação de compra e venda de ações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como investir no mercado de ações

O primeiro passo para negociar ações na bolsa de valores é pesquisar sobre a empresa que você quer investir.

Faça uma análise do histórico da empresa, da gestão e leve em consideração também os dados financeiros. Se possível, faça uma análise fundamentalista, assim você corre menos riscos. 

Mercado de ações, o que é? Conceito, como funciona, vantagens e riscos

Genial investimentos

Posteriormente, escolha uma corretora. As corretoras são intermediadoras entre os investidores e a bolsa de valores. Na escolha de sua corretora leva em consideração as taxas cobradas, os serviços e o funcionamento da plataforma. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Depois de escolhido a corretora, basta abrir uma conta. Normalmente, a abertura de conta é gratuita, online e não demora. Por fim, faça uma transferência bancária para a sua conta na corretora e invista. 

Enfim, agora que você sabe como funciona o mercado de ações, veja o vídeo de Raul Sena e descubra quais erros não cometer:

Antes de investir no mercado de ações, entenda primeiro qual é o seu Perfil de investidor, descubra o seu

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fontes: Toro investimentos, Btg pactual e André Bona

Imagens: Por quê, Infomoney, Lab fin provar, Capital research, Valor educação, Valor investe, Coinbene, Capital research, Jornal folha litoral, Fecomércio e Genial investimentos


Conte-nos a sua opinião...