Dapps, o que são? Características, usos, vantagens e desafios

8 de abril de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 45 seg


Os dapps são aplicativos desenvolvidos com base na tecnologia Blockchain, o que possibilita o funcionamento completamente descentralizado. 

Essa descentralização é uma característica marcante dos dapps. Isso porque a maioria dos programas conhecidos ainda são centralizados, o que significa que todos os usuários dependem da entidade centralizadora para usar o software. 

No entanto, com os dapps, os usuários podem contribuir com os aplicativos. Além disso, esses apps descentralizados podem ser utilizados nas mais diversas áreas, como, por exemplo, no desenvolvimento de jogos e no financiamento coletivo. 

O que são dapps?

A sigla dapp deriva de Decentralized Application, ou em português aplicativos descentralizados. Em outras palavras, os dapps são aplicativos que foram desenvolvidos tendo como base a tecnologia Blockchain e que funcionam de maneira descentralizada.

Dapps, o que são? Características, usos, vantagens e desafios

Criptofácil

Em síntese, a Blockchain é uma tecnologia descentralizada desenvolvida para que os Bitcoins pudessem ser criados. O seu funcionamento ocorre por meio de uma cadeia de blocos interligados, onde cada bloco contém um código próprio e do bloco anterior, o que torna o sistema bastante seguro. 

A tecnologia funciona com código aberto e recompensa aos usuários que autenticam e criptografam os dados dentro da rede. Esse processo é conhecido como mineração.

Enfim, apesar de ter sido desenvolvida para possibilitar o funcionamento dos Bitcoins, a tecnologia Blockchain possui muitos usos. Desse modo, ela é usada também por outros tipos de moedas digitais, contratos inteligentes e até mesmo para o desenvolvimento de jogos. 

Características dos dapps

A principal característica dos dapps é o fato deles serem descentralizados, possibilitando uma operação livre. Sendo assim, eles realizam a emissão de tokens de acesso e proporcionam recompensas para os usuários. Outra característica dos dapps é que os dados do aplicativo, assim como seus registros, devem ser armazenados em uma Blockchain pública. 

Datamex

Por fim, existem ainda as características particulares de cada tipo de dapps, sendo que eles podem ser do tipo I, II ou III. Os dapps do tipo I possuem uma rede própria de Blockchain e funcionam como uma espécie de sistema operacional.

Já o tipo II, são os aplicativos criados pelos dapps do tipo I, cuja aplicação é genérica. Por último, os dapps do tipo III também são aplicativos desenvolvidos com os dapps tipo I, porém, sua aplicação é específica. 

Usos dos aplicativos descentralizados

Os aplicativos descentralizados podem ser desenvolvidos para usos em várias áreas diferentes, como, por exemplo: 

1- Serviços de empréstimo e educação financeira: Aplicativos descentralizados podem ser criados com foco no melhoramento da educação financeira de um país, ensinando as pessoas como lidar melhor com dinheiro. Essa aplicação pode ser voltada também para contribuir com o desenvolvimento de empresas, por meio do treinamento dos gestores. 

2- Know your customer (conheça seu cliente): Esse é um protocolo voltado para um melhor atendimento ao cliente. Dessa forma, as dapps podem ser usadas para que as empresas ofereçam um atendimento personalizado para os clientes, além de possibilitar a melhor organização e gestão dos dados dos clientes. 

Flowbtc

3- Game e entretenimento: Além de se divertir jogando, alguns jogos possibilitam que os usuários ganhem criptomoedas de acordo com o desempenho no jogo. 

4- Financiamento coletivo: Os projetos e propostas de transformação social também podem utilizar os dapps para que as pessoas contribuam financeiramente para a sua realização. 

5- Redes sociais descentralizadas: Os dapps podem ser usados também para a criação de redes sociais, usando como base a tecnologia Blockchain e possibilitando a recompensa dos usuários que indicarem novos participantes para a plataforma. Além disso, os dapps podem permitir que os usuários colaborem com os aplicativos e como recompensa gerem tokens ou moedas digitais.

Como desenvolver um dapp

A cada dia mais dapps são desenvolvidos, possibilitando a difusão, popularização e uso do conceito de Blockchain. Consequentemente, milhares de contratos inteligentes são gerados, milhões de transações são efetuadas e milhões de dólares circulam dentro dos dapps. Alguns exemplos de dapps famosos são:

Criptofácil

  • Ujo Music: Esse aplicativo está relacionado ao direito de propriedade intelectual e distribuição de royalties aos artistas. 
  • Golem: Trata-se de um supercomputador descentralizado, aberto para que qualquer pessoa do mundo possa usar o seu poder de processamento. 
  • CryptoKitties: É um jogo onde o usuário cria e coleciona gatos virtuais.
  • Yup: Com a intenção de criar um consenso sobre a qualidade dos conteúdos da web, o Yup recompensa os usuários que fornecem feedbacks. 
  • Spliterlands: Temos ainda o Splierland, um jogo de cartas colecionáveis. 

Se você gostou das possibilidades de usos do dapp, então saiba que você também pode criar um aplicativo descentralizado. O primeiro passo, é desenvolver um documento técnico com todas as informações importantes sobre o aplicativo que está sendo criado, como, por exemplo: mecanismo de consenso, gerenciamento de recompensas do desenvolvedor, descrições técnicas e  estrutura da organização descentralizada. 

O próximo passo é obter engajamento da comunidade, por meio da distribuição de documentos e revisão dos feedbacks enviados. A terceira etapa é definir a data de lançamento e de venda. Por fim, resta apenas vender os tokens iniciais e começar a desenvolver o projeto do dapp.

Vantagens e desafios

Uma grande vantagem dos dapps é que eles são extremamente seguros, já que funcionam por meio da tecnologia Blockchain. Isso significa que, para um hacker conseguir realizar um ataque, ele teria que acessar todas as máquinas conectadas à rede.

Outra vantagem é a transparência nas transações, já que todas elas estão registradas na Blockchain e podem ser verificadas por qualquer usuário. 

Dapps, o que são? Características, usos, vantagens e desafios

Bitcoinmove

Temos ainda a vantagem de que os usuários podem contribuir para a gestão do aplicativo e ainda ser recompensados por isso. Essa possibilidade contribui para um envolvimento mais ativo dos participantes e o desenvolvimento do aplicativo. Apesar dos aplicativos descentralizados poderem realizar as mesmas coisas que um aplicativo centralizado, eles enfrentam alguns desafios. 

Um grande desafio a ser enfrentado pelos dapps é a adesão em massa. Acontece que ainda existem poucos usuários utilizando os aplicativos, o que dificulta o sucesso de um software. Outro desafio é que mesmo sem possuir uma base de usuários definida, os desenvolvedores precisam vender no início da criação do aplicativo, tokens que deem acesso aos serviços. 

Agora que você aprendeu o que são dapps, aproveite para entender como funcionam as Moedas digitais, o que são? Segurança, lista das principais e como investir

Fontes: Techtudo, Voitto e Blockmaster

Imagens: Launchpad, Criptofácil, Datamex, Criptofácil, Bitcoinmove e Flowbtc