O que é educação financeira? Conceito, importância e como alcançar


Muitas pessoas, quando entram no mundo dos investimentos, ficam com a dúvida: o que é educação financeira? Esse questionamento é muito importante, pois a dúvida representa o primeiro passo para o alcance da sabedoria. 

Respondendo à pergunta, educação financeira é saber fazer a organização das finanças. Ou seja, educação financeira é saber dar valor ao seu dinheiro e manter as finanças pessoais organizadas. 

Para isso, existem algumas dicas que podem te ajudar, uma delas, é se planejar. Afinal, somente com objetivos claros, e sabendo onde você quer chegar, é possível saber qual caminho trilhar.

O que é educação financeira

Educação financeira é o conhecimento acerca da organização das finanças. Ou seja, uma pessoa educada financeiramente não é aquela que sabe operar no home broker da corretora. Na verdade, educação financeira é mais abrangente do que isso. 

Creditas

Dessa forma, educação financeira se refere à gestão do seu patrimônio, ao controle financeiro e aos planos para o futuro. Em outras palavras, a educação financeira possibilita uma melhor gestão do seu dinheiro, escolhas conscientes em relação aos gastos e a organização das suas finanças.

Em resumo, se educar financeiramente é um processo constante. É um hábito, ou um comportamento, que você adquire e precisa continuar a nutrir. Além disso, a educação financeira é uma nova forma de pensar sobre o dinheiro e de lidar com ele. 

Importância da educação financeira

A educação financeira é importante para que você passe a enxergar o dinheiro como um meio de liberdade e não como um motivo de dor de cabeça quando fecha o mês no vermelho. 

A educação financeira também é importante para retirar o estigma social de que quem economiza é mesquinho e que, no fim da vida, apesar de ter dinheiro, será infeliz. 

O que é educação financeira? Importância e 10 dicas para alcançar

Eshoje

A educação financeira faz com que você deixe de fazer parte da grande parcela dos brasileiros que só pensam em consumir.

Pelo contrário, você vai perceber que a construção de um patrimônio e o consumo consciente são muito mais libertadores do que se sentir frustrado ao perceber que não tem dinheiro o suficiente para quitar todas as contas. 

10 dicas para a educação financeira

Se você pretende atingir a liberdade financeira, ou até mesmo enriquecer, você precisa se educar financeiramente. Não é a sorte que torna uma pessoa rica, é educação, dedicação, planejamento e paciência. Para isso, algumas dicas podem ser úteis:

1- Conhecimento sobre educação financeira

Procure adquirir conhecimento sobre finanças. Existem vários sites, canais no YouTube e livros voltados para educação financeira. É importante também se manter informado sobre o cenário da economia nacional e internacional. 

Exame

2- Controle financeiro

Faça uma lista com todos os seus gastos fixos, variáveis e supérfluos. Com essa lista em mãos fica fácil saber para onde exatamente está indo toda a sua renda. 

3- Planejamento

Depois de averiguar para onde está indo o seu dinheiro, chegou a hora de se planejar. Estabeleça metas à curto, médio e longo prazo. Saiba claramente quais são seus objetivos, pois eles vão servir de motivação. 

Para alcançar seus objetivos é importante também determinar quais gastos você vai manter e quais pretende cortar. Nessa etapa de planejamento é importante ser sincero consigo mesmo e definir metas e cortes realizáveis. Do contrário, você pode vir a se frustrar. 

O que é educação financeira? Importância e 10 dicas para alcançar

Toledo prudente

4- Reserva de emergência

A reserva de emergência é uma verba destinada exclusivamente para imprevistos. O seu valor ideal varia de pessoa para pessoa. Entretanto, o recomendado é que você saiba quais são os seus gastos mensais para então estabelecer o quanto você precisa. 

A equação é simples: sabendo o quanto você gasta mensalmente, multiplique esse valor por 6. Dessa maneira, caso você seja demitido, por exemplo, você terá seis meses de renda garantida até encontrar outro emprego.

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

O que é educação financeira? Importância e 10 dicas para alcançar

Pioneiro

Mas não se assuste, você pode criar essa reserva aos poucos. Enfim, é através de atitudes como essa de poupar dinheiro para imprevistos, que a educação financeira se torna um hábito. 

5- Dívidas

Caso você tenha dívidas, é melhor já organizar as finanças e pagar todas. Para isso, faça uma lista com todas as contas atrasadas e quanto de juros terá que pagar de cada uma.

Posteriormente, estabeleça o quanto da sua renda será destinado a quitação das contas. Se for preciso, procure renegociar as dívidas. 

6- Empresas

Caso você tenha uma empresa, cuidado para não misturar os gastos da pessoa física com o da pessoa jurídica. Desse modo, você consegue a organização das finanças da empresa e da sua vida pessoal. 

O que é educação financeira? Importância e 10 dicas para alcançar

Cointimes

7- Converse sobre dinheiro

Converse com o seu parceiro e seus filhos sobre dinheiro. Isso é muito importante porque, além de compartilhar com eles a educação financeira que você estará adquirindo, também faz com que vocês estejam sintonizados. 

Além disso, essa aliança familiar também pode servir de motivação quando você estiver fraquejando nas economias. Portanto, em uma relação familiar, um pode ir motivando o outro e juntos todos atingem seus objetivos. 

Porvir

8- Aprenda sobre investimentos

Depois que você já tiver feito uma reserva de emergência, está na hora de começar a pensar na construção do seu patrimônio. Para isso, comece a buscar conhecimento acerca das opções de investimentos existentes e quais se encaixam com você. Sites, canais no YouTube e livros podem te ajudar. 

9- Invista

Depois de aprender sobre investimentos, está na hora de começar a colocar tudo em prática. Faça aplicações mensais e esteja sempre de olho nos rendimentos dos seus investimentos. 

O que é educação financeira? Importância e 10 dicas para alcançar

Exame

Ao começar a investir, pode ser que você fique ansioso para conseguir uma grande quantia investida logo. No entanto, nesse momento é fundamental ter paciência. Afinal, a construção de um patrimônio é algo a ser realizado a longo prazo. 

10- Viver de renda

Viver de renda é o sonho de muita gente e pode acabar se tornando o seu também. Saiba que com esforço, dedicação e investindo mensalmente é possível.

Viver de renda é também chamado de independência financeira. Ou seja, é quando você tem tantos ativos que eles lhe trazem rentabilidade o suficiente para você viver.

O que é educação financeira? Importância e 10 dicas para alcançar

Administradores

Outra opção é investir com foco na sua aposentadoria, assim você não depende da previdência social e também não cai na furada da previdência privada

Enfim, agora que você sabe o que é educação financeira, que tal começar a adquirir conhecimento sobre o assunto com os Livros sobre investimentos obrigatórios para investidores iniciantes

Fontes: Criando futuro, Coach financeiro, Nubank e Rico

Imagens: Marista, Exame, Creditas, Eshoje, Pioneiro, Toledo prudente, Cointimes, Administradores, Exame e Porvir

Conte-nos a sua opinião...