Desemprego friccional: o que é esse índice econômico?

5 de fevereiro de 2023, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 50 seg


O desemprego friccional é um tipo de desemprego temporário, que ocorre quando uma pessoa sai de um emprego e está em busca de outro. Sendo assim, o desemprego friccional é este período onde a pessoa está desempregada, mas que em breve estará trabalhando de novo.

Ele pode ser causado por vários fatores como, por exemplo, o profissional que decide fazer uma transição de carreira. O desemprego friccional pode ser causado também pelas pessoas que são recém-formadas e estão em busca do primeiro emprego.

Enfim, pode parecer estranho, mas esse tipo de desemprego é tido como saudável. Isso porque ele é apenas temporário, em pouco tempo as pessoas desempregadas estarão alocadas no mercado de trabalho de novo.

O que é o desemprego friccional?

O desemprego friccional é um desemprego temporário, que dura apenas um pequeno espaço de tempo. Ele ocorre quando uma pessoa sai de um trabalho e está em busca de outro. Ou seja, o desemprego friccional é o espaço de tempo entre um trabalho e outro.

Essa é uma taxa de desemprego considerada normal e ocorre de forma contínua. Isso porque, é natural que os trabalhadores fiquem um tempo sem emprego até conseguirem outro. Alguns exemplos desse tipo de desemprego são:

  • Quando o profissional sai de um emprego e em seguida começa a procurar outro
  • Os recém-graduados em busca do primeiro emprego
  • Quando uma pessoa está fazendo uma transição de carreira
  • Pessoas que escolhem ficar fora do mercado de trabalho durante um tempo e depois optam por voltar
  • Na construção civil, quando uma obra acaba e os funcionários ficam parados até que outra comece

Quais são as causas do desemprego friccional?

As principais causas do desemprego friccional são:

1- Demissão

A demissão é uma das principais causas do desemprego friccional. Desse modo, o profissional pede demissão ou é demitido da empresa onde trabalha e fica um tempo desempregado, até conseguir outro emprego.

2- Formação de profissionais novos

Os profissionais recém-formados que desejam entrar no mercado de trabalho, ficam um tempo sem emprego até conseguirem sua primeira vaga. Esse tipo ocorre sobretudo no começo e no meio do ano, já que essas são as épocas de formatura nas universidades.

3- Mudanças

O desemprego friccional pode ocorrer ainda quando o profissional muda de uma cidade para outra. Neste caso, ele fica sem emprego apenas até encontrar um emprego na nova cidade.

4- Busca por vagas melhores causa desemprego friccional

O desemprego friccional pode ter como causa a busca de um emprego melhor. Ou seja, a pessoa sai do emprego atual e busca por uma vaga melhor, que paga um salário mais alto ou que tem melhores condições de trabalho.

5- Transição de carreira

Por fim, existe o desemprego friccional causado por transição de carreira. Neste caso, o profissional muda a sua área de atuação ou o seu posicionamento nesta área.

Por que ele é considerado saudável?

O desemprego friccional é tido como um desemprego saudável, pois ele ocorre mesmo que haja desenvolvimento econômico. Ou seja, é natural que uma pessoa fique sem emprego durante um curto período, até encontrar outro trabalho.

Sendo assim, esse tipo de desemprego ocorre mesmo quando o país está passando por um pico econômico.

1- O que é uma taxa de desemprego saudável?

Como o desemprego friccional tem caráter temporário, ele é considerado saudável, isso desde que ele esteja com taxas entre 3% a 4% em média. Se ele estiver acima disso, ele pode ser maléfico para a economia.

Contudo, é preciso levar em conta alguns fatores locais que podem afetar a taxa de acordo com a época do ano. Por exemplo, em cidades universitárias, a taxa de desemprego friccional costuma subir no começo e no meio do ano, pois é a época em que os estudantes terminam os estudos e começam a buscar por empregos.

Pode ocorrer ainda das circunstâncias econômicas impactarem essa taxa, principalmente quando o mercado de trabalho está saturado e com poucas ofertas de emprego.

2- Quais são os benefícios do desemprego friccional?

Alguns benefícios do desemprego friccional são:

  • Incentiva as pessoas a procurarem ativamente por trabalho
  • Promove a inovação
  • Pode significar que as pessoas estão procurando por melhores postos de trabalho
  • As empresas podem expandir a mão de obra se necessário

Relação entre o desemprego friccional e os outro tipos

Além do desemprego friccional existem também alguns outros tipos de desemprego:

1- Conjuntural

O desemprego conjuntural é também conhecido como desemprego cíclico. Esse tipo de desemprego surge em épocas de recessão econômica, sendo assim, ele surge quando o crescimento econômico do país está em queda.

Nesse tipo de cenário, as empresas param de contratar novos profissionais e podem ainda diminuir o quadro de funcionários para cortar gastos e conseguir se manter.

2- Estrutural

O desemprego estrutural  tem caráter definitivo e costuma ser resultado das mudanças nos hábitos de consumo ou a mudanças tecnológicas, o que extingue certos postos de trabalho.

Dessa forma, pode ocorrer das pessoas estarem em busca de emprego, mas não se encaixam nas vagas disponíveis no mercado.

3- Sazonal

Por fim, esse tipo de desemprego ocorre por causa das sazonalidades do mercado.

Por exemplo, na época do Natal as lojas varejistas contratam muitos vendedores temporários para dar conta do excesso de demanda no atendimento. No entanto, quando o Natal chega ao fim, é feita a demissão desses funcionários, gerando o desemprego sazonal.

Fontes: Onze, Suno e Capital research.