Dólar turismo: o que é e as diferenças entre ele e o comercial?

24 de setembro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 16 seg


Mesmo que você não tenha viajado ao exterior, com certeza já ouviu falar do dólar turismo. O dólar é a moeda norte americana, no entanto, possui importância internacional. Dessa maneira, é a moeda mais utilizada em diversas transações internacionais, apesar de não existir apenas um tipo de dólar. E um desses tipos, é o dólar turismo. 

Ele se difere do dólar comercial e possui aplicações diferentes. Como o próprio nome sugere, ele é voltado, principalmente, para o turismo. Portanto, ao viajar, é a cotação da moeda americana utilizada no exterior

Do outro lado, a moeda norte americana comercial é usada pela indústria e comércio. Uma das principais diferenças entre ambas as moedas se refere ao preço, já que o dólar turismo custa mais caro do que o dólar comercial. 

Quer saber mais sobre essas diferenças na moeda americana? Continue a leitura.

O que é o dólar turismo?

O dólar turismo é uma cotação do dólar usada principalmente em transações de turismo e viagens internacionais. Ele é vendido para pessoas físicas que viajarão para o exterior e precisam comprar a moeda, além de ser a cotação aplicada na compra de passagens aéreas e em cartões pré-pago para viagem.

A principal diferença entre o turismo e o comercial está na sua finalidade. O dólar comercial só pode ser negociado por empresas ou instituições financeiras. Ele costuma ser mais barato justamente pelo volume das transações: como empresas ou instituições movimentam grandes quantias, o preço do dólar fica menor.

Já o dólar turismo pode ser comprado por pessoas físicas – por exemplo, na hora de conseguir dinheiro vivo para viajar. Na prática, ele costuma ser mais caro porque, entre outras razões, o volume negociado em cada transação costuma ser menor.

Além disso, as cotações do dólar, tanto comercial como turismo, podem variar dependendo dos volumes negociados em cada transação. Como o volume de dólares comprado por pessoas físicas normalmente é menor que o das empresas, o dólar turismo tende sempre a ser mais caro.

Para que ele serve?

O dólar turismo é usado principalmente para transações de turismo e viagens internacionais. Ele é vendido para pessoas físicas que viajarão para o exterior e precisam comprar a moeda, além de ser a cotação aplicada na compra de passagens aéreas e outros gastos no exterior.

Por exemplo, se você está planejando uma viagem para os Estados Unidos, você precisará comprar dólares para pagar por coisas como acomodação, alimentação, transporte e atividades turísticas. Nesse caso, você compraria o dólar turismo.

Além disso, a moeda americana também é usada para transações de remessas internacionais e para a compra de bens e serviços no exterior.

Como funciona a compra do dólar turismo?

A compra do dólar turismo funciona da seguinte maneira:

  1. Pesquisa e comparação: Antes de comprar o dólar turismo, é importante pesquisar e comparar as taxas oferecidas por diferentes casas de câmbio.
  2. Documentação necessária: Para comprar dólar turismo, você precisará apresentar alguns documentos, como seu RG, CPF e comprovante de residência.
  3. Escolha a quantidade: Você decide a quantidade de dólares que deseja comprar.
  4. Realize a compra: Após escolher a quantidade, você realiza a compra na casa de câmbio ou instituição financeira de sua escolha.
  5. Guarde com cuidado: Depois de comprar o dólar turismo, é importante guardá-lo com segurança.

Vale ressaltar que o valor do dólar turismo é geralmente mais alto do que o dólar comercial. Isso ocorre porque as casas de câmbio e algumas instituições financeiras incluem custos operacionais, taxas e até um pouco de lucro nessa transação. Além disso, quando as transações são feitas com o dólar comercial, são apenas ordens de pagamento interbancárias, ou seja, não precisam da moeda em espécie. As casas de câmbio precisam ter uma grande quantidade de moedas em espécie para câmbio do dólar.

Além disso, existem algumas taxas extras que são aplicadas:

  • Dinheiro em espécie: Tem uma taxa extra de 2,5% a 3%, além do IOF de 1,1%. Usa a cotação de turismo.
  • Cartão pré-pago: Tem 2,5% a 3% de taxa mais 5,38% de IOF. Também usa a cotação de turismo.

Qual é a diferença entre o dólar turismo e o comercial?

A principal diferença entre o dólar turismo e o dólar comercial está na sua finalidade e no valor de cada um.

  • O dólar comercial é usado em transações de comércio exterior por empresas e também em operações financeiras realizadas pelo governo em outros países. Ele também é usado em empréstimos de brasileiros residentes no exterior. O valor do dólar comercial pode influenciar o preço de produtos importados e exportados.
  • O dólar turismo é uma cotação usada principalmente em transações de turismo e viagens internacionais. Ele é vendido para pessoas físicas que viajarão para o exterior e precisam comprar a moeda, além de ser a cotação aplicada na compra de passagens aéreas e em cartões pré-pago para viagem.

Em termos de valor, o dólar turismo é geralmente mais caro do que o dólar comercial. Isso ocorre porque ele inclui custos como: taxas de serviço ou de entrega, tributos e despesas das casas de câmbio ou bancos para enviar o dinheiro para fora do país. Além disso, enquanto o dólar comercial é negociado eletronicamente, o dólar turismo pode ser entregue em espécie, o que gera custos adicionais.

Se gostou de saber tudo sobre o dólar turismo e já está se programando para uma viagem ao exterior, então aproveite veja a lista de Livros sobre investimentos obrigatórios para investidores iniciantes, e aproveite o tempo no avião para uma ótima leitura.

Fontes: Mais retorno, Suno, Confidence cambioRemessa online, Unicred, Santander, Como Investir, Warren, Mobilis