Dólar comercial: o que é e as diferenças entre ele e o turismo

28 de setembro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 6 min, 5 seg


O dólar comercial é a moeda usada em transações internacionais. Em outras palavras, nas importações ou exportações, a moeda usada mundialmente é o dólar americano. Portanto, devido à sua importância econômica mundial, as variações da moeda estadunidense afetam a economia de vários países. 

Desse modo, a cotação divulgada diariamente nos noticiários se refere ao dólar comercial, já que ele impacta diretamente sobre a economia brasileira. Contudo, o dólar comercial não é o único tipo de dólar existente. 

O parente do dólar comercial é o dólar turismo, e como o próprio nome sugere, ele é voltado, principalmente, para quem vai viajar. Portanto, para transações internacionais de empresas se utiliza o dólar comercial. Para turismo, utiliza-se o dólar turismo. 

Quer saber mais como isso funciona na prática? Então, continue a leitura.

O que é o dólar comercial?

O dólar comercial é uma cotação do dólar americano em relação ao real brasileiro que é usada para transações comerciais entre pessoas jurídicas, como empresas. Isso inclui a compra e venda de mercadorias ou a prestação de serviços entre empresas. O dólar comercial também é usado como referência quando se recebe dinheiro do exterior. Nesse caso, os bancos compram os dólares e depositam o equivalente em reais na conta bancária.

É importante notar que o dólar comercial é diferente do dólar turismo. O dólar turismo é usado por pessoas físicas para viagens e pagamento de compras no exterior (como no cartão de crédito). Geralmente, o dólar turismo é mais caro devido ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e aos custos operacionais necessários para manter o dinheiro em uma casa de câmbio.

Para que ele serve?

O dólar comercial serve como referência para transações de comércio exterior e operações financeiras, como importações e exportações, empréstimos e financiamentos de empresas no exterior. Ele é usado em contratos de empresas que fazem negócios com empresas estrangeiras (importação e exportação) e em negociações de dívidas externas.

Além disso, o valor do dólar comercial influencia diretamente os preços dos produtos importados e nacionais. Por exemplo, se o dólar comercial aumenta, o custo dos produtos importados também aumenta, o que pode levar a um aumento nos preços ao consumidor.

O dólar comercial também é importante para o Banco Central do Brasil, que utiliza a taxa de câmbio como instrumento para controlar a inflação. Por exemplo, quando o dólar está muito alto, o Banco Central pode vender dólares para tentar reduzir a cotação.

Por fim, o dólar comercial é um indicador econômico importante, pois reflete a situação da economia brasileira no cenário internacional.

Como funciona a compra do dólar comercial?

Comprar dólar comercial significa adquirir a moeda norte-americana na sua cotação utilizada para transações comerciais e financeiras entre empresas, bancos e instituições. As operações ao longo do dia determinam qual será a taxa aplicada e registrada no fim do dia.

É possível comprar dólar comercial em instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, como bancos tradicionais e fintechs, tendo uma conta global. O pagamento pode ser feito por transferência bancária manual, cartões de crédito, débito ou boleto. Cada método pode ter uma taxa distinta.

O dólar comercial é utilizado em transações internacionais por meio de empresas, instituições financeiras e governos, que operam com frequência no mercado exterior. No entanto, pessoas físicas também podem comprar dólar comercial. Para isso, é preciso enviar o dinheiro para uma conta global e, geralmente, é cobrada uma taxa. Para quem atua fora do mercado brasileiro prestando serviços para alguma empresa no exterior, a transação será realizada com base no dólar comercial.

Qual é a diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo?

O dólar comercial e o dólar turismo são duas cotações diferentes do dólar americano em relação ao real brasileiro, cada uma usada para diferentes propósitos. Compreenda, abaixo, as diferenças:

Dólar Comercial

Esta cotação é usada para transações comerciais entre empresas, como importações e exportações, e também para operações financeiras, como empréstimos e investimentos no exterior. O valor do dólar comercial é determinado pelo mercado de câmbio, com base nas operações de compra e venda de dólares no mercado financeiro.

Dólar Turismo

Esta cotação é usada para transações de turismo e viagens, como a compra de passagens aéreas, pagamento de hotéis no exterior, e também para a compra de dólares em espécie por pessoas físicas. O valor do dólar turismo costuma ser mais alto que o dólar comercial, pois inclui custos como: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), custos administrativos, e uma margem de lucro para as casas de câmbio.

Portanto, a principal diferença entre o dólar comercial e o dólar turismo é o tipo de transação para o qual cada um é usado, o que resulta em diferentes cotações para cada um.

Dólar paralelo

O dólar paralelo é uma modalidade de negociação de câmbio extraoficial, em que doleiros colocam moeda em circulação sem autorização do Banco Central. Assim, por ser negociado por doleiros de forma ilícita, pode-se dizer que o dólar paralelo é uma espécie de mercado negro da moeda americana.

No Brasil, este tipo de negociação com dólar paralelo surgiu por volta dos anos 1990. O crescimento do dólar paralelo foi, de certa forma, uma reação a certas ações governamentais que geraram instabilidade econômica, como a que bloqueou as contas poupança. Desta maneira, o dólar paralelo era comprado no mercado como uma alternativa ao caos da economia brasileira.

O dólar paralelo é negociado em estabelecimentos que funcionam sem autorização do BACEN. Logo, só é possível saber como comprar dólar paralelo, se a pessoa conhece o doleiro envolvido na transação. Por sua vez, a cotação do dólar paralelo, visto que não é legalizado, a taxa de câmbio de mercado paralelo pode chegar a quaisquer valores.

É determinado pelos envolvidos nas negociações e não possui atrelamento ao Banco Central. Então, pode-se dizer que a cotação muda dependendo de onde se vai comprar dólar paralelo. Ou seja, a cotação dessa moeda varia conforme o doleiro.

Já que esse segmento é ilegal do mercado, esse tipo de prática costuma ser empregada, normalmente, para duas finalidades básicas: o crime de lavagem de dinheiro e o crime de sonegação. Ambos os crimes de câmbio paralelo preveem pena de 3 a 10 anos de prisão, além de multa.

Fontes: Warren, Santander, Confidence cambio, Prosegur, Como Investir, Unicred, Remessa Online