CEI, o que é? Definição, como funciona, importância e acesso


O CEI é uma forma que a bolsa de valores brasileira possui de manter os investidores informados sobre os seus ativos. Portanto, nesse canal constam todas as movimentações de ativos que sejam negociados na bolsa.

O CEI foi criado pela Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC) e dá garantias em relação às operações na bolsa de valores. Como a plataforma é online, todo o cadastro e uso do CEI é via internet. 

Dessa maneira, o CEI é uma maneira do investidor visualizar todas as operações referentes as corretoras em um só lugar.

CEI o que é? como funciona, importância e acesso

Suno

O que é CEI

A sigla CEI se refere ao Canal Eletrônico do Investidor. Ou seja, é sistema da bolsa de valores para consultar diversos tipos de operações que foram realizadas, como transferências, saldos, reembolsos, rendimentos, liquidez e extrato.

Entretanto, só ficam disponíveis transações dos últimos 18 meses. 

CEI o que é? como funciona, importância e acesso

Foregon

Portanto, a plataforma da bolsa de valores brasileira serve para garantir a segurança dos investidores. Através desse único canal, o investidor pode acompanhar as operações que ele tiver realizado em todas as corretoras que ele tiver conta. 

Como o CEI funciona

O sistema da bolsa organiza os dados dos diferentes tipos de investimentos. Dessa maneira, as transações com ações, mercado futuro, opções e termos estão disponíveis.

Como a B3 é formada pela fusão da BM&Bovespa e Cetip, é possível ter acesso à informações dos dois segmentos. 

Apesar da fusão entre a Bovespa e a Cetip, as informações aparecem separadas no CEI porque as empresas são responsáveis por partes diferentes. Portanto, através da Bovespa as informações são referentes a:

  • Empréstimos de ativos;
  • Derivados: Swap, opção e termo;
  • Carteira de ativos: Tesouro direto, fundo imobiliários e outros. 
CEI o que é? como funciona, importância e acesso

Meu imposto de renda 2020

Por outro lado, pela Cetip os dados são de:

  • Valores mobiliários: Debêntures, CRIs, CRAs e outros;
  • Derivados: Opção, Swap e termo;
  • Ativos financeiros: LCI, LCA, LC, LF e CDB.

Dessa maneira, os serviços disponíveis no CEI são os saldos de:

  • Mercado de opções, termo e futuro;
  • Diário e extrato mensal de custódia de ativos;
  • Ativos depositados como garantia;
  • Tesouro direto.

Além disso, ele avisa ainda quando há movimentação de BTC e o recebimento de proventos como os dividendos. 

Acesso ao sistema

Ao abrir uma conta em uma corretora de valores e investir, essa conta é registrada na B3. Dessa maneira, automaticamente é gerada uma senha de acesso ao canal eletrônico do investidor.

Essa senha pode ser enviada para o e-mail do investidor ou por meio dos correios. Sendo que, o e-mail e endereço para envio serão os que constarem em seu cadastro na corretora. 

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Para acessar o sistema, basta entrar no site e preencher o campo com o seu CPF ou CNPJ. Posteriormente, coloque a senha que foi enviada e entre.

Caso ainda não possua uma senha ou tenha se esquecido, não se desespere. Basta solicitar uma nova senha. Para solicitar uma nova senha, entre no site do CEI e clique na opção esqueci minha senha, e então você poderá criar uma nova. 

Foregon

Como a conta é vinculada ao CPF ou CNPJ, não é necessário a criação de mais de uma conta no CEI.

Portanto, todas as informações, de todas as corretoras que você possuir conta, estarão juntas no canal eletrônico do investidor. Enfim, basta ir até a opção de menu de investimentos e escolher a instituição que você deseja ver os seus investimentos.

Além da possibilidade de controle dos seus investimentos através do acesso ao canal CEI, você ainda pode optar por receber mensalmente, por e-mail ou correios, um extrato com as suas movimentações mensais. 

Para receber os extratos mensais, basta ir até a opção no menu de extratos informativos e configurar o envio de extratos.

Importância do CEI

O canal eletrônico do investidor é muito importante, pois garante a transparência das operações. Ou seja, o investidor tem acesso a todos os dados em um só lugar, o que facilita o controle.

Além disso, ao declarar o imposto de renda fica mais fácil ter acesso ao valor total, sem ter que entrar individualmente em cada corretora que você tiver conta para averiguar os valores. 

Exame

Por fim, o CEI facilita o controle de balanço entre renda fixa e variável. Isso porque, no sistema é possível visualizar a porcentagem que você investiu em cada uma. Portanto, o CEI ajuda no planejamento e a diversificação da sua carteira de investimentos.  

Enfim, agora que você sabe tudo sobre o CEI, descubra também cinco direitos que você têm como acionista através do vídeo de Raul Sena:

E aí, gostou de saber sobre o canal eletrônico do investidor? Então aproveite também para saber sobre a história da B3 – Significado, origem e história da Bolsa de valores do Brasil

Fontes: Dicionário financeiro, Edital concursos Brasil, Easynvest, Toro radar, Space money e Mais Retorno

Imagens: Foregon, Suno research, Foregon, Meu imposto de renda 2020, Exame, Foregon e Empreender dinheiro

Conte-nos a sua opinião...