Área Logada do Investidor na B3: como funciona a plataforma?

6 de outubro de 2020, por Sidemar Castro

Tempo de leitura médio: 5 min, 30 seg


A Área do Investidor é uma plataforma disponibilizada pela B3, a bolsa de valores brasileira, que permite aos investidores consultar extratos de posições e movimentações de todas as suas aplicações financeiras.

Nessa área, é possível obter informações como portfólio de investimentos, rendimentos, extratos, histórico de negociações, entre outras informações.

Se você quer saber mais sobre a Área do Investidor, então, continue a leitura.

O que é a Área do Investidor?

A Área do Investidor, criada pela B3 e lançada em 2021, é um portal de acesso às aplicações financeiras de qualquer pessoa que tenha investimentos em bancos ou corretoras de valores.

Na plataforma, é possível fazer a consulta consolidada de informações de todas as aplicações feitas na bolsa. Com essa plataforma, o usuário pode não apenas acompanhar as movimentações dos seus ativos, como também encontrará todos os dados sobre os investimentos com maior facilidade.

A Área do Investidor substitui o antigo Canal Eletrônico do Investidor (CEI) e traz ferramentas mais completas e modernas. O acesso é automático, disponibilizado no momento em que o usuário realizar uma movimentação, seja a compra, venda ou transferência de ativos. Inclusive, as principais corretoras e intermediadoras estão cadastradas no portal, possibilitando a reunião de todos os dados em um mesmo sistema, sem necessidade de inclusão manual.

Além disso, a Área do Investidor também conta com conteúdos educativos que podem contribuir para o aprendizado de novos investidores. A plataforma é totalmente segura, sendo um sistema da própria B3.

O portal foi desenvolvido e está sendo monitorado pela instituição, com o apoio de outros órgãos governamentais certificados, garantindo que a Área do Investidor seja segura.

Quais são as informações disponíveis na Área do Investidor na B3?

Na Área do Investidor da B3, você pode acessar as seguintes informações:

  • Informações de ambos os segmentos: Isso inclui informações sobre ações, ETFs, Fundos Imobiliários, empréstimos de ativos, títulos públicos no Tesouro Direto, além de CDBs, LCIs, LCAs, debêntures, COEs e minicontratos.
  • Portfólio de investimentos: Você pode ver a diversificação dos seus ativos.
  • Rendimentos: Isso inclui dividendos, juros sobre capital próprio (JCP) e outros rendimentos recebidos.
  • Extratos: Isso inclui extratos das operações feitas na bolsa, listados, balcão e Tesouro Direto.
  • Empréstimo de títulos: Você pode ver informações sobre ativos emprestados.
  • Garantias: Informações sobre garantias estão disponíveis.
  • Informe de rendimento e reembolso de empréstimos de títulos.
  • Histórico de negociações.
  • Aviso de transferências.
  • Movimentações: Isso inclui aplicações, eventos e vencimentos.
  • Possibilidade de receber e-mail sobre eventos/movimentação.
  • Saldo patrimonial.
  • Posição detalhada de cada ativo.
  • Títulos Públicos e outros ativos custodiados na B3.
  • Rendimentos provisionados.
  • Informativos relevantes.

Como acessá-la?

  1. Acesse o site da Área do Investidor B3.
  2. Insira o seu CPF.
  3. Confirme os Termos e Políticas.
  4. A plataforma vai identificar que é sua primeira vez, então, você precisará fornecer um e-mail para que você possa cadastrar uma senha.
  5. Entre no seu e-mail e clique no link enviado.
  6. Crie uma senha.
  7. Acesse o portal.

Quais são as funcionalidades presentes na Área do Investidor?

A Área do Investidor da B3 oferece várias funcionalidades para ajudar os investidores a gerenciar seus investimentos:

Home

Na página inicial, você pode verificar os últimos valores consolidados e as atualizações do sistema, bem como as carteiras e cada um dos ativos que as compõem.

Isso inclui Tesouro Direto, renda variável com produtos de empréstimos, fundos de investimentos e produtos de ouro, e outros ativos, com cada opção listada.

Extratos

A página de extratos oferece detalhes das movimentações, seja compra, venda ou transferência, além dos contratos do investidor e suas classificações.

Também é possível baixar um extrato completo com todas as informações, nos formatos PDF ou Excel, clicando no botão à direita da tela.

Além disso, você pode visualizar informações detalhadas de produtos como ações, ETFs, FIIs, CDBs, LCIs e LCAs, movimentações, posições, dividendos e demais eventos provisionados, entre outros dados.

Proventos

Na página de proventos, você pode visualizar informações sobre os proventos recebidos, a evolução patrimonial e as últimas movimentações do investidor.

Além disso, a área do investidor gera gráficos de sua posição por classe, produto e instituição financeira, mostra a evolução patrimonial e histórico de dividendos e outros proventos.

Relatórios

Aqui, os investidores têm acesso a geração de relatórios com diversos filtros, proporcionando consultas avançadas sobre seus investimentos.

Isso inclui a possibilidade de obter informações detalhadas sobre o portfolio de investimentos, rendimentos (como dividendos), extratos (listado, balcão e Tesouro Direto), empréstimo de títulos, garantias, informe de rendimento e reembolso de empréstimos de títulos, histórico de negociações, aviso de transferências, movimentações (aplicações, eventos e vencimentos), e a opção de receber e-mails sobre eventos e movimentações.

Calculadora de IR

A funcionalidade permite aos investidores calcular o Imposto de Renda retido na fonte, deduções e outros fatores do cálculo. Ela oferece a possibilidade de inserir informações como salário, deduções, pensão alimentícia, entre outros, e fornece o cálculo do imposto retido com base na tabela da Receita Federal.

Além disso, a calculadora pode ser utilizada quantas vezes necessário, permitindo aos investidores realizar simulações e planejar suas finanças de forma mais precisa.

A Área do Investidor na B3 é segura?

Sim, a Área do Investidor da B3 é segura. A plataforma foi desenvolvida e é monitorada pela própria B3.

Além disso, bancos, corretoras e instituições financeiras que atuam no mercado podem garantir a segurança e transparência dos investimentos feitos por seus clientes, além de compartilharem os dados com a Área do Investidor.

No entanto, é importante lembrar que a segurança da sua carteira também depende de como você a gerencia. Certifique-se de manter suas chaves privadas seguras e nunca compartilhe-as com ninguém. Além disso, sempre verifique se está acessando o site correto e não compartilhe suas informações de login com ninguém.

Fontes: Investidor B3, B3, Idinheiro, Mobilis