Fundos Monoativos: como funciona esse tipo de investimento?

10 de julho de 2021, por Bárbara Ackerman

Tempo de leitura médio: 4 min, 42 seg


Monoativo, pode ser definido com uma classificação atribuída a um tipo de fundo de investimento. Assim, concentra todo o capital em um único ativo, como uma empresa ou imóvel, por exemplo.

Como resultado, é associado aos fundos de investimento imobiliário, por existirem muitos que trabalham através dessa modalidade, ou seja, investem em apenas um imóvel.

Igualmente aos Fundos de Investimento Imobiliários existe a gestão ativa e passiva. Também existem fundos monoativos na bolsa de valores brasileira, porém, a procura por esse fundo é muito baixa. Afinal, há uma maior exposição a riscos.

Esses fundos também não contam com um portfólio diverso. Por esta razão, são conhecidos por expor seus investidores a um elevado grau de risco, ao ser comparado com outros fundos. Eles chegaram ao Brasil em 2006, mas estão perdendo cada vez mais espaço no mercado nacional.

Categorias de Fundo Monoativo

Fundos Monoativos: entenda sobre esse tipo de Investimento

Valor Investe

Existem dois tipos de monoativos, aqueles que possuem uma única fonte de renda e aqueles que possuem diversas fontes de renda.

Em relação ao primeiro, é o fundo de monoativos cujo ativo é uma planta industrial onde a empresa opera. Em contrapartida, se a empresa falhar no pagamento de aluguel, esse fundo não terá outra fonte de renda. Esse monoativo pode ser chamado de monolocatário.

Já o segundo é um fundo cujo ativo é um shopping. Assim, vários lojistas desenvolvem suas atividades. Por esse motivo, mesmo que um deles esteja inadimplente, o fundo monoativo possui outras fontes de renda. Esse monoativo pode ser chamado de multilocatário.

Classificações

Fundos Monoativos: entenda sobre esse tipo de Investimento

Rafael Gusman Imóveis

No que diz respeito aos tipos, o fundo monoativo segue a classificação normal dos demais fundos imobiliários, que são esses grupos, de acordo com sua natureza patrimonial. Então, as classificações dos fundos monoativos ou fundos imobiliários são:

  • Fundos de Shoppings Centers: aqueles destinados ao investimento em imóveis para lojistas e empresas que atuam no varejo. Dessa forma, costumam administrar um único shopping.
  • os Fundos de Lajes Corporativas: esses fundos monoativos são aqueles que possuem salas comerciais que estão destinadas à instalação de escritórios e empresas em grandes cidades do país. Também, nesse caso, contam com uma única sala ou edifício comercial no portfólio.
  • Fundos de Galpões: costumam contar com um imóvel do tipo galpão, destinado a uso industrial ou logístico. Dessa forma existe um elevado grau de risco, já que problemas relacionados à inadimplência ou saída do inquilino, por exemplo, resultam na completa perda de receita para o fundo monoativo.
  • os Fundos de Hotéis: como o nome sugere, dependem da receita de apenas um único hotel do qual foi investido.
  • Fundos Imobiliários de Escolas, Universidades e Hospitais: conta com um imóvel destinado a essa finalidade, ou seja, escolas, universidades ou hospitais, em seu portfólio.
  • e Fundos de Agências Bancárias: contam com apenas um imóvel locado ou disponível para locação por parte de agências bancárias.

Como investir nessa categoria de fundo?

Exame Invest

Assim como para qualquer investimento, o conhecimento e minuciosidade na análise são essenciais. Em relação aos fundos monoativos, é preciso ter em mente os riscos que você pode correr como investidor. Por outro lado, tais fundos podem trazer excelentes retornos.

Porém, os especialistas dão duas recomendações. A primeira é alocar pouco capital para diminuir os riscos. Ou seja, vale a pena investir caso seja uma grande oportunidade de negócios, mas não coloque a maior parte de seus recursos nele.

Por fim, também é importante entender que ter uma carteira com vários fundos monoativos não é a mesma coisa que ter a carteira com um fundo de multiativos. As cotas de vários fundos monoativos não se mostram uma estratégia de diversificação adequada.

Riscos e Cuidados com os fundos de investimento

The Capital Advisor

Em comparação ao fundo de multiativos, sem dúvida o fundo monoativo está exposto a maiores riscos. São eles:

Vacância

Caso o fundo monoativo perca seus locatários ele não terá renda. Isso significa que a renda depende diretamente deste imóvel está locado, sem isso não há retorno algum.

Inadimplência

Mesmo que não ocorra a vacância, existe sempre o risco da inadimplência. Então, mesmo que o locatário esteja ocupando o imóvel, caso ele não pague o aluguel devidamente, há também a ausência de retorno.

Danos ao Ativo

Pode-se citar diversos exemplos, como as forças da natureza que trazem situação de enchente, ou incêndios ao local, ou até deslizamentos. Em consequência, torna-se inutilizável ou irá precisar de mais gastos para reparo. Logo, perde-se o único ativo do fundo monoativo.

Locatário x Gestor ou Cotista

O locatário do imóvel fica em uma posição de vantagem em relação ao gestor e aos cotistas. Por que, caso ele vá embora o risco de vacância aparece. Como resultado, o locatário pode negociar condições melhores que podem prejudicar o interesse de quem está investindo.

Agora, você também pode aprender mais sobre Fundo Imobiliários e ações, confira a matéria Fundos imobiliários ou ações, qual vale mais a pena?

Fontes: Yubb; Mais Retorno; Suno e Como Investir.

Imagens: Info Money; Rafael Gusman Imóveis;Exame Invest e The Capital Advisor.