Como ganhar dinheiro dormindo: renda passiva mensal

28 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 33 seg


Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo, diz que se você não encontrar uma maneira de ganhar dinheiro enquanto dorme, vai trabalhar até morrer. Ou seja, você precisa ter fontes de renda passiva, caso você deseje atingir a independência financeira.

Uma boa forma de conseguir renda passiva, é investindo em empresas que são boas pagadoras de dividendos. Dessa maneira, você irá receber proventos periodicamente e dependendo do valor investido, poderá viver de renda.

Lembrando que, apesar de falarmos sobre formas de conseguir renda passiva, esse texto não deve ser considerado como uma indicação ou recomendação de investimentos.

Como ganhar dinheiro dormindo?

Uma ótima forma de ganhar dinheiro dormindo é investir em ações que pagam bons dividendos. É claro que o valor a ser recebido irá variar de acordo com o patrimônio investido. Por isso, é preciso considerar qual o valor que você deseja ter de renda passiva, para determinar o valor que deve ser investido.

Um detalhe importante sobre a renda passiva, é que se você estiver na fase de construção de patrimônio, é interessante reinvestir os dividendos recebidos. Isso porque, os investidores recebem proventos de acordo com a sua participação na empresa.

Como ganhar dinheiro dormindo: renda passiva mensal

Investnews

Logo, quanto mais ações você comprar da empresa, mais dividendos você irá receber. Em outras palavras, você pode usar o dinheiro dos dividendos para reinvestir e receber ainda mais dividendos no futuro. Esse é o chamado efeito dos juros compostos.

Por outro lado, se você já construiu o seu patrimônio e está na fase de usufruir dele, você tem duas opções: 1- usar os dividendos para manter o seu padrão de vida ou 2- usar a maior parte dos proventos para a sua subsistência e uma parte menor para reinvestir.

Como montar uma carteira de dividendos

Uma carteira de dividendos é uma carteira de investimentos montada com ativos que distribuem bons proventos. Sendo assim, a intenção ao montar esse tipo de carteira, é obter renda passiva por meio dos investidos e viver de renda.

O primeiro passo para montar uma carteira de dividendos e obter renda passiva, é analisar quais são as ações que pagam bons dividendos. Para encontrar essas empresas, você pode verificar quais são as que possuem Dividend Yield (DY) acima de 6%, por exemplo.

O Dividend Yield é um dos indicadores mais utilizados ao analisar a distribuição de dividendos de uma ação, pois ele indica a rentabilidade dos dividendos de uma companhia em relação ao preço atual das suas ações. Ou seja, quanto mais alto o DY, mais proventos a empresa distribuiu.

GuiaInvest

Ao pesquisar entre as empresas, fique de olho nas anomalias. Isso porque, as empresas que estiverem com DY muito alto, podem ter conseguido esse valor devido a algum evento incomum. Dessa forma, esse rendimento de dividendo pode não se manter com o tempo.

Geralmente ao montar uma carteira focada em renda passiva, os investidores analisam os indicadores de dividendos. Contudo, esse tipo de análise não garante que você terá empresas com bons fundamentos. Por isso, o recomendado é analisar profundamente a empresa, por exemplo, através da análise fundamentalista.

Fundos imobiliários

Além das ações, você também pode colocar FIIs na sua carteira de dividendos. Em síntese, os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), funcionam como uma reunião de investidores com o objetivo de investir em imóveis. Para participar de um FII, os investidores compram cotas do fundo e, por isso, são chamados de cotistas.

O responsável por realizar todos os trâmites envolvendo os imóveis é o gestor do fundo. Esse modo de funcionamento é vantajoso para quem deseja ganhar dinheiro dormindo, já que o cotista não precisa ter dor de cabeça lidando com inquilinos.

Como ganhar dinheiro dormindo: renda passiva mensal

Construtor acrd

Em contrapartida, o investidor precisa lidar com a taxa de administração cobrada pelo serviço de administração e gestão do fundo. Apesar desse custo, os FIIs são uma boa alternativa para quem almeja renda passiva, já que eles distribuem dividendos mensalmente.

Ao escolher um FII, analise os dados dos fundos, como, por exemplo, o Dividend Yield, a qualidade da administração e gestão do fundo, o seu desempenho histórico, composição do portfólio, valor das taxas, estratégia adotada pelo gestor e liquidez das cotas.

Planilha da renda passiva

Para calcular exatamente o quanto seu patrimônio irá render e qual o valor necessário para ter uma renda passiva suficiente para aposentar, basta baixar a planilha do Investidor Sardinha.

Por meio dessa planilha você pode adicionar quais ações você possui em carteira, objetivo de ganho mensal e o Dividend Yield delas. Você também pode acrescentar os fundos imobiliários, já que eles são uma boa alternativa para obter renda passiva.

Além disso, na planilha é possível ver em quanto tempo você poderá atingir a independência financeira de acordo com o valor que você irá investir mensalmente. Veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha, e descubra como usar essa planilha para ganhar dinheiro dormindo:

Enfim, agora que você sabe como ganhar dinheiro dormindo, não deixe de descobrir por que Consórcio não vale a pena: motivos para nunca aderir

Fontes: Btg pactual digital

Imagens: Suno, Investnews, Construtor acrd, Lalabee e GuiaInvest