Regras para investidores: o que seguir para investir bem

22 de junho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 40 seg


Existem algumas regras que todo investidor precisa seguir se quiser ter sucesso nos seus investimentos, independente da sua filosofia de investimentos.

Uma das regras fundamentais para os investidores, é ter uma estratégia clara. Isso é importante, pois a estratégia irá servir como um direcionamento para o investidor.

Apesar de falarmos de algumas regras para os investidores, esse texto não deve ser considerado como uma indicação ou recomendação de investimentos.

Regras para investidores

Independente de qual escola de investimentos você seja adepto, existem 7 regrinhas que você deve seguir:

1- Defina uma estratégia clara

É muito comum começar a investir de maneira aleatória, comprando uma ação em um mês, outra em outro e ir seguindo assim. No entanto, depois que você passar por essa fase inicial e começar a estudar mais sobre o mundo dos investimentos, é essencial que você defina sua estratégia.

Portanto, se você ainda vai começar a investir ou já investe na bolsa, tire um momento para estabelecer a sua estratégia. Para isso, determine em quais setores você vai investir, quais classes de ativos irão compor a sua carteira e qual será a porcentagem para cada setor e classe de ativos.

Regras para investidores: Sete regras para investir bem

Para estabelecer essas divisões, não deixe de considerar o seu perfil de investidor. Isso porque, os ativos que irão compor uma carteira, dependem muito da sua tolerância ao risco. Além disso, é importante que você estabeleça objetivos para a sua carteira de investimentos.

Defina também o quanto você irá investir por mês e como em quais ativos você irá investir em cada mês. Enfim, ter uma estratégia clara é uma regra para os investidores, pois a estratégia serve para que você possa visualizar o caminho que deve ser tomado para a realização dos seus objetivos.

2- Invista de maneira fria

Investir com frieza é uma regra muito importante para que os investidores evitem serem contaminados pelas constantes oscilações do mercado. Ou seja, independente da valorização ou oscilação dos preços das ações, você deverá seguir o que você tiver determinado em sua estratégia.

Por exemplo, se você estabeleceu na sua estratégia de investimentos que determinada empresa irá ter uma porcentagem de 5% na sua carteira, então independente das oscilações, é essa porcentagem que ela deverá ter na sua carteira.

Desse modo, durante uma desvalorização ou valorização, ao invés de você ser movido pela emoção, você irá seguir sua estratégia de investimentos.

Regras para investidores: Sete regras para investir bem

Nesse sentido, em uma desvalorização (desde que os fundamentos não tenham mudado) é possível que você tenha que aportar na ação para voltar à porcentagem previamente determinada ou terá que parar de aportar por um tempo, pois ela se valorizou e passou da porcentagem ideal. Para manter esse controle, você pode usar uma planilha.

3- Regra ao investir: Priorize a segurança e não a rentabilidade

Warren Buffett, um dos maiores investidores do mundo, possui duas regras. A primeira é: nunca perca dinheiro. A segunda é: não se esqueça da primeira. Portanto, ao investir mesmo que você deseje grandes retornos, coloque a segurança do seu patrimônio em primeiro lugar.

Por exemplo, se você decide investir em uma empresa que está em recuperação judicial, você está ignorando a segurança na esperança de ter grandes retornos se essa empresa se recuperar. Lembrando que, a maioria das empresas que entra em recuperação judicial no Brasil não consegue se recuperar.

4- Se pague primeiro

Não espere sobrar dinheiro para investir. Ao invés disso, se pague primeiro. Se você não se pagar primeiro, nunca vai sobrar dinheiro para investir. Sendo assim, quando você receber faça uma transferência para a sua corretora e invista. O dinheiro que sobrar depois disso, deve ser o suficiente para arcar com seus demais gastos.

Regras para investidores: Sete regras para investir bem

Ao seguir essa regra ao investir, talvez o dinheiro não seja suficiente para arcar com suas outras despesas. Neste caso, você pode fazer um controle financeiro para saber exatamente para onde está indo seu dinheiro e realizar cortes de gastos. O mais importante é priorizar o seu pagamento.

5- Saber a hora de parar

A quinta regra ao investir é saber a hora de parar de investir em determinada empresa. Sendo que, a hora de parar é quando os fundamentos da empresa mudaram de maneira irremediável. Por exemplo, você deve parar de investir se uma companhia que antes tinha bons indicadores, começou a ser acusada de corrupção ou situações similares.

Como as mudanças de fundamentos acontecem com certa frequência, o ideal é que você analise pelo menos uma vez no ano se as empresas que você investe continuam com bons fundamentos ou se é a hora de parar de investir nelas. Você não precisa exatamente vender as ações. Mas o ideal é não comprar mais ações dessa companhia.

Se a situação foi esclarecida e medidas forem tomadas para que a empresa volte a ter bons fundamentos, você pode voltar a investir nela. Lembrando que a cotação não é um fator determinante para parar de investir em uma empresa, somente as alterações nos fundamentos.

Fdr

6- Regra ao investir: Não se apaixone pela adrenalina

Mesmo investindo para o longo prazo, alguns investidores se apaixonam pela adrenalina de acompanharem diariamente a alta ou baixa das ações na carteira. Essa situação é problemática, pois pode te impedir de se concentrar em outras coisas, como, por exemplo, no seu trabalho.

Se a sua intenção não for comprar ou vender ações, então não faz sentido você gastar horas do seu dia acompanhando as constantes oscilações. Até porque, se você ficar sempre entrando no home broker, eventualmente você pode sentir vontade de vender e ignorar sua estratégia de investimentos.

7- Não pare de estudar suas empresas

Por fim, a última e mais importante regra para os investidores é não deixar de acompanhar a empresa. Ou seja, não basta apenas estudar sobre a companhia quando você vai começar a comprar ações.

É preciso que você acompanhe o desempenho dela periodicamente e verifique se ela ainda continua com bons fundamentos. Ao acompanhar a empresa possui diversos benefícios, veja o vídeo de Raul Sena, o Investidor Sardinha e descubra quais são eles:

E aí, gostou de aprender as 7 regras para investir melhor? Então não deixe de descobrir quais são os Maiores erros na Bolsa de Valores – Quais são e dicas para investir melhor

Imagens: Focalise, Onze, Lab fin provar fia, The cap e Fdr