Guerra cambial, o que é? Definição, origem e principais características

13 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 29 seg


A guerra cambial foi uma disputa entre diversos países que desvalorizavam suas próprias moedas. Através da manipulação do câmbio, as nações buscavam aumentar a competitividade internacional e superar a crise mundial de 2008. 

Entretanto, a manipulação de câmbio não é aprovada pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), que condena completamente a prática. Porém, ele não possui nenhum mecanismo de punição, ficando à cargo da OMC (organização Mundial do Comércio) tomar alguma medida compensatória. 

Apesar da guerra cambial ter acontecido à alguns anos atrás, esse tema voltou a ser comentado recentemente devido à guerra comercial entre EUA e China. Portanto, com a disputada entre as duas potências, os demais países temem uma desaceleração global. 

O que é guerra cambial

A guerra cambial é uma série de medidas tomadas com o objetivo de aplacar a valorização de determinada moeda.

Dessa maneira, o país onde a moeda está se valorizando em excesso, toma algumas medidas para conter essa valorização. Em outras palavras, ele faz a manipulação do câmbio.

Uol

Os países que tomam medidas econômicas para desvalorizar suas moedas, fazem isso para que os produtos exportados fiquem mais baratos no mercado internacional, o que consequentemente faz com que o país ganhe competitividade. 

Origem

A guerra cambial tem como protagonista duas potências mundiais, a China e os Estados Unidos. Tudo começou quando os EUA aumentou a quantidade de dólares em circulação.

Logo, com excesso de dólar em circulação, a moeda se desvalorizou em comparação com outras moedas, inclusive o Real

Guerra cambial, o que é? Origem e identificação da manipulação cambial

Veja

Os EUA fizeram isso como uma forma de buscar se reerguer da crise financeira que afetou todo o mundo em 2008. Em síntese, com as pessoas desempregadas e evitando gastar dinheiro, o mercado interno não estava muito aquecido.

A solução encontrada pelo governo foi desvalorizar o dólar para tornar seus preços mais competitivos internacionalmente, principalmente para competir com a China. 

A China, por sua vez, também tinha tomado medidas para aumentar a sua competitividade. Ela fez isso através da adoção do câmbio fixo, onde o estado determina a cotação da moeda. Na maioria dos países, a cotação acontece por meio do câmbio livre, onde as operações definem o valor das moedas. 

Essa disputa entre as duas potências foi chamada de guerra cambial, pela primeira vez, em 2010, por Guido Mantega, ministro da fazenda na época.

Com a disputa entre EUA e China, a economia de diversos países foram afetadas. A consequência foi que vários países começaram a entrar na guerra cambial. 

DCM

O Brasil também entrou na disputa e algumas das medidas tomadas pelo governo foi o aumento dos impostos em operações de curto prazo em renda fixa, taxação em derivados de câmbio, compra de dólar à vista pelo Banco Central e estabelecimento do IOF em cima dos financiamentos externos com prazos superiores a 3 anos. 

A guerra cambial é ilegal?

A guerra cambial é condenada pelas regras do Fundo Monetário Internacional (FMI). No entanto, não existe nenhum mecanismo que sirva de fato para realizar uma punição.

A única alternativa para tentar conter as medidas de manipulação de câmbio, é levando a questão para a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Oficina do estudante

Em síntese, a OMC é a responsável por realizar o tratamento de condutas comerciais tidas como abusivas. Portanto, somente a OMC pode autorizar a utilização de medidas compensatórias, como, por exemplo, aumentar as tarifas. 

Como identificar uma manipulação de câmbio

Existem algumas características típicas de países que estão fazendo a manipulação de câmbio.

Por exemplo, quando a nação possui reservas de moeda estrangeira correspondente ao período superior a 6 meses de importações, ou quando aumenta a relação entre reservas e PIB na última década, são sinais de manipulação de câmbio. 

Guerra cambial, o que é? Origem e identificação da manipulação cambial

Agroadvisor

Ou características é quando o país possui um superávit na conta corrente, como o percentual do PIB superior à zero. Sendo assim, já existem alguns países, como China e Rússia, que atendem à esses três critérios. 

Por que o assunto voltou a ser comentado?

A guerra cambial aconteceu a alguns anos atrás, porém, atualmente o assunto voltou à ficar em alta. Isso porque, com a disputa entre China e Estados Unidos, existe uma incerteza internacional referente à possível desaceleração global. 

Guerra cambial, o que é? Origem e identificação da manipulação cambial

Exame

Dessa forma, a China sinalizou um corte de juros, já a Europa tomou medidas de estímulos locais.

Essas atitudes foram vistas com apreensão pelo restante do mundo, já que uma guerra cambial pode acarretar inúmeras consequências não apenas para os países que participam diretamente da disputa. 

Enfim, agora que você sabe como funciona a manipulação de câmbio, aproveite também para aprender sobre uma das protagonistas da crise de 2008 a Freddie Mac – O que é, características e relação com a crise de 2008

Fontes: Mais retorno, Uol e Suno

Imagens: Exame, Oficina do estudante, Veja , Exame, Uol, DCM e Agroadvisor