Taxa de câmbio, o que é? Como é determinada e regimes cambiais

31 de março de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 57 seg


A taxa de câmbio é o valor de uma moeda em comparação com outra moeda, sendo que a comparação entre moedas é realizada em unidades ou frações da moeda nacional. 

Um dos principais fatores que influenciam no valor da taxa de câmbio, é o regime cambial, que pode ser fixo, flutuante ou atrelado. No regime fixo, a autoridade monetária do país determina qual será o valor da moeda estrangeira. 

Já no câmbio flutuante, prevalece a lei da oferta e procura. Dessa maneira, o aumento ou diminuição dos preços das moedas é resultado do interesse do mercado. Por fim, temos o regime atrelado, onde os preços flutuam dentro de uma faixa determinada. 

O que é taxa de câmbio?

A taxa de câmbio é o preço de uma moeda estrangeira medida em unidades da moeda nacional. Em outras palavras, quando falamos em taxa de câmbio, estamos nos referindo à medida em fração do Real, que é a moeda do Brasil.

Narwal sistemas

Sendo assim, a taxa de câmbio reflete o custo de uma moeda em comparação com outra. Portanto, é possível comparar a taxa de câmbio do real com o euro, dólar, libra ou qualquer outra moeda estrangeira. 

Como é a taxa de câmbio é determinada?

A subida ou descida da taxa de câmbio pode ter diversas causas, sendo que a principal é a lei da oferta e demanda da moeda. Logo, quando uma moeda é muito procurada, ela se valoriza. Quando as pessoas não estão interessadas nela, seu preço diminui. 

Um bom exemplo da lei da oferta e procura, é em relação ao valor do dólar. Como ele é uma moeda forte e utilizada em transações comerciais entre países, ele é valorizado em relação a várias outras moedas. 

Taxa de câmbio, o que é? Como é determinada e regimes cambiais

Mercado

Outros fatores que podem impactar a taxa de câmbio são aspectos políticos e econômicos. Além disso, os regimes cambiais também são determinantes para o fortalecimento ou enfraquecimento das moedas, o que impacta na taxa de câmbio. 

Regimes cambiais

Tendo como base o nível de intervenção governamental de um país, podemos dividir os regimes cambiais em três tipos: 

1- Fixo: Nesse tipo de regime, a autoridade monetária do país estabelece um valor fixo das moedas estrangeiras em relação à moeda nacional.

Dessa forma, a conversão da moeda por aquele preço é garantida pelo Banco Central do país. Para adotar esse regime, é importante que o país possua uma reserva internacional que consiga cobrir a saída e entrada da moeda estrangeira. 

A vantagem desse regime é que ele proporciona maior estabilidade e contribui com a prevenção da alta da inflação. A desvantagem é que o governo precisa ter uma reserva internacional relevante, caso contrário, ele pode desequilibrar a balança de pagamentos do país.

2- Flutuante: Nesse regime cambial, que é vantajoso, sobretudo, para países com economias estáveis, as taxas de câmbio são determinadas somente pela lei da oferta e demanda. Isso significa que o mercado cambial se autorregula e controla os preços das moedas.

Taxa de câmbio, o que é? Como é determinada e regimes cambiais

Elite plus magazine

Portanto, o objetivo é que o governo não intervenha nem controle as taxas de câmbio. Apesar disso, caso seja necessário, ele pode fazer uma intervenção e influenciar nos preços.

Por exemplo, apesar de o Brasil, em teoria, ser adepto do câmbio flutuante, na prática, o Banco Central compra e vende dólares, influenciando na taxa de câmbio no Brasil. 

3- Atrelado: Por fim, temos o regime cambial atrelado, que funciona como uma união entre o câmbio fixo e flutuante. Sendo assim, a taxa de câmbio muda diariamente dentro das faixas estabelecidas pelo governo.

Nesse contexto, o papel do Banco Central do país é manter o preço da moeda dentro das faixas estipuladas. A desvantagem do câmbio atrelado é que o governo deve ter reservas suficientes para manter as compras e vendas. 

Taxa de compra e venda

As taxas de câmbio de compra e venda não são as mesmas. Desse modo, é oferecida a taxa de venda, para as pessoas físicas que querem comprar moedas estrangeiras em instituições autorizadas, como bancos e casas de câmbio. Por outro lado, se uma pessoa pretende vender moeda estrangeira para as instituições, a taxa oferecida será de compra.

Além disso, normalmente a taxa de venda é mais alta do que a taxa de compra. Isso porque, ela envolve os custos das instituições. Um detalhe importante, é que as cotações de compra e venda não são as mesmas divulgadas diariamente pelo Banco Central.

Folha

Essa taxa, calculada e divulgada todos os dias pelo Bacen, é chamada de Ptax. Em síntese, ela serve apenas como referência para as instituições que realizam a compra e venda de moedas estrangeiras. Essa diferença entre a cotação divulgada e a praticada no mercado é bastante perceptível no dólar comercial e dólar turismo:

1- Dólar comercial: O dólar comercial é usado somente em negociações de instituições financeiras e empresas. Como ele é usado em um volume alto, ele é mais barato. 

2- Dólar turismo: Já o dólar turismo é a moeda vendida para as pessoas físicas nas instituições autorizadas. Ou seja, as pessoas que desejam comprar dinheiro vivo para viajar precisam comprar este dólar, que geralmente é mais caro do que o dólar comercial. 

Enfim, agora que você sabe como a taxa de câmbio funciona, não deixe de aprender Como comprar dólar? Formas, variação de preços e tipos de dólar

Fontes: E-investidor, Nubank, Montcapital e Bcb

Imagens: C. online, Mercado, Elite plus magazine, Folha e Narwal sistemas