Índice Beta: o que é, para que serve e como calcular?

5 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 38 seg


O Índice Beta serve como um indicador dos riscos presentes nos ativos de uma carteira de investimentos. Dessa forma, ele busca verificar qual a sensibilidade de um ativo comparado com o índice de referência no mercado. 

Os índices mais usados como referência no mercado brasileiro são o Ibovespa e o IbrX. De maneira geral, índices servem como uma lupa para a análise de determinados pontos, dentro da abrangência do mercado. 

Enfim, o Índice Beta é considerado como um indicador para a gestão de riscos de uma carteira, sendo usado, principalmente, na análise fundamentalista de investimentos

O que é o Índice Beta?

O Índice Beta é um indicador que tem por objetivo averiguar a sensibilidade de certo ativo em comparação a uma carteira de ativos de um índice de referência, como o Ibovespa. 

Ou seja, o Índice Beta é uma medida de gestão de risco, onde se analisa a exposição de um ativo da carteira do investidor frente ao mercado como um todo. Para isso, se compara, por exemplo, o desempenho de uma ação e o Ibovespa. 

O Ibovespa funciona através de uma carteira teórica de ações. Esta carteira indica o desempenho médio dos ativos com maior negociabilidade do mercado. Logo, no cálculo do Índice Beta, o Ibovespa representa o mercado como um todo. 

Para que ele serve?

O Índice Beta serve para que o investidor possa entender o comportamento de um ativo em relação ao cenário econômico. Por exemplo, como uma ação se comporta em uma crise ou oscilação econômica. É por isso que ele é muito usado por adeptos da análise fundamentalista.

Por meio do cálculo do Índice Beta, é possível medir o risco de certa ação e comparar esse risco com o retorno do mercado. Desse modo, ele serve como base para as tomadas de decisão nos investimentos. Por fim, o Índice Beta serve ainda para ajudar a entender o risco geral de um portfólio.

Como aplicar nos investimentos?

Para usar o Índice Beta nos investimentos, é preciso saber como interpretar os resultados do seu cálculo. Basicamente, quanto maior for o indicador, maior é a volatilidade da ação em comparação com o índice de referência.

Logo, esse é um ativo com maior risco para a carteira. Lembrando que existe uma relação de risco e retorno no mercado, sendo assim, quanto maior o risco maiores são as chances de altos retornos. Em resumo, o Índice Beta é interpretado da seguinte forma:

  • O Beta menor que 1 indica um ativo defensivo, com menos volatilidade
  • Beta maior que 1 significa uma aplicação agressiva com maior volatilidade
  • Beta igual a 1 significa que o ativo é neutro, ou seja, a variação é equivalente ao índice.

Como calcular o índice beta

Você pode calcular o Índice Beta nas ações e na carteira de investimentos:

1- Em ações

Para calcular o Índice Beta de uma ação, basta usar a fórmula: Índice beta = variação da rentabilidade do ativo/variação do índice geral de mercado. Suponhamos que o índice é de 0,8. Isso indica que a cada variação de 10% do Ibovespa, o ativo variou 8%.

Quando o indicador fica entre zero e um, significa que a ação é mais conservadora e passa por menos volatilidade. Essa é uma boa ação para quem adora uma estratégia mais segura e a longo prazo.

Já quando o valor é acima de um, então a ação é mais volátil do que a média geral do mercado, portanto, ela é mais indicada para investidores arrojados.

2- No portfólio

Além de usar o Índice Beta para analisar ações individualmente, você pode ainda analisar a sua carteira de investimentos como um todo. A fórmula é a mesma, mas você precisa incluir informações sobre o desempenho da carteira. 

Você precisa saber qual é o desempenho de cada ativo e levar em conta o peso dele na carteira, segundo a distribuição proporcional de recursos.

Dessa forma, o intuito é entender como a carteira se comporta em relação ao índice de mercado. Com isso, é possível saber a sensibilidade da carteira e verificar se o seu desempenho está dentro das expectativas.

Qual é a importância desse índice para o investidor?

O Índice Beta é importante na gestão de riscos de uma carteira, já que ele visa justamente determinar quais são os ativos com maior sensibilidade na carteira. Além disso, ele mostra ainda o quanto a carteira está suscetível às oscilações do mercado.

Ao comparar o comportamento de um ativo com o Ibovespa, o Índice Beta ajuda o investidor a encontrar as ações mais voláteis e buscar por aquelas com menos riscos. Logo, ele ajuda a encontrar boas oportunidades de investimento. 

Portanto, o Índice Beta é importante pois indica a sensibilidade e o retorno de um ativo frente às variações e o retorno do mercado. Nesse sentido, esse Índice é muito importante para as pessoas que usam a análise fundamentalista, pois serve como base nas tomadas de decisão.

Por fim, o Índice Beta é vantajoso para quem busca diversificar a carteira de investimentos, respeitando o seu perfil de investidor, pois ele ajuda na busca de ativos defensivos e agressivos, com diferentes graus de volatilidade. Em outras palavras, ele ajuda a encontrar ativos mais arriscados e mais seguros.

Fontes: The cap, Plataforma fast trade, Xp, Renovainvest, Hc investimentos e, por fim, Suno