Índice Beta, o que é? Definição, como calcular, vantagens e desvantagens
O Índice Beta serve como um indicador dos riscos presente nos ativos de uma carteira de investimentos. Dessa forma, o Índice Beta busca verificar qual a sensibilidade de um ativo comparado com o índice de referência no mercado.
Os índices mais usados como referência no mercado brasileiro são o Ibovespa e o IbrX. De maneira geral, índices servem como uma lupa para a análise de determinados pontos, dentro da abrangência do mercado.
Enfim, o Índice Beta é considerado como um indicador para a gestão de riscos de uma carteira, sendo usado, principalmente, na análise fundamentalista.
O que é Índice Beta
O Índice Beta é um indicador que tem por objetivo averiguar a sensibilidade de determinado ativo em comparação à uma carteira de ativos de um índice de referência, como o Ibovespa.
Live capital
Ou seja, o Índice Beta é uma medida de gestão de risco, onde se analisa a exposição de um ativo da carteira do investidor frente ao mercado como um todo. Para isso, se compara, por exemplo, o desempenho de uma ação e o Ibovespa.
O Ibovespa funciona através de uma carteira teórica de ações. Esta carteira indica o desempenho médio dos ativos com maior negociabilidade do mercado. Logo, no cálculo do Índice Beta, o Ibovespa representa o mercado como um todo.
Importância do Índice Beta
O Índice Beta é importante na gestão de riscos de uma carteira. Afinal, ele visa justamente determinar quais são os ativos com maior sensibilidade na carteira.
Rogerio barrocal
Além disso, ele mostra ainda o quanto a carteira está suscetível às oscilações do mercado. Em síntese, o Índice Beta serve para indicar a sensibilidade e o retorno de determinado ativo frente às variações e o retorno do mercado.
Cálculo do Índice Beta
O cálculo do Índice Beta visa expor qual é a relação entre o retorno de um ativo frente ao retorno do mercado. O seu cálculo pode ser realizado por meio da seguinte equação: Beta = Covariância (Rm,Ri) / Variância (Rm).
Rede host
Dessa maneira, para calcular o indicador Beta, é preciso dividir a covariância do retorno da carteira (Ri) com o retorno do índice de mercado (Rm). O valor deve, então, ser dividido pela variância do mercado. O resultado final é chamado de coeficiente Beta.
Como interpretar os resultados
Quanto maior for o indicador Beta, maior é a sua volatilidade em comparação com o índice de referência levado em consideração.
Em outras palavras, o Índice Beta alto significa que determinado ativo é mais arriscado de se manter em carteira. Assim, quanto maior o risco, maior é a probabilidade de retorno financeiro.
Comércio em ação
Vamos para um exemplo prático: Suponhamos que, ao realizar o cálculo, o resultado tenha dado 1,6. Esse número significa que, se o índice do mercado aumentar 10%, provavelmente a carteira analisada irá subir 16%. Por outro lado, se o índice de mercado descer 10%, então o retorno da carteira seria de -16%.
Se o resultado do cálculo for igual à zero, entende-se que o ativo não possui riscos em relação ao índice de mercado comparado. Agora, se o resultado for negativo, então o resultado da carteira será oposto ao do índice de mercado. Portanto, se o índice de mercado cair, a carteira sobe. Se o mercado subir, a carteira cai.
É interessante notar que os resultados variam de acordo com o tipo de carteira montada. Desse modo, carteiras conservadoras possuem um Índice Beta menor, algo em torno de 0,5%, por exemplo. Já os tipos de carteira, variam conforme o perfil de investidor.
Gestão da virada
Sendo assim, o perfil conservador, que é avesso aos riscos, prefere uma carteira mais segura, com um indicador Beta menor.
O perfil moderado, possui ativos mais seguros e alguns mais arriscados, logo o seu Índice Beta será intermediário. E, por fim, o investidor de perfil arrojado, que prioriza a rentabilidade e aceita correr riscos, detém um Índice Beta alto.
Vantagens e desvantagens
A grande vantagem de se utilizar o indicador Beta é para encontrar os ativos mais sensíveis da carteira. Com isso, é possível determinar o nível de risco da carteira. Logo, é possível optar, por exemplo, pela diversificação como forma de proteção dos ativos.
Outra vantagem é que, com o Beta, o investidor consegue encontrar os ativos com maior probabilidade de retorno, já que eles são justamente os mais arriscados.
Revista ferramental
Por outro lado, o Índice Beta pode ser desvantajoso para os investidores que optam por o utilizar de maneira isolada. Ou seja, o indicador Beta deve ser levado em consideração juntamente com outras análises, como o Stress Test.
E aí, curtiu conhecer sobre esse importante indicador dos riscos de uma carteira? Então, aproveite para descobrir também O que é EBITDA? Cálculo, quando usar, vantagens e desvantagens
Fontes: The cap, Hc investimentos e Suno
Imagens: Pracinha investidor, Btg pactual, Rogerio barrocal, Live capital, Rede host, Revista ferramental, Comércio em ação e Gestão da virada