Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

4 de novembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 55 seg


O gerenciamento de risco funciona através do uso de técnicas para controlar os riscos dos investimentos. Portanto, a gestão de riscos é considerada como uma medida preventiva, que antecipa possíveis cenários de risco e busca meios de diluí-los. 

Dessa maneira, o gerenciamento de risco é importante para que o investidor consiga tomar medidas para diminuir os riscos de um investimento. Entretanto, as medidas servem apenas para diluir os riscos, sendo impossível os extinguir completamente.

Existem vários tipos de riscos que podem impactar um investimento. Por exemplo, o risco de liquidez. Esse risco ocorre quando, por algum motivo, o investidor deseja vender uma ação, porém não aparecem compradores para ela. 

O que é gerenciamento de riscos

Todo investimento possui riscos, até os mais conservadores, como os de renda fixa. Mesmo com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), ainda existem riscos. Afinal, o FGC possui um limite de proteção de R$ 250 mil por CPF e instituição. 

Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

Runrun

Entender que todos os investimentos possuem riscos é o primeiro passo para fazer um gerenciamento de risco. Isso porque, a gestão de riscos busca reduzir as variáveis que podem impactar negativamente o investimento. 

Como fazer a gestão de riscos

Para fazer o gerenciamento de risco, existem algumas opções de metodologias e fórmulas matemáticas. Dentre elas, uma das mais utilizadas é a Value-at-Risk (VaR). Por meio dela é possível prever a perda máxima de um investimento em determinado período.

Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

Setting

Outra opção, fácil de ser aplicada, é o Stress Test. No teste de estresse, o investidor deve levar em consideração as diversas variáveis que podem afetar os investimentos. Como, por exemplo:

  • Política interna;
  • Mercado internacional;
  • Finanças públicas;
  • Taxa Selic;
  • Taxa de câmbio;
  • PIB;
  • Inflação.

Em resumo, para fazer o gerenciamento de risco por meio do Stress Test, basta analisar como os ativos na carteira agiram historicamente quando cada uma dessas variáveis sofreram mudanças. Após realizar o Strees Test, use os resultados para fazer a gestão de riscos da sua carteira.

O teste de estresse mostra quais são os ativos mais fracos e os mais fortes. Desse modo, você consegue optar por alternativas para reduzir os riscos da carteira, como dando preferência para aplicações em ativos fortes ou diversificando a carteira

Logique sistemas

No entanto, nenhuma metodologia de análise de risco consegue prever 100% os riscos de uma carteira. Afinal, podem surgir cenários futuros nunca antes imaginados. 

Riscos e retornos

No gerenciamento de risco, você deve levar em consideração que o nível de risco sempre virá acompanhado de uma porcentagem de retorno. Sendo que, quanto maior o risco, maior a possibilidade de retorno. Um exemplo claro disso, é o investimento em ações.

As ações possuem vários riscos: a empresa pode quebrar, pode ter um desempenho ruim, os papéis podem se desvalorizar ou podem ser afetados pelo cenário político. Enfim, são inúmeros os cenários possíveis. 

Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

Administradores

Mas apesar de tantos riscos, existe a possibilidade de altos retornos investindo nesse tipo de ativo, o que faz das ações um dos investimentos mais populares do mercado. 

Por outro lado, existem os ativos menos arriscados, como o tesouro direto e os fundos de investimento. Entretanto, justamente por possuírem menos riscos, a rentabilidade desse tipo de aplicação é inferior às ações. 

Em síntese, os investimentos possuem graus de riscos diferentes, que requerem medidas de gerenciamento de risco diferentes. Normalmente, os tipos de investimentos são indicados conforme os perfis:

Conservador: Esse tipo de investidor prefere a segurança e a proteção do seu patrimônio. Logo, os investimentos recomendados são de renda fixa. 

Moderado: O perfil moderado tolera um pouco de risco em troca de uma rentabilidade melhor. Normalmente, ele possui investimentos mais conservadores e alguns mais arriscados. 

Delogic

Arrojado: Por fim, o perfil arrojado gosta de correr riscos. Dessa forma, ele dá preferência à rentabilidade e não à segurança do matrimônio. 

Riscos que afetam os investimentos

No gerenciamento de risco, devemos considerar os principais riscos que afetam os investimentos. Sendo assim, eles podem ser divididos em quatro categorias:

1- Liquidez: A liquidez se refere à facilidade com que o investidor consegue vender um ativo e resgatar o dinheiro. Logo, o risco de liquidez se refere à possibilidade do investidor não conseguir fazer o resgate facilmente.

2- Mercado: O risco de mercado se refere às mudanças que impactam o mercado, como, por exemplo, a alta do dólar ou a mudança da taxa Selic. O risco de mercado é também chamado de risco sistémico e afeta todos os tipos de investimentos. 

Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

EM

3- Crédito: O risco de crédito é o risco da instituição financeira dar calote ou quebrar. 

4- Risco do ativo: Por fim, o risco do ativo é um risco que afeta separadamente cada setor. Por exemplo, ao investir em ações da Petrobrás, existe o risco das oscilações dos preços do petróleo.  

Planejamento para redução de riscos

Para fazer um planejamento, e assim diminuir os riscos dos investimentos, siga o passo a passo:

1- Identificar os riscos

Como você viu anteriormente, existem quatro tipos principais de riscos que podem atingir seus investimentos: risco do ativo, liquidez, mercado e crédito. Sendo assim, o primeiro passo, é identificar quais desses riscos pode afetar sua carteira de investimentos. 

2- Tolerância aos riscos

Se você ainda não souber qual o seu perfil de investir, esse é o momento para fazer o teste. Por meio dele você saberá o quanto de risco você está disposto a suportar. O perfil de investidor é muito importante para te ajudar a escolher os melhores ativos para você.

Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

Top invest

Ou seja, ele serve como um guia, não um limitador. Por exemplo, suponhamos que você seja conservador, mas decidiu investir em ações de alto risco. A probabilidade de você ficar com medo de perder dinheiro e vender os ativos no momento errado, é grande. 

3- Gestão de riscos

Defina quais estratégias você vai tomar para diluir os riscos da sua carteira. Nesse momento, você pode fazer o Stress Test, determinar quais os pontos fracos da sua carteira e procurar melhorá-la. 

4- Acompanhe o mercado

Fique de olho nas variáveis que podem influenciar o desempenho dos seus ativos, como o cenário político, econômico e social.

Gerenciamento de risco, o que é? Quais os riscos e como fazer a gestão

Artia

Além disso, caso você invista em ações, é importante acompanhar o desempenho e os projetos realizados pela empresa. Afinal, tudo o que a empresa faz pode impactar positivamente ou negativamente no valor das suas ações. 

Enfim, agora que você já saber fazer um gerenciamento de risco, aprenda como funciona a Liquidez, o que é? Conceito, como funciona e impactos nos investimentos

Fontes: Focalise, Cm capital e Infomoney

Imagens: Logique sistemas, Runrun, Setting, Administradores, Top invest, Convenia, EM, Artia, Delogic e Movisat