Inteligência artificial e seu papel na economia

22 de setembro de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 3 seg


A inteligência artificial (IA) na economia já é uma realidade. Isso porque a IA oferece bons recursos de avaliação e automação, que são úteis ao identificar padrões e entregar informações de forma precisa e objetiva.

Sendo que as suas decisões financeiras dos economistas demandam justamente análises de mercado e elaboração de cenários.

Além disso, a IA é muito eficiente ao identificar e acompanhar oscilações de criptomoedas. Logo, a IA pode ser muito útil no atual cenário, onde muitas criptos estão sendo criadas.

Como funciona a inteligência artificial?

Existem muitos conceitos do termo Inteligência Artificial (IA). No entanto, podemos definir a IA como a inteligência de máquinas na execução de tarefas complexas associadas a seres inteligentes.

Na prática, a IA pode ser vista como um aprendizado, por meio da análise de dados, para ajudar na tomada de decisão de uma forma extremamente precisa.

Sendo assim, a IA pode ajudar as pessoas a expandir as suas capacidades. Isso possibilita que os seres humanos aprendam a partir de feedbacks e lidem com a abundância dos dados armazenados com mais eficiência.

Além disso, a IA pode ser vista como um subconjunto das tecnologias que permitem que a emergente era da Quarta Revolução Industrial desempenhe um papel essencial.

Enfim, não é atoa que o números de empresas que estão explorando a IA para criar oportunidades e enfrentar desafios só cresce.

A inteligência artificial na economia

A IA nunca esteve tão presente na economia como hoje em dia. Sendo que ela possibilita a oferta de produtos ou serviços com uma maior personalização aos clientes.

Além disso, ela auxilia na automatização de processos e ajuda a melhorar as práticas dentro da empresa. Mas ela tem potencial para ter uma atuação ainda mais central.

Ajay Agrawal, professor da Universidade de Toronto, argumenta que “Um cientista da computação ou um engenheiro falará sobre IA em termos de avanços em redes neurais.

Mas, se você perguntar a um economista o que está acontecendo com a IA, ele a caracterizará como uma queda no custo da previsão. À medida que ela fica cada vez melhor, efetivamente torna a previsão cada vez mais barata.”

De acordo com Agrawal, a tomada de decisão, que é a fonte do poder financeiro e político na economia, envolve a: previsão e julgamento.

Essas duas funções estão sendo dissociadas em sistemas de IA. Ou seja, as pessoas estão retendo o julgamento, mas transformando a previsão em IA.

Dessa forma, Agrawal explica que;  “Estamos constantemente fazendo alguma forma de avaliação de probabilidade e uma avaliação de julgamento, quer percebamos ou não”, além disso “A ascensão da IA ​​está mudando um desses ingredientes – a previsão – de humanos para máquinas. Estamos terceirizando a parte de previsão para a máquina.”

Agrawal explica ainda que; “Tomada de decisão confere poder; mudanças na tomada de decisões podem levar a mudanças no poder”. Portanto, “Centralizar ou descentralizar a tomada de decisões consolidará ou distribuirá o poder.”

Por fim, Agrawal afirma ainda que; “A IA é sem dúvida a primeira ferramenta na história humana que aprende à medida que você a usa. Quanto mais você o usa, mais inteligente ele fica, porque toda vez você o usa.”

Vantagens da IA na economia

A Inteligência Artificial na economia tem várias vantagens como, por exemplo:

  • Maior geração de renda; isso por causa da velocidade e maior controle de processos.

  • Diminuição de custos; já que o tempo de serviço é reduzido.

  • Incentivo maior ao acesso a dados para pesquisadores; isso sem que a privacidade dos usuários seja comprometida.

  • Otimização dos processos; além disso prevê e mitiga o erro humano.

  • Mantem o mecanismo de supervisão; Além disso, mantêm o controle humano.

  • Por fim, promove novos modelos de educação digital; Também atua no desenvolvimento da força de trabalho de IA.

LEIA MAIS

O que é a Web 3.0 e como ela vai permitir o usuário fazer dinheiro?

O que é NFT? Saiba como a tecnologia do token funciona

Jogos NFT: os melhores para ganhar dinheiro

Economia sustentável, saiba o que é e qual a importância

Tapering: o que é e como ele impacta a economia e os investimentos

Quantitative easing: saiba o que é e como ele estimula a economia

Quais são os tipos de desemprego e como afetam a economia?

Fontes: Stefanini, eseg e Forbes.

Bibliografia

  • McKendrick, Joe. Inteligência Artificial logo terá um papel mais central na economia. Forbes. Acesso em 20 de setembro de 2022.