Tapering: o que é e como ele impacta a economia e os investimentos

9 de setembro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 27 seg


O tapering é a retirada de estímulos econômicos de maneira gradual. Sendo que esses estímulos são implantados como uma maneira de lidar com uma crise econômica

Sendo assim, em momentos de crise econômica, é normal os governos injetarem dinheiro na economia como uma maneira de estimular o crescimento.

No entanto, quando a economia começa a dar sinais de melhora, é o momento de começar o tapering e retirar os estímulos monetários.

O que é tapering?

A palavra tapering pode ser traduzida como afinando ou afunilando. No mercado financeiro este termo é usado para se referir à retirada de estímulos monetários de maneira gradual.

Esse termo ficou conhecido a partir de 2013 quando o então presidente do Federal Reserve (FED) usou o termo ao avisar que começaria a diminuir as compras de títulos públicos e hipotecas, que tinham começado como uma maneira de ajudar a economia a se recuperar da crise de 2008.

Em momentos de crises econômicas é normal que os governos injetem dinheiro na economia como uma forma de estimular o mercado. Desse modo, quando esses estímulos são retirados gradualmente, temos um tapering. Essa retirada de estímulos provavelmente irá acontecer em breve nos Estados Unidos.

Isso porque, o FED, o banco central dos EUA, está chegando perto do momento em que irá reavaliar o programa de compra de títulos de 120 bilhões de dólares mensais. Este programa foi implementado visando incentivar a economia norte-americana, como uma resposta à pandemia da Covid-19.

Tapering: o que é e como ele impacta a economia e os investimentos

Cultura mix

Agora que a economia dos EUA já está se recuperando, as autoridades começaram a avaliar a possibilidade de iniciar o tapering. Apesar disso, o FED ainda está dividido. Dessa forma, 60% dos membros do banco central norte-americano são a favor de iniciar o tapering somente no começo do ano que vem.

Já os 40% restantes apoiam a retirada dos estímulos ainda em 2021. O medo de alguns membros do FED é que se não houver uma retirada de estímulos logo, o risco do sistema financeiro será elevado. Apesar das discussões sobre o tapering, o fato é que dependendo do avanço da variante delta, os estímulos podem permanecer por mais tempo. 

Estímulos econômicos

Em momentos de crise econômica, o banco central dos Estados Unidos costuma injetar liquidez no mercado. Essa atitude foi vista na crise de 2008 e ocorreu novamente no início da pandemia da Covid-19. Sendo assim, somente em 2020 foram injetados mais de US$ 3 trilhões na economia norte-americana.

Em 2021 a estratégia do FED passou a ser comprar US$ 120 bilhões em títulos públicos para injetar ainda mais dinheiro no mercado. Toda essa injeção de dinheiro visa estimular o crescimento econômico e, consequentemente, reduzir o índice de desemprego.

A desvantagem da injeção de dinheiro é que a inflação também sobe. Isso porque, com mais dinheiro em circulação, a demanda sobe. Com a elevação da demanda frente à oferta, os preços dos bens e serviços aumentam. É a velha lei da oferta e demanda.

Enfim, quando a economia começa a dar sinais de que está se recuperando de forma consistente, os estímulos financeiros deixam de ser tão necessários e é neste momento que o tapering entra em ação.

Tapering: o que é e como ele impacta a economia e os investimentos

Jornal empresas e negócios

Impactos do tapering

A perspectiva de início do tapering na economia norte-americano está deixando o mercado preocupado. Em 2013, quando houve a retirada dos estímulos que tinham sido implantados por causa da crise de 2008, o tapering causou impactos na economia dos países emergentes.

Alguns efeitos da retirada de estímulos foram: desvalorização cambial, juros altos e inflação. No entanto, a situação atual é diferente de 2013. Isso porque, em 2013 havia uma desconfiança nos próprios players do mercado, o que fez com que a saída do FED levasse pânico para o mercado.

Hoje em dia, existe um consenso de que a situação atual não é culpa do mercado financeiro. Em relação à economia brasileira especificamente, em 2013 o país possuía um câmbio supervalorizado e gastos mais elevados do que os atuais.

Efeitos nos investimentos

A diminuição das compras de títulos públicos norte-americanos cria a expectativa de que será reduzida a quantidade de dinheiro disponível para investir na bolsa. Sendo assim, pode ocorrer uma desaceleração do mercado acionário como um todo.

Tapering: o que é e como ele impacta a economia e os investimentos

Aristegui noticias

Outro ponto importante é que com a retirada de estímulos monetários, o governo pode aumentar os juros se ele estiver com dificuldades em controlar a inflação.

Sendo que se os juros subirem muito, eles podem prejudicar o mercado financeiro brasileiro, pois neste caso o dinheiro tende a migrar para os países com melhores fundamentos econômicos.

Entretanto, mesmo que o tapering seja visto como um indicativo da elevação da taxa de juros, não significa que de fato esse aumento irá ocorrer.

Enfim, agora que você sabe o que é tapering, aproveite para aprender O que é IPC e como funciona o Índice de Preços ao Consumidor?

Fontes: Exame e Eu quero investir

Imagens: Opldigital, Cultura mix, Jornal empresas e negócios e Aristegui noticias