Investimento em imóveis comerciais, vale a pena?

21 de julho de 2022, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 43 seg


O investimento em imóveis comerciais consiste em aplicar direta ou indiretamente em imóveis comerciais. Sendo que este tipo de imóvel tem a função de servir de espaço para atividades comerciais.

O que são imóveis comerciais?

Os imóveis comerciais são as propriedades cuja função é auxiliar na execução de atividades empresariais. Isso porque os imóveis comerciais são propriedades com espaço e estrutura para as atividades empresariais.

Sendo assim, alguns exemplos de imóveis comerciais são:

  • Salas comerciais;
  • Lajes comerciais;
  • Lojas;
  • Depósitos;
  • Shopping Centers;
  • Entre outros.

Portanto, os imóveis comerciais têm uma função específica, já que serve apenas como espaço para negócios.

Como investir em imóveis comerciais?

Existem várias formas de investir em imóveis comerciais:

1- Empresas listadas na bolsa de valores

Existem várias empresas que atuam no setor de imóveis comerciais e que são listadas na bolsa de valores. Sendo assim, você pode comprar ações dessas empresas.

Alguns exemplos disso são: EZTEC, Melnick e JHSF. Lembrando que isso são apenas exemplos, não é uma recomendação de investimentos.

2- Fundos imobiliários

Outra opção é investir em Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs). Neste caso, a ideia é aplicar em fundos cujo portfólio seja focado em imóveis comerciais. Por exemplo, existem fundos focados em:

  • Escritórios;
  • Centros comerciais;
  • Galpões logísticos.

3- Investir na compra de imóveis comerciais

Por fim, você pode ainda comprar o imóvel em si. É claro que essa é uma opção que exige uma quantidade bem maior de dinheiro do que as alternativas anteriores.

Além disso, você tem que lidar com burocracias e afins, coisa que não acontece ao aplicar em ações e FIIs. Se você optar por comprar um imóvel, não deixe de levar em conta aspectos como:

1- Localização

O local onde o imóvel está impacta no seu valor. Por isso, não deixe de analisar a localização do imóvel.

2- Transporte

É muito importante que o imóvel seja de fácil acesso. Ou seja, é preciso que haja boa acessibilidade, com metrô, ônibus e outros meios de transporte.

3- Espaço

Por fim, não deixe de verificar em detalhes o espaço em si. Verifique as condições físicas do imóvel, como estão as instalações e o espaço disponível.

Vale a pena investir em imóveis comerciais?

Depende. Investir em imóveis comerciais por meio de ações ou FIIs pode ser mais vantajoso do que comprar um imóvel.

Isso porque a compra exige um valor muito alto, os riscos são maiores e envolve burocracias e o pagamento de imposto.

Por outro lado, ao investir em FIIs, por exemplo, você recebe dividendos isentos de IR todos os meses. Além disso, você não tem que lidar com inquilinos, já que este é o papel do gestor do fundo.

Enfim, independente do tipo de investimento em imóveis comerciais que você pretende fazer, para saber se vale a pena, é preciso levar em conta os seguintes aspectos:

  • O imóvel/empresa/fundo que receberá o investimento;
  • Os resultados apresentados ao longo dos últimos meses;
  • O seu nível de conhecimento sobre esse mercado, possibilidades e riscos;
  • Assim como às características de cada investimento individualmente.

Quais são as vantagens e desvantagens de investir em imóveis comerciais

O investimento em imóveis comerciais conta com várias vantagens e desvantagens, são elas:

1- Investimento mínimo

Quando falamos em investir em imóveis por meio de ações ou FIIs, existe a vantagem de que você não precisa de muito dinheiro para investir.

Por outro lado, se a sua intenção é comprar um imóvel, então existe a desvantagem de que o investimento mínimo é alto.

Isso significa que uma parte considerável do seu patrimônio fica alocada em um único ativo. Isso não é recomendado, já que a diversificação da carteira de investimentos é mais vantajosa.

2- A negociação é mais fácil

O aluguel um imóvel comercial é mais fácil do que o de um imóvel residencial. Então entre os dois tipos de imóveis, o comercial é mais tranquilo, já que você lida com empresários.

Além disso, se você conseguir locar o imóvel para uma empresa sólida, o risco de calote é reduzido. Sendo que o contrato de imóveis comerciais costuma ser mais longo.

Existe ainda o fato de que o custo de manutenção é mais baixo, já que a empresa que alugar o imóvel deve deixar tudo em perfeito estado, afinal, isso reflete na imagem da própria empresa.

Já em relação às ações e FIIs, a negociação é ainda mais fácil. Isso porque basta você entrar no home broker da sua corretora e enviar a ordem de compra.

3- Liquidez

Por fim, as ações e os FIIs costumam ter uma boa liquidez. No entanto, o imóvel físico tem uma baixa liquidez.

Isso significa que, geralmente, é fácil vender ações ou cotas de FIIs na bolsa. Mas vender um imóvel é demorado, burocrático e existem vários custos.

Enfim, gostou de aprender sobre o investimento em imóveis comerciais? Então descubra também se vale mais a pena investir em ações ou em FIIs.

Fontes: Silveira imóveis, Moving imóveis, Valor investe e Urbe.me.