ESG, o que é? Origem, critérios e opções de investimentos sustentáveis

30 de dezembro de 2020, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 23 seg


O ESG é uma forma de analisar se uma empresa possui sustentabilidade empresarial. Dessa maneira, ao analisar como ela lida com as questões ambientais, sociais e transparência empresarial, o investidor consegue traçar um panorama das prioridades da empresa. 

A utilização do ESG é feita principalmente pelos investidores que se preocupam não apenas com o futuro ambiental do planeta, mas também com o posicionamento da empresa em relação aos direitos humanos e seus processos internos. 

Enfim, existem algumas opções para os investidores que priorizam investimentos sustentáveis, como por exemplo, os fundos ESG. Sendo que, esta opção é particularmente interessante porque o responsável por analisar as empresas e fazer as aplicações é o gestor do fundo. 

O que é ESG

A sigla ESG, vem de Environment, Social and Governance, ou em português: ambiental, social e governança. Estes são basicamente os três pontos analisados para determinar se uma empresa possui sustentabilidade empresarial.

Justamente por considerar as práticas ambientais, sociais e de governança de uma companhia, os investimentos ESG, são tidos como investimentos sustentáveis

Biz journals

Em resumo, as empresas que possuem altos níveis de ESG, são companhias que buscam formas de minimizar os impactos causados ao meio ambiente, procuram contribuir para a construção de um mundo mais justo e manter melhores processos internos de administração da empresa. 

Origem

A sigla ESG surgiu pela primeira vez em 2005, em um relatório resultante de uma iniciativa liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório tinha o título de Who Cares Wins, ou seja, Ganha quem se importa. 

Em síntese, 20 instituições financeiras de 9 países, inclusive o Brasil, tinham se reunido para buscar parâmetros e recomendações sobre a inclusão de questões ambientais, sociais e de governança no mercado.

ESG, o que é? Origem, critérios e opções de investimentos sustentáveis

Valor investe

Enfim, o relatório concluía que ao incorporar fatores voltados para questões ambientais, sociais e de governança no mercado financeiro, ele se tornava mais sustentável e, consequentemente, contribua mais com a sociedade.

Critérios

A sigla ESG se refere ao comprometimento das empresas nos aspectos ambientais, sociais e governamentais. Apesar de serem aplicados a todos os tipos de empresas, cada critério possui um peso diferente de acordo com o negócio. 

Portanto, para comparar empresas de setores diferentes é preciso considerar que uma companhia de energia, por exemplo, terá resultados diferentes de uma empresa de software.

Ou seja, o ideal é que as empresas apresentem excelência nos três requisitos, mas dependendo da área de atuação, elas podem se destacar mais em um dos três. 

ESG, o que é? Origem, critérios e opções de investimentos sustentáveis

Isto é

Geralmente, as informações que demonstram o comprometimento da empresa com estes requisitos, é publicada nas declarações financeiras da companhia. Portanto, temos que os três critérios Environment, Social and Governance, funcionam da seguinte maneira: 

E – Ambiental

Nesta categoria estão diversas práticas que as empresas podem adotar visando contribuir com a proteção do meio ambiente ou diminuir os impactos negativos causados. Alguns temas que se encaixam neste critério são: 

  • Poluição da água e do ar;
  • Biodiversidade;
  • Desmatamento;
  • Aquecimento global e emissão de carbono;
  • Gestão de resíduos;
  • Escassez da água;
  • Eficiência energética;
ESG, o que é? Origem, critérios e opções de investimentos sustentáveis

ofi texto

S – Social

Por outro lado, no quesito social, estão práticas que visam contribuir com a construção de um relacionamento mais justo com os colaboradores da empresa e com a sociedade. Algumas práticas são, por exemplo:

  • Diversidade da equipe;
  • Relacionamento com a comunidade;
  • Envolvimento dos funcionários; 
  • Respeito às leis trabalhistas e aos direitos humanos.
ESG, o que é? Origem, critérios e opções de investimentos sustentáveis

Greenplat

G – Governança

Por fim, o último critério do ESG, considera o sistema de governança da empresa e as práticas adotadas por ela. Desse modo, são analisados aspectos como:

  • Membros do conselho;
  • Conduta corporativa;
  • Existência de canais de denúncia;
  • Estrutura do comitê de auditoria. 
ESG, o que é? Origem, critérios e opções de investimentos sustentáveis

Common interests financial

Investimentos sustentáveis

Usar os parâmetros ESG é fundamental para os investidores que desejam uma carteira de investimentos bem estruturada ao mesmo tempo em que se preocupam com o meio ambiente, a situação dos funcionários e a governança da empresa. Existem algumas formas de realizar investimentos sustentáveis, seja individualmente ou de forma coletiva.

1- Fundos ESG

Os fundos de investimentos em geral funcionam como uma reunião de investidores, chamados de cotistas. O capital dos cotistas forma o patrimônio do fundo, que será aplicado pelo gestor. Dessa forma, os cotistas não possuem nenhuma escolha em quais empresas o capital será aplicado. 

A característica principal de um fundo ESG, é que o gestor procura por empresas que se destaquem em pelo menos um dos três requisitos do ESG.

Em outras palavras, o que diferencia um gestor de investimentos de fundos ESG e dos demais tipos de fundos, é a procura por empresas que se destaquem nos critérios ESG e tragam uma boa rentabilidade

Valor investe

Antigamente as pessoas acreditavam que os investimentos sustentáveis possuíam uma boa filosofia, mas pecavam na rentabilidade. No entanto, os fundos estão começando a se destacarem como opções de investimentos com bons retornos. Justamente por isso, o interesse por investimentos sustentáveis está crescendo em todo o mundo. 

Uma vantagem deste tipo de investimento, é a baixa volatilidade. Em teoria, como essas empresas são mais transparentes, a probabilidade de sofrerem baixa por descumprimentos de regras nacionais e internacionais, é menor do que das outras empresas. 

2- Individual

O investidor mais experiente, que saiba analisar profundamente uma empresa e suas ações, pode preferir aplicar sozinho. Sendo assim, o ideal é verificar todos os dados da empresa e determinar se ela se enquadra nos critérios ESG. 

Oneinv

3- ETF

Outra forma de aplicar em investimentos sustentáveis, é investindo em Exchange-Traded Fund (ETF), que siga índices de sustentabilidade. Alguns índices usados como benchmark são o índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e índice Carbono Eficiente.

E aí, gostou de conhecer algumas opções de investimentos sustentáveis? Aproveite para conhecer também sobre os Green bonds, o que são? Como funcionam, origem, tipos e como investir.

Fontes: Na prática, Xpi, Nubank e Btg pactual 

Imagens: Greenplat, Valor investe, Isto é, Ofi texto, Biz journals, Common interests financial, Valor investe, Exame e Oneinv