O que é Leilão de linha e como ele funciona?

Descubra o que é o leilão de linha, como o Banco Central usa essa estratégia para controlar a alta do dólar e estabilizar o mercado.

12 de junho de 2025 - por Millena Santos


Você já se perguntou o que o Banco Central faz quando o dólar começa a subir demais? Uma das estratégias que ele pode usar é o leilão de linha, uma operação cambial que ajuda a controlar as oscilações no câmbio e trazer mais estabilidade para o mercado financeiro.

Esse mecanismo é especialmente importante em momentos de alta demanda por moeda estrangeira, como o dólar, e entender como ele funciona pode ajudar a acompanhar melhor os movimentos da economia.

O que é o leilão de linha?

Leilão de linha é o nome dado a uma operação realizada pelo Banco Central quando há uma demanda muito alta por dólar no mercado. Nesses momentos, para ajudar a equilibrar a situação, o Banco Central decide oferecer dólares diretamente, utilizando as reservas internacionais do Brasil.

Esse tipo de leilão serve como uma ferramenta para conter a valorização excessiva da moeda americana e suavizar oscilações no câmbio,o que acaba trazendo mais estabilidade para a economia.

Para que serve o leilão de linha?

No leilão de linha, o Banco Central faz uma espécie de empréstimo de dólares para os bancos, que, em troca, pagam o valor em reais. É como se o Banco Central estivesse dizendo: “calma, tem dólar suficiente no mercado, não precisa correr atrás e fazer o preço subir”.

Esse mecanismo funciona como uma ferramenta de proteção da economia, usada especialmente quando há risco de o dólar subir demais em relação ao real.

Ao oferecer dólares, como a gente já viu, o Banco Central ajuda a conter essa valorização excessiva da moeda americana e a manter o câmbio mais estável.

Como funciona o leilão de linha?

Nessa modalidade de leilão, o Banco Central abre uma janela de tempo, geralmente de 5 minutos, para que os bancos interessados façam suas propostas e indiquem quanto estão dispostos a pagar pelos dólares.

Depois desse período, o Banco Central analisa as ofertas e define um “ponto de corte”, ou seja, estabelece qual será o valor mínimo aceito para a operação. Dessa forma, só as propostas acima desse valor são atendidas.

Sobre isso, inclusive, é muito importante lembrar que, nesse tipo de leilão, os dólares não são vendidos de forma definitiva. Isso significa que é uma operação com prazo determinado: os bancos pegam os dólares emprestados agora e, depois de um período já combinado, devolvem o valor em dólares ao Banco Central.

Quem pode participar do leilão de linha?

A participação nos leilões de linha é restrita a um grupo seleto de instituições financeiras chamadas dealers, que são credenciadas pelo Tesouro Nacional.

Para receber esse credenciamento, é claro, diversos critérios são levados em conta, como o volume de negociações no mercado interbancário, o nível de atuação no mercado de títulos da dívida pública e o volume financeiro movimentado em contratos de swap cambial.

Em outras palavras: só entram nesse tipo de operação os agentes com forte presença e relevância no mercado financeiro.

Quando o leilão de linha ocorre?

Os leilões de linha geralmente acontecem em épocas do ano em que a procura por dólar costuma subir, como no fim do ano ou nos períodos que antecedem as férias. Muita gente está planejando viagens, fazendo compras no exterior ou fechando contratos em moeda estrangeira, e isso movimenta bastante o mercado.

Nesses períodos, os agentes financeiros já começam a se antecipar, prevendo que o dólar pode ficar mais caro. Para evitar que essa demanda toda provoque uma disparada no câmbio, o Banco Central começa a agir com os leilões de linha.

Essa é uma forma de manter o equilíbrio no mercado, oferecendo dólares de forma temporária e controlada, sem precisar mexer de forma definitiva nas reservas internacionais do país.

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Conta pra gente! Aproveite e leia também: 16 apps para acompanhar de perto o mercado financeiro

Fonte: Suno, Laatus.

Renda Fixa 2026: IPCA+7% ainda compensa? Guia completo para investir enquanto as taxas estão altas

Diferença entre salário e remuneração

Diferença entre duration e prazo

Qual a diferença entre Bitcoin e Bitcoin Cash?