O que é dealer? Funções e como é o credenciamento

12 de julho de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 4 min, 53 seg


O dealer é o nome dado às instituições financeiras, como bancos e corretoras, credenciadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen), para atuarem no mercado aberto e de câmbio.

A função principal dessas instituições é contribuir com a regulação da liquidez do mercado financeiro, por meio da elevação ou redução na quantidade de dinheiro em circulação no mercado. 

O termo dealer pode ser usado também para se referir às intuições credenciadas no Bacen para participarem de leilões informais. Neste caso, essas instituições têm a responsabilidade de informar os demais bancos sobre o leilão.

O que é dealer?

Dealer, também conhecido como dealers do mercado aberto, é o nome usado no Brasil para se referir às instituições financeiras, como, por exemplo, corretoras e bancos, que realizam a função de intermediários do Banco Central, no mercado aberto. O Banco Central é a autoridade monetária responsável pelas políticas monetárias nacionais.

Já a política monetária está relacionada ao controle do dinheiro em circulação na economia, as taxas de juros e a oferta de crédito. Por fim, vale destacar que o mercado aberto (open market), neste caso, se refere ao mercado de títulos onde os bancos comerciais e o Bacen realizam a compra e venda de títulos públicos.

O que é dealer? Funções e como é o credenciamento

Na prática

Uma curiosidade sobre a palavra dealer, é que ela é usada no mundo das finanças para se referir ao intermediário do Banco Central. Contudo, ela pode compor algumas outras expressões. Por exemplo, o poker dealer é a pessoa que distribui as cartas no pôquer. Já o car dealer é o vendedor de carros.

Funções do dealer

A função principal de um dealer é contribuir com a regulação da liquidez no mercado financeiro. Isso é possível através do aumento ou redução da quantidade de dinheiro em circulação na economia. Além disso, o termo dealer é usado para se referir às instituições que são credenciadas pelo Banco Central para a realização de leilões informais de títulos públicos.

Neste caso, os dealers possuem a função e obrigação de informar aos demais bancos sobre o leilão. Sendo que, além dos dealers presentes no mercado de títulos, existem ainda os dealers que atuam no mercado de câmbio. Esse tipo de dealer é usado para que o Bacen possa atuar na venda e compra de moedas estrangeiras.

O que é dealer? Funções e como é o credenciamento

Eqg consultoria

O objetivo é regular as flutuações visando a proteção da moeda nacional, seguindo as diretrizes estabelecidas pela política econômica nacional. Em resumo, a função dos dealers é servir como instrumento para que o Banco Central possa controlar a oferta de dinheiro e títulos do mercado e o preço das moedas estrangeiras, para atingir os objetivos da política monetária.

Enfim, os dealers operam no mercado de títulos são conhecidos como dealers de mercado aberto. Por outro lado, os dealers que atuam no mercado de câmbio são conhecidos como dealers de câmbio.

Credenciamento

Para atuarem como dealers, as instituições financeiras precisam ser credenciadas junto ao Banco Central. Para tal, elas devem se encaixar em uma série de critérios. No Brasil as regras para o credenciamento são bem mais rígidas do que em alguns outros países, como, por exemplo, os Estados Unidos.

Isso porque, nos EUA o dealer pode ser uma empresa ou pessoa que realiza as negociações de valores mobiliários por conta própria. Sendo que, nos EUA existem os chamados broker-dealers, nome dado aos agentes que representam outros clientes.

Gestão

Enfim, para que uma instituição financeira seja credenciada no Brasil, ela deve seguir o ato normativo nº28, que é expedido pelo Bacen e especifica as regras para que as instituições estejam aptas para operarem como dealer.

Desse modo, de acordo com o ato normativo, a reserva de vagas para operar como dealer nos leilões do Banco Central deve, seguir as seguintes normas:

  1. O conjunto de instituições autorizadas a atuar como dealers é constituído por no máximo 12 instituições financeiras e demais instituições que tiverem sido autorizadas pelo Bacen.
  2. Dentre as doze, duas vagas serão reservadas para corretoras e distribuidoras independentes e que não pertençam a nenhum conglomerado financeiro com instituição bancária.
  3. O restante das vagas serão preenchidas por instituições bancárias e nenhum conglomerado financeiro pode participar por meio de mais de uma instituição.
  4. Se o conglomerado tiver mais do que uma instituição financeira, somente a que tiver um melhor desempenho irá participar.

Outras regras

Para que as instituições possam realizar o credenciamento para participação das operações no mercado aberto, elas devem se adequar a outros critérios. Por exemplo, elas devem possuir um patrimônio de referência de no mínimo R$ 26,250.000,00.

O que é dealer? Funções e como é o credenciamento

Pro educacional

Além disso, a instituição deve contar com alto padrão ético de conduta nas operações feitas no mercado financeiro. Por fim, as instituições não podem ter restrições do Bacen ou da Secretaria do Tesouro Nacional, que desaconselham o seu credenciamento.

Portanto, como são muitas as regras que um dealer deve seguir, geralmente só são credenciadas as instituições mais sérias e com participação ativa no mercado financeiro brasileiro.

E aí, gostou de aprender o que é dealer? Então aproveite para descobrir o que é o Grande reset mundial: o que é, teoria da conspiração e realidade

Fontes: Bussola do investidor, Eu quero investir, The cap e Edital concursos

Imagens: Pro educacional, Na prática, Gestão, Eqg consultoria e Suno