5 lições importantes da série Mom Boss


O Mom Boss é uma websérie produzida pela Forbes e o Instagram, que conta com a participação de várias mães empresárias.

Sendo assim, existem várias lições que podemos retirar da série. Por exemplo, a importância de levar os aprendizados da maternidade para a gestão da empresa e vice-versa.

Dessa forma, as participantes da série são: Bianca Andrade, fundadora da Boca Rosa Company, Adriana Barbosa, criadora do Festival Feira Preta e do Preta Hub, Ana Claudia Silva, CEO da Afra Design, e por fim, Flávia Deutsch, cofundadora da Theia.

5 Lições que podem ser tiradas de Mom Boss

Algumas lições importantes de Mom Boss são:

1- Tenha uma boa rede de apoio

Primeiramente, ter familiares, parceiros e amigos apoiando tanto no cuidado com os filhos, quanto na administração de empresas, é essencial.

Isso porque, a maternidade pode ser solitária se você não se cercar de pessoas em quem possa confiar e se apoiar.

2- Use os aprendizados na maternidades nos negócios e vice-versa

Muitas vivências como mãe agrega para os negócios e vice-versa. Ou seja, você pode levar as suas experiências e aprendizados como mãe para os negócios e vice-versa.

No Mom Boss, Flávia Deutsch, cofundadora da Theia, plataforma de apoio às gestantes e puérperas, explica que: “Existem ensinamentos que meus filhos me trazem e que levo para a gestão do meu negócio”.

De acordo com Ana Claudia Silva, CEO da Afra Design, empresa pioneira no segmento de papelaria étnica no Brasil, “a minha marca basicamente existe por conta do meu dom de ser mãe”

3- Não tenha medo de errar

Outra lição do Mom Boss é que você deve começar com o que você tem e não tenha medo de cometer erros.

Em resumo, é preciso entender que os erros fazem parte do processo e ressignificar as experiências negativas.

Ana Claudia Silva explica que: “o maior erro do empreendedor quando está começando é dizer que é só um negocinho. Pensar grande e pensar pequeno dá o mesmo trabalho”.

4- Lições do Mom Boss: Coloque limites

Para Flávia Deutsch “saber que está tudo bem em não dar conta de tudo é aquilo que me possibilita crescer, priorizar e escolher as minhas batalhas”.

Ou seja, saiba quais são os seus limites para que você possa encontrar o equilíbrio e consiga priorizar o que for mais importante.

5- Ajude outras empreendedoras

Por fim, ajude outras empreendedoras e mães empreendedoras. 

Bianca Andrade, fundadora da Boca Rosa Company, afirma que: “é um papel social muito forte entender que outras mulheres precisam da nossa coragem para ter a gente como referência”.

Websérie Mom Boss

A websérie Mom Boss é uma produção conjunta da Forbes com o Instagram. Em síntese, o intuito da série é falar sobre empreendedorismo e maternidade.

Isso porque muitas mães são empreendedoras. Sendo que muitas mulheres têm ideias de negócios justamente quando se tornam mães. Sendo assim, a pauta da websérie é unir a gestão de empresas com a criação dos filhos.

Isso por meio da contribuição de mães empreendedoras com histórias ricas que mostram como ser mãe influencia na gestão de um negócio e vice-versa.

Desse modo, a série conta com a participação de Adriana Barbosa, criadora do Festival Feira Preta e do Preta Hub, Bianca Andrade, fundadora da Boca Rosa Company, Ana Claudia Silva, CEO da Afra Design, e por fim, Flávia Deutsch, cofundadora da Theia.

Quem são as participantes de Mom Boss?

Saiba um pouco mais sobre as participantes de Mom Boss:

1- Adriana Barbosa

Adriana Barbosa é mãe de uma menina de 12 anos que cria com o apoio da mãe e da avó. Além de mãe, ela é CEO da plataforma Preta Hub.

Em resumo, a empresa atua com pesquisas, mapeamento e aceleração do empreendedorismo e consumo negro do Brasil.

Além disso, Adriana é fundadora da Feira Preta, um marketplace de produtos e serviços oferecidos por empreendedores negros.

Inclusive, o marketplace ajudou a movimentar o Festival Feira Preta, que é o maior evento de cultura negra da América Latina.

2- Ana Claudia Silva

Ana Claudia Silva é mãe de três filhos e começou a empreender em 2018. O intuito ao empreender era trabalhar para que crianças negras se sentissem representadas nos materiais escolares.

Desse modo, ela é CEO da Afra Design, uma empresa pioneira no segmento de papelaria étnica no Brasil.

Em síntese, a empresa trabalha com cadernos, mochilas e estojos com imagens onde as crianças negras podem se reconhecer.

3- Bianca Andrade participa do Mom Boss

Bianca Andrade é mãe do Cris, que acaba de completar um ano. Além disso, ela é fundadora da Boca Rosa Company. Sendo que, no início da sua carreira, Bianca fazia vídeos ensinando meninas a se maquiar.

Atualmente, a holding de Bianca Andrade abriga sua linha de maquiagem, feita junto com a Payot, e a linha de produtos para cabelo Boca Rosa Hair, produzida pela Cadiveu.

4- Flavia Deutsch

Por fim, outra participante do Mom Boss é Flavia Deutsch, que juntamente com Paula Crespi fundou a Theia, uma plataforma de apoio às gestantes e puérperas.

As duas empreendedoras se conheceram em um MBA em Stanford e decidiram fundar uma plataforma de apoio às gestantes e puérperas ao notarem problemas no sistema tradicional de saúde.

Inclusive, este ano a empresa recebeu um aporte de R$ 30 milhões, um dos maiores investimentos já recebidos por uma femtech.

LEIA MAIS

As dez mulheres mais ricas do mundo em 2022

Camila Farani, quem é? Vida e carreira da cofundadora do G2 Capital

Marcela Benati, quem é? Biografia e carreira da sexóloga da Víbrio

Kamala Harris: a primeira mulher vice-presidente dos Estados Unidos

Stéphanie Fleury, quem é? Trajetória e criação da carteira virtual DinDin

Alice Walton, quem é? Carreira e filantropia da mulher mais rica do mundo

Luiza Helena Trajano: A Empresária que Transformou a Magazine Luiza

Fontes: Forbes, Forbes e, por fim, Forbes.

Bibliografia

  • Almeida, Fernanda de. As 5 melhores dicas das empreendedoras da série Mom Boss. Forbes. Acesso em 26 de setembro de 2022.

Conte-nos a sua opinião...