Camila Farani, quem é? Vida e carreira da cofundadora do G2 Capital

28 de outubro de 2021, por Jaíne Jehniffer

Tempo de leitura médio: 5 min, 32 seg


Camila Farani é uma investidora e empresária. Ela foi a cofundadora da G2 Capital, empresa que faz investimentos em negócios do ramo de tecnologia. 

Além disso, Camila Farani faz parte do Shark Tank Brasil. Dessa forma, ela é um dos “tubarões” do reality show com foco em ideias de negócios.

Em resumo, Camila é dona do G2 Capital e é investidora do Shark Tank. Ela também é palestrante, colunista e, por fim, é a maior investidora anjo de startups do país.

Empreendedorismo e estudos

Camila Farani nasceu no dia 06 de maio de 1981, em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Quando tinha apenas 4 anos de idade, seu pai morreu. Isso fez com que sua mãe abrisse uma empresa para garantir o sustento da família.  Desde jovem Camila já ajudava sua mãe na empresa da família, a Tabaco Café.

No entanto, foi aos 16 anos de idade que ela fez uma proposta ousada. Em síntese, Camila propôs um aumento de 30% das vendas no mês. Contudo, em troca ela queria participar do negócio. Para atingir a sua meta, ela passou a vender café gelado aos clientes, o que era inovador na época.

Ela não atingiu a meta. Isso porque, o aumento foi de 28% nas vendas e não 30% como ela queria. Entretanto, mesmo sem ter atingido a meta, a sua mãe percebeu a sua capacidade de execução. Dessa forma, como recompensa, Camila recebeu uma parte da empresa. Ao se envolver ativamente com a empresa, Camila se apaixonou pelo empreendedorismo. 

Camila Farani

Ao mesmo tempo em que se dedicava à empresa, Camila estudou direito na Universidade Cândido Mendes. Ela concluiu o curso em 2004. Posteriormente, ela fez um mestrado em administração de empresas na PUC-RJ. Ela fez ainda especialização em empreendedorismo na Babson College. Ela também fez inovação de startups na Universidade de Stanford.

Por fim, ela estudou ainda estratégia de inovação no Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT). Camila também participou de vários cursos e seminários sobre liderança feminina. Além disso, ela é professora de pós-graduação nas áreas de inovação e empreendedorismo na Faculdade Getúlio Vargas (FGV).

Carreira de Camila Farani

Na primeira década dos anos 2000, Camila Farani ajudou no crescimento da Tabaco Café. Quando Camila tinha 25 anos, a empresa tinha 4 lojas e ela decidiu expandir o negócio por meio de franquias pelo Brasil. Em 2006, quando o negócio não ia muito bem, ela aprendeu a ser resiliente.

Além disso, ela descobriu a importância de ouvir o que o cliente tem a dizer e construir um negócio com base nisso. Camila também fez parte da criação da Farani Fresh Food, Grupo Boxx e Innovaty. Ele também trabalhou na Mundo Verde, na parte financeira e contábil.

No entanto, Camila Farani ficou conhecida em todo o Brasil foi como investidora-anjo. Em resumo, ela passou a gostar de investimentos quando apresentou um pitch de um e-commerce de beleza para uma sala com 18 pessoas de negócios. Desde então, ela notou que sua paixão era investir em novas empresas, sobretudo em startups.

Camila Farani

Sendo assim, em 2010, Camila passou a procurar novas ideias de negócios para investir. Dessa forma, no mesmo ano ela passou a ser membro da Gávea Angels. Sendo que ela presidiu a empresa entre 2016 e 2018. Como Camila Farani sempre incentivou o empreendedorismo feminino, ela foi cofundadora do grupo Mulheres Investidoras Anjo (MIA), em 2014.

Ela é a única mulher bicampeã do Melhor Investidor-Anjo do ano na Startup Awards, nos anos de 2016 e 2018. Em 2017 ela cofundou a G2 Capital, uma empresa focada em encontrar ideias no mercado. Enfim, em sua carreira, Camila Farani investiu em mais de 30 empresas. 

Shark Tank Brasil

O Shark Tank Brasil estreou no Brasil em 2016. Ele é a versão brasileira de um reality show norte-americano. O reality é focado nos tubarões e nos empreendedores. Em síntese os tubarões são os investidores-anjo que irão avaliar os negócios. Já os empreendedores são as pessoas que querem captar recursos.

Ou seja, eles apresentam a ideia e os dados do seu negócio e esperam que um dos tubarões gostem e queiram investir. Dentre os tubarões, está Camila Farani. Sendo assim, o seu papel no reality é avaliar os negócios e optar por investir ou não neles. Algumas empresas que Camila tem participação são:

Eleven Financial Research: A empresa presta serviços para empresas ligadas ao mercado financeiro.

Thinc: Empresa voltada para a gestão de transporte. Em resumo, ela oferece um sistema para o controle de frotas e roteirização de serviços.

Syos Easy: Oferece soluções para empresas de alimentos, bebidas e redes varejistas.

NutreBem: É uma startup que oferece uma conta de pagamentos para ser usada em cantina escolar, onde os pais fazem um acompanhamento nutricional.

Prêmios e frases de Camila Farani

Com uma carreira de sucesso, Camila recebeu vários prêmios. Dentre eles:

  • Jovem Empresária Barão de Mauá – ACRJ (2013).
  • Prêmio Revista Claudia Mulher de Negócios (2014).
  • Ela Faz História (2016).
  • Startup Awards: Campeã em 2016 e 2018.
  • 5º Maior Voz – Linkedin Top Voices Brasil.
  • Mulheres Inspiradoras – WEDO 2017.
  • Embaixadora Facebook;

Algumas frases de Camila Farani são:

Só cresce na vida quem sabe descer tantas vezes o quanto forem necessárias.

Onde você me vir parada – aeroporto, por exemplo – pode ter certeza que estarei lendo.

O empreendedor precisa primeiro gerar valor para os outros antes de colher frutos para si.

O caminho mais curto entre dois pontos se chama execução.

Vida pessoal

Camila Farani é bem reservada em relação a sua vida pessoal. Sendo assim, nas redes sociais ela fala mais sobre empreendedorismo. Ou seja, ela prefere preservar sua vida pessoal e dar mais destaque à sua carreira. Por exemplo, no Instagram ela fala sobre negócios e mentalidade.

Camila Farani

Ela também nunca falou o valor da sua fortuna. Mas, como ela tem participação em dezenas de negócios, ela certamente possui um patrimônio milionário. Contudo, mesmo não divulgando detalhes sobre sua vida pessoal, é possível notar que Camila Farani é uma pessoa que gosta de ler e de estudar. Além disso, ela tem uma filha chamada Fátima e é mãe de 5 pets.

Enfim, agora que você conhece a biografia de Camila Farani, leia também: Lara BrennerMarcela FernandesNathalia ArcuriDuda Vieira; Cristiana Arcangeli; Luiza Helena Trajano; Pietro Krauss; e Raul Sena, o Investidor Sardinha – História, hobbies e indicações.