Alice Walton, quem é? Carreira e filantropia da mulher mais rica do mundo


Alice Walton é a mulher mais rica do mundo, com um patrimônio superior a cinquenta bilhões de dólares. Além disso, ela é também a filha de Sam Walton, o fundador da rede Walmart.

Apesar de ser a única herdeira feminina de Sam Walton, Alice preferiu não se envolver com o negócio familiar. Ao invés disso, ela escolheu trilhar o próprio caminho, primeiro no setor financeiro e, posteriormente, no mundo das artes.

Por fim, Alice Walton é também reconhecida por sua filantropia. Sendo assim, ela atua em causas sociais por meio da Walton Family Foundation e de sua própria associação, a Alice L. Walton Foundation.

Quem é Alice Walton

Alice Walton é, atualmente, a mulher mais rica do mundo, com um patrimônio estimado em cerca de US$ 54,4 bilhões.

No ano de 2019, Walton tinha perdido o posto de mulher mais rica do mundo para a francesa Françoise Bettencourt. Contudo, em 2020 ela recuperou o título. 

Alice Walton é também conhecida por ser filha de Sam Walton, o fundador do Walmart. Walton já trabalhou no setor financeiro, porém preferiu se tornar curadora de arte. Dessa maneira, ela fundou o Crystal Bridges Museum of American Art, em Bentonville, Arkansas. 

Além de fundadora do Crystal Bridges, Walton possui uma coleção pessoal que vale milhões de dólares. Por fim, ela também atua no quadro de conselheiros da Walton Family Foundation. 

Carreira

Alice Walton nasceu no dia 7 de outubro de 1949, em Newport, Arkansas nos Estados Unidos. A mulher mais rica do mundo se formou na Trinity University, no curso de economia, no ano de 1971. Depois disso, trabalhou durante um curto período no Walmart, onde realizava a compra de roupas infantis.

No entanto, a carreira de Alice Walton realmente teve início, na área de analista e gerente financeiro, na First Commerce Corporation. Além disso, ela também atuou no Arvest Bank Group, em atividades voltadas para a área de investimentos

Ainda na área financeira, Alice Walton fundou o Llama Company, em 1988, um importante marco em sua carreira. Além de fundadora do banco de investimento, Walton era presidente da instituição financeira. 

Outro destaque da carreira de Alice Walton é o que fato de que ela foi a primeira pessoa a presidir a organização econômica, Northwest Arkansas Countil.

Por fim, através do Llama Company, ela também atuou no Northwest Arkansas Regional Airport. Nesse local, sua atuação foi tão importante que um dos terminais foi batizado com seu nome. 

Inscreva-se na Pior Newsletter Possível!

Receba os melhores conteúdos (ou não) gratuitamente!

Usamos a Sendinblue como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para enviar este formulário, você reconhece que as informações fornecidas por você serão transferidas para a Sendinblue para processamento, de acordo com o termos de uso deles

Entretanto, em 1998, o Llama Company encerrou suas atividades, juntamente com Alice Walton, que decidiu mudar de área. Dessa forma, ela se tornou investidora de cavalos. 

Arte

Desde a infância Alice Walton, já se sentia atraída para o mundo das artes. Tanto é que, aos 10 anos de idade, ela comprou a sua primeira obra de arte. A obra se tratava de uma reprodução do célebre pintor Pablo Picasso, que custou apenas 2 dólares.  

A reprodução de Picasso foi só o primeiro passo para a atual coleção milionária que Walton tem. Desse modo, a coleção de Alice Walton, possui nomes famosos no ramo da arte, como Giorgia O’Keefe, Andy Warhol e Norman Rockwell.

Como expressão máxima de sua paixão pelas artes, Alice Walton fundou, em 2011, o Crystal Bridges Museum of American Art. A instituição de 50 milhões de dólares, é voltada para a arte estadunidense e aos artistas norte-americanos. Curiosamente, o museu foi criado para abrigar a sua própria coleção de arte, que é avaliada em mais de 500 milhões.

Filantropia de Alice Walton

Alice Walton é a única herdeira feminina de Sam Walton e, apesar de optar por não se envolver com a rede Walmart, ela possui ativa participação na Walton Family Foundation. A fundação, que foi criada em 1987, já doou mais de US$ 6 bilhões desde a sua criação. 

Somente em janeiro de 2016, Alice Walton doou 3.7 milhões de suas ações no Walmart, o que representava 225 milhões de dólares para a Walton Family Foundation. Posteriormente, em 2017, a fundação doou 120 milhões para a Universidade de Arkansas, para que pudessem estabelecerem uma Escola de Arte. 

Alice Walton criou também a sua própria fundação, a Alice L. Walton Foundation. Dessa forma, por meio da sua fundação, Walton faz doações voltadas para as áreas de artes, saúde e educação. 

Além das causas sociais, Alice Walton também já fez doações políticas. Desse modo, ela doou 2.6 milhões, em 2004, para o Progress for America, comitê que apoiava a reeleição George W. Bush.

Já em 2016, ela doou 353 mil dólares para o Hillary Victory Fund, que apoiava o candidatos democratas como Bill Clinton.

E aí, gostou de conhecer sobre a carreira e a filantropia da mulher mais rica do mundo? Então, aproveite também para conhecer a história da empresária brasileira Luiza Helena Trajano, quem é? História da presidente da Magazine Luiza

Fontes: Suno e Aventuras na história

Conte-nos a sua opinião...